07 - José Barbosa
11 - Helder Panóias
14 - José Augusto Sousa
16 - Serafim Vieira
22 - José Carneiro Azevedo
25 - Anselmo Natalino Ferreira
28 - João Marinho
28 - José Maria Prata
30 - Alcino Leite
Esta página destina-se a relatar os principais factos que contribuiram para a História da 2700. Contribui tu, também, com o teu testemunho, qualquer tipo de documento ou fotografia que gostasses de ver publicado. Envia para fernandobarata@hotmail.com
07 - José Barbosa
NOVEMBRO 2020
1 - Nuno Gonçalves Martins, nº 142 da lista dos combatentes.
Vive em Gondomil, Valença.
No dia do seu aniversário – 3 de novembro de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Armanda.
As operações que fez aos joelhos há cerca de 4 anos, e nomeadamente a colocação de uma prótese num deles, está correndo muito bem…está como novo!
2 - Luís de Carvalho, nº 123 da lista dos combatentes.
Vive em Yzeure, França.
No dia do seu aniversário – 5 de novembro de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como sua a esposa, D. Maria Amélia.
O Luís, há cerca de 16 anos, colocou uma prótese no seu joelho direito. No dia 22 de outubro de 2020 foi a vez de colocar uma prótese no joelho esquerdo, cuja operação correu muito bem. Está ainda na fase de recuperação.
Como o Luís está reformado e tem um terreno de cultivo com cerca de 450 m2, vai produzindo produtos hortícolas, frutas, vinho, etc., para a família. Agora, está em “standby”!.
O Luís tem um filho e uma filha enfermeiros, e nesta pandemia, o trabalho é muito. Por agora, e felizmente, o Covid 19 não “chegou” à família.
3 -Teodoro da Cruz Abreu, nº 148 da lista dos combatentes.
Vive em Vila Nova de Gaia.
No dia do seu aniversário – 10 de novembro de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Helena.
4 - José Maia da Cunha, nº 110 da lista dos combatentes.
Tem residência em S. Pedro da Cova.
No dia do seu aniversário – 11 de novembro de 2020 – lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa D. Rosa.
O Maia da Cunha também faz anos duas vezes. O seu cartão de cidadão tem o registo no dia 18 de novembro, como data de nascimento. Mas, o Maia, realmente, nasceu a 11.
5 - José Marinho Gomes da Silva, nº 115 da lista dos combatentes.
Tem residência em Barcelinhos.
No dia do seu aniversário – 12 de novembro de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde. Estado civil: viúvo.
Em Dulombi, tinha a alcunha de “Professor”.
6 - Custódio Cardoso Presa, nº 54 da lista dos combatentes.
Tem residência em Grande Synthe, França.
No dia do seu aniversário – 15 de novembro de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Celeste.
7 - António Fernando Magalhães, nº 176 da lista dos combatentes.
Tem residência em Penafiel.
No dia do seu aniversário – 15 de novembro de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Maria de Fátima.
8 - António Joaquim Rodrigues Torres, nº 30 da lista dos combatentes.
Tem residência em Saint-Nicolas, Bélgica.
No dia do seu aniversário – 17 de novembro de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras.
Vive na Bélgica com a sua esposa Cristiane.
O António Torres está a sofrer as consequências do desastre da mina, que sofreu na Guiné. A parte que foi afetada, diz ele, está f*…
Agora só anda com a ajuda de canadianas e, quando sai à rua, é difícil caminhar.
O Torres disse-me que não há solução.
A sua mãe Maria Rodrigues continua a viver na sua residência, em Arcos de Valdevez, e já vai nas 93 primaveras.
9 - António Fernando da Silva, nº 180 da lista dos combatentes.
Tem residência na Praia do Almoxarife, Faial, Açores.
No dia do seu aniversário – 19 de novembro de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 71 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Fátima.
10 - Ricardo Pereira Lemos, nº 144 da lista dos combatentes.
Tem residência em Matosinhos.
No dia do seu aniversário – 24 de novembro de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns pelas suas 73 primaveras. Pois, telefonei a mim próprio!...
Aqui o Lemos, presentemente encontra-se de boa saúde…penso eu…na companhia de sua esposa Maria de Lourdes.
11 - Domingos Manuel Pires, nº 57 da lista dos combatentes.
Tem residência em Sendim, Miranda do Douro.
No dia do seu aniversário – 28 de novembro de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 71 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Cândida.
O nosso companheiro Luís Santos Silva, de Vinhais, vai amanhã (8 de Novembro) actuar no programa da SIC, DOMINGÃO, com início às 15H00.
Estejam atentos, ele vai surpreender-nos.
Quem tiver flashback no seu televisor poderá rever a sua prestação passadas mais ou menos 2 horas de emissão, 3h20 (aqui sauda a 2700) e 4h20.
OUTUBRO 2020
1 - Cândido Augusto Vila Franca, nº 42 da lista dos combatentes.
Vive em Lamas, Macedo de Cavaleiros.
No dia do seu aniversário – 1 de outubro de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde.
Como lavrador das terras de Macedo, vai começar as vindimas neste mês de outubro.
Este ano (talvez) não poderei comprar vinho ao Vila Franca devido à Covid-19. Esperemos o futuro.
2 - Augusto Pereira Rosa, nº 38 da lista dos combatentes.
Vive em Faro.
No dia do seu aniversário – 5 de outubro de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, contudo, não consegui a ligação. O Ventura diz que o Rosa não mora propriamente em Faro, mas sim no campo. Onde? Com certeza nos arredores da cidade. Sendo assim, é difícil contactá-lo.
Nada sei sobre o Rosa;não atende o telefone, contudo,deixei mensagem de parabéns.
3 - Manuel Carlos Candeias Ravasco, nº 127 da lista dos combatentes.
Vive em Lisboa
No dia do seu aniversário – 5 de outubro de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns pelas suas 73 primaveras.Está bem de saúde, assim como a sua esposa, Dra. Cármen.
4 - José Manuel Alves da Cruz, nº 111 da lista dos combatentes.
Tem residência em Paredes de Coura.
No dia do seu aniversário – 9 de outubro de 2020 – lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns pelas suas 72 primaveras. Está razoavelmente bem de saúde, assim como a sua esposa D. Conceição.
Em 2019, fazendo exames, retirou 5 pólipos benignos. Este ano, no dia 2 de setembro, retirou mais 7 pólipos benignos. O José Cruz preocupa-se com a sua saúde e faz exames de rotina regularmente.
Foi emigrante em França e, aos 49 anos, colocou uma prótese de anca, direita. Também tinha problemas de coluna. A “Securité Social France”, a partir dos 49 anos, lhe deu “baixa” até aos 60 anos. Aos 60 anos reformou-se.
5 - Adriano Pinho da Silva, nº 5 da lista dos combatentes.
Temresidência em Arouca.
Era conhecido, em Dulombi, pela alcunha de “Arouca”.
No dia do seu aniversário – 9 de outubro de 2020–lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa D. Natália.
6 - Francisco Tomás da Silva Ribeiro, nº 75 da lista dos combatentes.
Tem residência em Lousada.
No dia do seu aniversário – 10 de outubrode 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Aida.
Também lhe dei os parabéns pelo facebook.
7 - Abílio Pontes, nº 2 da lista dos combatentes.
Tem residência em Alhões, Cinfães.
No dia do seu aniversário – 13 de outubro de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Fernanda.
O Abílio foi submetido a uma prostatectomia total há muitos anos. Colocou uma prótese de anca em 2016. Como não bastasse, em 2017 partiu um pé. Mas agora, depois destes problemas todos, continua nas suas lides de agricultor.
8 - Armindo José de Sousa, nº 36 da lista dos combatentes.
Tem residência em Mesão Frio, Guimarães.
No dia do seu aniversário – 17 de outubro de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 70 primaveras.Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Helena.
Como o Armindo foi para a Guiné em Rendição Individual, depois de a nossa Companhia terminar a Comissão, ficou em Bissau, na messe de sargentos, mais 9 meses. É por isso que é mais novo do que a maioria dos elementos da Companhia 2700.
9 - Luís Gonçalves Alves, nº 175 da lista dos combatentes.
Tem residência em Rossas, Vieira do Minho.
No dia do seu aniversário – 19 de outubro de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está relativamente bem de saúde assim como a sua esposa, D. Eva.
Em sequência ao que foi dito o ano passado sobre o estado de saúde do Luís, o problema estacionou (um pequeno tumor no cérebro) e tem andado bem.
10 - Manuel Guerreiro Ventura, nº 131 da lista dos combatentes.
Tem residência em Portimão.
No dia do seu aniversário – 27 de outubro de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. M. Eugénia.
O Ventura faz anos 2 vezes! Nasceu realmente no dia 27 de outubro, mas só foi registado no dia 4 do novembro, como menciona o seu Cartão de Cidadão. Se no facebook aparecer a data de 4 novembro está tudo certo…o Ventura faz anos 2 vezes.
11 - Cândido Manuel Nunes, nº 43 da lista dos combatentes.
Tem residência em Trancoso.
No dia do seu aniversário – 28 de outubro de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde.A sua esposa, D. Maria Pereira é que tem andado com problemas de diabetes, tendo consultas marcadas em Lisboa.
O Cândido previaterminar a sua carreira de empresário esteano, mas, vai continuar mais um ano, mesmo provocando-lhe um estado de ansiedade e pressão emocional devido aos muitos afazeres que o sobrecarregam de trabalho, segundo me informou na cordial conversa que tivemos.
O Cândido é um grande empresário, muito bem sucedido na vida.
12 - José Maria Terraço, nº 114 da lista dos combatentes.
Tem residência em Évora.
No dia do seu aniversário – 28 de outubro de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Joaquina.
O Terraço continua com a ocupação de criar ovelhas e borregos. Nesta altura tem 15 ovelhas e vários borregos. Com certeza que também tem carneiros, que é o macho da ovelha, sendo os borregos os filhotes do casal ovelha/carneiro, assim chamados quando têm até um ano de idade.
As coisas que eu sei!!!
13 - Manuel Maria Brunheta, nº 135 da lista dos combatentes.
Tem residência em Lisboa.
No dia do seu aniversário – 29 de outubro de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Luvodina.
14 - Adelino Domingos Leitão da Silva, nº 3 da lista dos combatentes.
Tem residência em Ovar.
No dia do seu aniversário – 30 de outubro de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras.
Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Rosa Silva.
Como sempre, é a sua esposa que atende, pois, o Adelino afastou-se de todos os elementos da Companhia 2700 e vive um pouco isolado de todos os que o rodeiam.
15 - Serafim António da Silva, nº 184 da lista dos combatentes.
Tem residência em Lagoa.
No dia do seu aniversário – 30 de outubro de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Esmeraldina.
O Serafim Silva apenas teve uma passagem breve por Dulombi, em funções relativas ao reordenamento da tabanca de Dulombi, nomeadamente no transporte de materiais de construção, sob a supervisão do Furriel Maurício.
2020
2 de Novembro
Dia dos Finados
Honremos a memória dos nossos estimados camaradas e amigos no Dia dos Fiéis defuntos.
Todos acorremos aos campos santos (cemitérios) para oferecer aos mortos as nossas homenagens: flores, coroas, velas, preces, lágrimas... e sobretudo, saudades! Na nossa mente, entretanto, fica na lembrança as recordações e as vivências de tempos passados, principalmente desde a partida de Lisboa até aos dias de hoje
.
Recordemos os amigos que já faleceram:
1970-2020
António Carrasqueira (1970)
António Vasconcelos Guimarães (1971)
José Augusto Dias de Sousa (1971)
José Guedes Monteiro (1971)
Rogério António Soares (1971)
Luís Vasco Fernandes (1971)
Adriano Francisco (1972)
Joaquim Azevedo Costa (1973)
Casimiro dos Santos Canelhas (1976)
José Tavares da Silva
Manuel Fernando da Rocha Brito
Virgílio Luís Pereira Brilha (1991)
Delmar M. Sobreira (1995)
José Maria Cardoso da Silva (1995)
José Rocha Carvalho
Domingos Ferreira (1999)
José Avelino Rodrigues Teixeira (2002)
Manuel Maria Cardoso Maricato (2004)
António José da Silva (2006)
Alberto Jorge Seixas Pereira (2006)
José Dias Ferreira (2006)
José Joaquim dos Santos
Alfredo Azevedo (2007)
Vítor Manuel M. Rodrigues (2009)
José Luís da Silva Navalha
Jerónimo Teixeira (2010)
João dos Santos H. Veras (2010)
José da Silva Ribeiro (2012)
Carlos Manuel da Silva Tavares Correia (2014)
David Coelho Jorge (2015)
Hélder Fernandes Balça (2015)
José Porfírio Gaspar (2017)
Adriano Martins Ferreira (2017)
Fernando da Costa Ramos (2017)
João Fonseca Costa (2017)
Elias dos Santos Rodrigues (2018)
Manuel Gonçalves da Costa (2019)
Luís Correia Batista Maria (2019)
Fernandino da Silva Almeida (2020)
José Manuel Rocha da Costa (2020)
Abílio José Dias Fernandes Saraiva (2020)
ACENDEMOS UMA VELA
PAZ ÀS SUAS ALMAS