7 - Virgílio Serralha Pires
Esta página destina-se a relatar os principais factos que contribuiram para a História da 2700. Contribui tu, também, com o teu testemunho, qualquer tipo de documento ou fotografia que gostasses de ver publicado. Envia para fernandobarata@hotmail.com
7 - Virgílio Serralha Pires
Que melhor oportunidade para desejar a todos os elementos da nossa Companhia e seus familiares um FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO,
Mais um honroso terceiro lugar obtido pelo Carlos Moniz no Torneio Fundadores/Bayer Cropscience.
Para além do prémio correspondente ao lugar alcançado, foi, também, mimoseado com um lindo pullover de malha!!!
ESTEJAM ATENTOS.
Decreto-Lei n.º 61/2024 de 30 de setembro
O Programa do XXIV Governo Constitucional definiu como um dos seus objetivos dignificar e respeitar os antigos combatentes e a sua memória, avaliando a natureza e o aumento dos apoios que lhes são concedidos. Na linha da dignificação e respeito dos antigos combatentes e da sua memória, e após avaliação da natureza dos apoios, entendeu-se que os antigos combatentes devem ter benefícios adicionais de saúde, nomeadamente, pela comparticipação de medicamentos. Pelo exposto, adita-se ao Estatuto do Antigo Combatente, aprovado em anexo à Lei n.º 46/2020, de 20 de agosto, um apoio aos pensionistas de 50 % da parcela não comparticipada dos medicamentos pelo Serviço Nacional de Saúde a 1 de janeiro de 2025 e 100 % a partir de 1 de janeiro de 2026.
O XXXII Encontro da nossa Companhia já tem data e local para comemoração. Será no dia 25 de Abril de 2025 e terá lugar na Quinta da Fonte, localizada em Igreja a Nova, Mafra.
Para alguns será um pouco distante mas a avaliar pelas fotos valerá a pena.
Ora vejam: https://quintadafonteeventos.pt/o-espaco/#salaamoreiras
Brevemente receberão notícias pormenorizadas.
NOVEMBRO 2024
1 - Nuno Gonçalves Martins, ex-soldado atirador do 4.º pelotão e com o n.º 142 da lista dos combatentes, reside em Gondomil, Valença, distrito de Viana do Castelo.
Aniversário: em 3 de novembro de 2024 perfez 76 primaveras.
Dei-lhe os parabéns, pelo telefone. Encontra-se relativamente bem de saúde.
Na sua história clínica consta que em 2006 foi operado ao joelho esquerdo. E em 2016 colocou uma prótese no joelho direito.
Na sua história clínica consta, também, que no dia 4 de março de 2022, foi operado ao coração, com incisão do osso esterno.
Agora, como o joelho direito piorou, espera ser operado em janeiro de 2025 para colocar uma prótese no joelho referido, já que na 1.ª operação, segundo diz o Nuno, meteram-lhe umas “cunhas”, e que não estão a dar resultado.
A 2700 deseja-lhe que tudo corra pelo melhor.
2 - Luís de Carvalho, ex-soldado atirador do 1.º pelotão e com o n.º 123 da lista dos combatentes, reside em Yzeure, França.
Aniversário: em 5 de novembro de 2024 perfez 76 primaveras.
Dei-lhe os parabéns, pelo telefone. Encontra-se bem de saúde.
Como o Luís está reformado e tem um terreno de cultivo com cerca de 450 m2, vai produzindo produtos hortícolas, frutas, vinho, etc., para a família.
3 - Teodoro da Cruz Abreu, ex-soldado atirador do 2.º pelotão e com o n.º 148 da lista dos combatentes, reside em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto.
Aniversário: em 10 de novembro de 2024 perfez 76 primaveras.
Dei-lhe os parabéns, pelo telefone. Encontra-se bem de saúde.
4 - José Maia da Cunha, ex-soldado atirador do 3.º pelotão e com o n.º 110 da lista dos combatentes, reside em S. Pedro da Cova, distrito do Porto.
Aniversário: em 11 de novembro de 2024 perfez 76 primaveras.
Dei-lhe os parabéns, pelo telefone. Encontra-se relativamente bem de saúde.
5 - José Marinho Gomes da Silva, ex-soldado condutor auto e com o n.º 115 da lista dos combatentes, reside em Barcelinhos, distrito de Braga.
Aniversário: em 12 de novembro de 2024 perfez 76 primaveras.
Dei-lhe os parabéns, pelo telefone. Encontra-se bem de saúde.
6 - Custódio Cardoso Presa, ex-soldado atirador do 2.º pelotão e com o n.º 54 da lista dos combatentes, reside em Grande Synthe, França.
Aniversário: em 15 de novembro de 2024 perfez 76 primaveras.
Dei-lhe os parabéns, pelo telefone. Encontra-se bem de saúde.
7 - António Fernando Magalhães, ex-soldado atirador do 1.º pelotão e com o n.º 176 da lista dos combatentes, reside em Penafiel, distrito do Porto.
Aniversário: em 15 de novembro de 2024 perfez 76 primaveras.
Dei-lhe os parabéns, pelo telefone. Encontra-se bem de saúde.
8 - António Joaquim Rodrigues Torres, ex-soldado atirador do 2.º pelotão e com o n.º 30 da lista dos combatentes, reside em Saint-Nicolas, Bélgica.
Aniversário: em 17 de novembro de 2024 perfez 76 primaveras.
Como não consegui o contacto direto, telefonei para um familiar que me disse que o António continua relativamente bem de saúde.
9 - António Fernando da Silva, ex-soldado atirador, sem pelotão definido e com o n.º 180 da lista dos combatentes, reside na Praia do Almoxarife, Faial, Açores.
Aniversário: em 19 de novembro de 2024 perfez 75 primaveras.
Dei-lhe os parabéns, pelo telefone.
Em agosto sentiu-se mal quando conduzia. Ainda assim, foi até à sua residência, pois esta estava apenas a 1.500 metros. Tendo ido ao médico de urgência, este diagnosticou-lhe problemas nos pulmões. Posteriormente, foi enviado para o Hospital Egas Moniz, Lisboa, para continuar com os exames. Nos exames realizados neste Hospital, foi-lhe diagnosticado um nódulo maligno no pulmão.
Continua em exames para saber a extensão do problema. Desejamos-lhe as melhoras.
10 - Ricardo Pereira Lemos, ex-furriel mecânico auto e com o n.º 144 da lista dos combatentes, reside em Matosinhos, distrito do Porto.
Em 24 de novembro de 2024, perfez 77 primaveras.
A saúde tem andado bem.
11 - Domingos Manuel Pires, ex-1.º cabo pertencente ao Batalhão de Engenharia 447, com a especialidade de carpinteiro e com o n.º 57 da lista dos combatentes, reside em Sendim, Miranda do Douro, distrito de Bragança.
Aniversário: em 28 de novembro de 2024 perfez 75 primaveras.
Dei-lhe os parabéns, pelo telefone. Encontra-se bem de saúde.