quinta-feira, 6 de agosto de 2020

P788: NOTAS ESPARSAS II

CURIOSIDADE

Certo dia deste mês o meu telemóvel tocou. No visor apareceu o nome de Luís da Cunha Pereira. Ouvi barulhos, tentei falar, mas não obtive resposta do outro lado. Ao fim de 30 minutos desliguei a chamada, depois de várias tentativas de chegar à conversa com o Luís. No dia 14 de julho tentei ligar ao Luís e, como sempre, uma voz feminina me disse: “não tem voice mailbox activo”.                                                Conclusão: inadvertidamente, fez uma chamada para mim, o telefone está activo, mas não atende chamadas.

 

FALECIMENTO DO COSTA

 O Sr. Jorge, cunhado do nosso camarada Costa, falecido no dia 17 de julho de 2020, me telefonou pelas 18H00 desse dia, dando-me a seguinte triste notícia: “Lemos, o Costa faleceu às 17H30 desta sexta-feira”. Quero aqui deixar os meus agradecimentos ao Sr. Jorge, tendo assim a oportunidade de noticiar a nossa Companhia do infausto acontecimento, e possibilitando a oportunidade, de quem estivesse interessado, acompanhar o Costa à sua derradeira morada e se despedir do grande combatente da 2700.


                                                               Joaquim Neiva Sampaio

No mês passado escrevi: «O Joaquim vive nas Antas, Esposende.

No dia do seu aniversário – 6 de junho de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns.

Durante alguns dias não consegui atendimento, nem para casa, nem para a filha Joana.

Certo dia, o telefone fixo foi atendido por um neto (a), que me disse que ia chamar o avô. Mas, a chamada caíu. Não voltei a telefonar.»

Este mês voltei a telefonar e logo me atendeu a sua filha Joana que, simpaticamente, me informou que o pai está bem de saúde, assim como a sua mãe, D. Maria Almeida.

 

 

António da Silva Soares

O mês passado o Soares andava nos médicos, pois o seu sistema muscular não estava bem, segundo as palavras do Soares. Tínhamos combinado falar este mês sobre o seu estado de saúde.

Um dos exames feitos pelo Soares acusou glomerulopatia, que é o nome que se dá ao grupo de doenças que acometem os glomérulos, uma estrutura microscópica existente nos rins, que é responsável pela filtração do sangue e produção de urina.

Existem vários tipos de glomerulopatias.

O Soares fez biopsia aos rins, e está à espera dos resultados.

Um dos exames à urina acusou valores muitíssimos altos de proteínas, logo os rins não estavam a funcionar bem.

Segue consultas com um médico nefrologista. (Nefrologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, em especial o rim).

P787: ALÔ, DAQUI FALA O LEMOS

JULHO 2020 

 

1 - Francisco Teixeira Pinto, nº 74 da lista dos combatentes.

Vive em Amarante.

No dia do seu aniversário – 2 de julho de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde. A sua esposa, D. Maria José, cuja doença denominada Machado Joseph a colocou numa cadeira de rodas acerca de quatro anos, continua estável.

O Francisco participa no Grupo Coral da Universidade Sénior de Amarante…mas nunca chegou a Doutor, pois reprova todos os anos, ah, ah, ah. Devido à Covid 19, o Grupo Coral está em pausa há mais de três meses.

No próximo convívio terá que vir demonstrar as suas habilidades no cavaquinho e na viola/guitarra clássica, já que o Francisco começou relativamente há pouco tempo a aprender mais este instrumento de cordas.

 

2 - Fernando Alves Rodrigues, nº 63 da lista dos combatentes.

Vive em Guimarães.

No dia do seu aniversário – 4 de julho de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras.

O Rodrigues foi operado no dia 6 deste mês. Teve um problema de circulação no dedo grande do pé direito. Ficou completamente “preto”, e teve que o cortar. Não sabe bem como tudo aconteceu, ou foi gangrena – falta de irrigação sanguínea, ou foi culpa da médica  e da enfermeira que o estavam a tratar, como o Rodrigues insinuou. Mas o dedo teve que ser cortado.

A operação correu muito bem. Esteve 3 dias no Hospital.

Sua esposa D. Fernanda, está bem de saúde.

 

3 - Alfredo Lopes Ribeiro, nº 14 da lista dos combatentes.

Vive em Riba de Ave.

No dia do seu aniversário – 7 de julho de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está relativamente bem de saúde, assim como a sua esposa D. Goreti.

O Alfredo Ribeiro contraiu a doença denominada HERPES ZOSTER correntemente denominada ZONA, que vários combatentes da 2700 também já a tiveram, e que é provocada pelo vírus da varicela zóster. Este vírus pode estar dormente desde criança, alojado nas células nervosas e reactivar numa idade posterior. No caso do Alfredo, esta erupção afectou-lhe o olho direito – casos mais raros – e provocou-lhe grande perda de visão, nesse olho. Continua em tratamento com Gabapentina, 300mg, medicamento usado para dor neuropática.

O Alfredo continua em consultas de rotina no IPO do Porto, visto que foi operado ao intestino, e recebeu tratamento de quimioterapia durante 2 meses. Não sabe explicar o que teve ou tem.

Actualizei a lista de Combatentes da 2700, acrescentando o número de telemóvel da sua esposa Goreti.

Desejamos ao Alfredo a continuação das melhoras de todas estas contrariedades.

 

4 - Miguel Carvalho Teixeira, nº 141 da lista dos combatentes.

Tem residência em Amarante

No dia do seu aniversário – 14 de julho de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa D. Adelaide.

 

5 - Arão de Freitas Simões, nº 1 da lista dos combatentes.

Vive em Braga.

No dia do seu aniversário – 25 de julho de 2020 – lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns dos seus 85 anos. Encontra-se bem de saúde, assim como a sua esposa D. Emília.

O Arão foi de uma simpatia extraordinária, ao telefone. Ficou assente uma visita ao Arão no dia 9 de Agosto, na sua residência. Tem muitas fotos para me mostrar. Depois faço uma reportagem para o nosso Blog.

 

6 - Leandro José Rosado Gonçalves, nº 120 da lista dos combatentes.

Tem residência em Ponte de Sor.

No dia do seu aniversário – 28 de julho de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Arlete.