segunda-feira, 22 de julho de 2013

P470: RELÍQUIAS FOTOGRÁFICAS DO "TAIPAS"

            José Marques Miranda, ex-soldado atirador do 3.º pelotão, sob o comando do alferes Ravasco, tem residência em São Clemente de Sande (Guimarães) e é emigrante em França, em Neuilly – Sur – Seine.

 O “Taipas” com as suas 65 primaveras, comemoradas no dia 22 de Junho de 2013.

O José Miranda reformou-se aos 65 anos de idade.
Ainda se encontra em França, tendo emigrado no longínquo ano de 1972, seis meses depois da nossa Companhia ter regressado do Ultramar.
Exerceu a função de Contramestre/Encarregado-geral na área da limpeza. Contudo, nos primeiros quatro anos em França trabalhou numa fábrica da Citroen, na Comuna de Levallois – Perret, nas proximidades de Paris.
Em 2004 teve um ligeiro acidente vascular cerebral, deixando de trabalhar por invalidez, segundo as Leis Francesas. Contudo, só se reformou precisamente no dia 22 de Junho de 2013, dia em que perfez 65 anos.

Tem um filho e três netos.
               
Um abraço do José Miranda para todos os Dulombianos.

No Carvalho Araújo
"Taipas", Dias Ferreira, Azevedo Costa “O Reguila” e o Maia da Cunha

No Carvalho Araújo
Com a bóia “Carvalho Araújo” desconhecido (será o Belmiro Moreira?), Dias Ferreira, Maia da Cunha com um remo a servir de viola , Taipas e o Azevedo Costa “O Reguila”, todos dentro de um barco salva vidas…

 Em pé: Ferreira, Anselmo Natalino, Brilha, Luís Vasco Fernandes (falecido) e o Azevedo Costa.
         Sentados: “Taipas”, Maia da Cunha e o falecido condutor Carvalho.

"Taipas", furriel Soares e Alcino Leite

                                                                Foto datada de 25-11-1970
“Taipas” o guitarrista…

                                               Anselmo Natalino, Taipas e Alfredo Lopes Ribeiro
 

De pé: Dias Ferreira, Azevedo Costa, "Taipas", Solcélio e desconhecido.
Em primeiro plano: Barbosa, Diogo, furriel Soares e Francisco Ribeiro

NOTA - O José Miranda também pode ser visualizado em fotos nos seguintes Posts: 253, 268, 269, 274, 285, 309, 353, 383 e 463.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

P469: UMA TONELADA DE LIVROS ESCOLARES




Graças à dedicação e empenho do Gil Ramos acaba de ser doada pela Câmara Municipal da Trofa, à Missão Dulombi, uma tonelada de livros e manuais escolares que serão distribuídos pelas escolas de Dulombi e Galomaro.
Esperamos que estas sementes contribuam para o desenvolvimento intelectual dos miúdos daquela região tão querida por todos nós.

domingo, 7 de julho de 2013

P468: RELÍQUIAS FOTOGRÁFICAS DO CORONEL CARLOS GOMES


Carlos Alberto Maurício Gomes, ex-capitão e Comandante da nossa Companhia, tem residência em Lisboa e na Ericeira.
Coronel Carlos Gomes
Foto de 2008

Carlos Alberto M. Gomes nasceu no dia 30 de Abril de 1942.
No biénio 1966/1968 foi destacado para Moçambique, como Alferes e depois promovido a Tenente, tendo sido Comandante de Pelotão e Adjunto do Comandante da 7ª Companhia de Comandos e, mais tarde, Companhia de Caçadores de Quelimane – capital e a maior cidade da província da Zambézia, em Moçambique. Está localizada no rio dos Bons Sinais, a cerca de 20 km do Oceano Índico; por essa razão, a cidade conta com um porto, que é uma das suas principais actividades económicas, centro de uma importante indústria pesqueira.
No biénio 1970/72 integrou o Batalhão de Caçadores 2912, tendo sido o nosso Comandante de Companhia.
Em 1974 seguiu para Angola, onde permaneceu até ao dia 4 de Outubro de 1975, tendo ocupado o cargo de Oficial de Operações de Batalhão nas localidades de Vila Gago Coutinho (agora denominada Lumbala Nguimbo), Luso (agora denominada Luena ou Lwena) e Luanda, ainda com a patente de Capitão.
Regressou ao Continente no dia 5 de Outubro de 1975, pouco antes da Independência de Angola (10 de Novembro de 1975).
Foi promovido a Major em 1981.
Foi promovido a Tenente-Coronel em 1989.
Foi promovido a Coronel em 1997.
Quando completou 65 anos de idade, passou à reforma.

 Guiné, Dulombi, 1970
                                                              


                                              Carlos Gomes e a história do bigode

No dia 10 de Agosto de 1970, estava o nosso Capitão a fazer a barba debaixo da frondosa e gigantesca árvore situada na parte central da aldeia de Dulombi e junto ao seu abrigo. O espelho necessário para esta “operação” de higiene pessoal, estava pendurado no tronco da respectiva árvore, e os restantes objectos guardados em cima de um caixote de munições. Era assim a vida em Dulombi.
Quando só faltava, ao nosso capitão, desfazer o bigode, eis que se ouve um enorme rebentamento…e logo o Comandante Carlos Gomes procurou saber o que se passava. E, assim, o bigode, de alguns dias, ficou por fazer.
Seguiu-se a azáfama do acontecimento. Logo se soube que, em Jifim, a nossa coluna de reconhecimento tinha sido vítima de uma mina A/C, tendo falecido o 1.º Cabo Carrasqueira e mais quatro milícias. Conta o capitão que, foi uma grande preocupação arranjar os caixões necessários para a tragédia. Teve que seguir até Bafatá, de coluna ou de helicóptero – já não se lembra – e aí, depois de uma busca incessante, lá conseguiu encontrar os caixões necessários.
E assim se passaram três dias.
Quando voltou a fazer a barba, e como o bigode já estava a sobressair, deixou-o ficar…até hoje!

Durante a Comissão, o Capitão Carlos Gomes não coleccionou fotos do tempo de Dulombi. Em determinada altura, já em Portugal, contactou o nosso fotógrafo Estanqueiro para lhe facultar fotos suas, de Dulombi. Infelizmente, o Estanqueiro, destruiu os milhares de negativos que tinha da história fotográfica de Dulombi.
Um dos objectivos do tema “Relíquias Fotográficas” é, assim, a recuperação desse importante espólio ou acervo fotográfico.

Como tal, apresentamos três fotos do nosso Capitão, como lembrança dos tempos de Dulombi e já apresentadas anteriormente. Será como uma homenagem bem merecida ao agora Coronel Carlos Gomes.



  O último Derby

Morte da vaca…
                                              
O nosso Capitão numa coluna militar, na picada Dulombi – Galomaro.
Na condução, o Faria, e o Vitor mecânico em prevenção para eventual avaria mecânica

Fernando Fernandes, Fernando Silva, José Prata, Brilha, Capitão Carlos Gomes, Cruz, Vaz Pereira, André Correia e Alcino Sousa
 
 Moniz e Coronel Carlos Gomes no último convívio em Folgosinho (2013)

 NOTA - O Coronel Carlos Gomes também pode ser visualizado em fotos nos seguintes Posts: 188, 192, 249, 257, 262, 287, 288, 302, 312, 337, 384, 396, 400, 404, 420, 445, 448 e 464.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

P467: EM JULHO FAZEM ANOS

2 - Francisco Teixeira Pinto










4 - Fernando Rodrigues









7 - Alfredo Lopes Ribeiro









12 - José Porfírio Gaspar









14 - Miguel Carvalho Teixeira










25 - Arão de Freitas Simões









28 - Leandro Gonçalves