terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

P1.048: QUADRO CLÍNICO DE ALGUNS ELEMENTOS DA NOSSA COMPANHIA (RICARDO LEMOS)

COMBATENTES DA 2700 A RECUPERAR DE PROBLEMAS DE SAÚDE:

 

António da Silva Soares, continua a fazer tratamento oncológico e as últimas análises foram muitos favoráveis. Falei com o Soares, hoje, dia 29 de janeiro, e fiquei deveras com a sensação que está muito animado. Problemas da glândula prostática. O apoio da 2700 é importante na sua recuperação total.

 

Euclides Ferreira da Silva, encontra-se internado no IPO do Porto, desde dezembro de 2025. Sofreu uma amputação digital metatarsofalângica do 1.º pododáctilo esquerdo – em termos mais simples, o Euclides amputou o dedo polegar esquerdo, devido a um cancro de pele. Sofreu, nessa operação, um hematoma epidural espinal, causando interrupção de sinais nervosos e, consequentemente, paralisia temporária dos membros. A recuperação tem sido lenta, mas progressiva, apenas o pé do lado esquerdo continua com “pouca força”.

 

João da Costa Marinho: Foi submetido a uma operação à coluna no dia 23 de dezembro de 2025, no Hospital de Braga. Teve alta no dia 24 de dezembro para passar o Natal em casa. Foi submetido a uma anestesia geral.

No dia 29 de dezembro voltou ao Hospital referido para fazer o curativo. A enfermeira vendo o seu estado, contactou o médico especialista e logo foi encaminhado para nova operação à coluna e também com anestesia geral. Durante o tempo que esteve hospitalizado também fez uma intervenção cirúrgica ao joelho com nova anestesia geral.

Hoje, dia 29 de janeiro, o João telefona-me dizendo que está novamente no Hospital de Braga, tendo sido submetido a nova operação à coluna, também com anestesia geral.

Tive autorização para comunicar à Companhia 2700 todo este imbróglio de operações cirúrgicas sucessivas. É importante o apoio da 2700 ao João. O Marinho (prof.) disse-me que o vai visitar.

 

José Carneiro Azevedo, está no Hospital de S. João, no Porto. Foi internado, em dezembro de 2025, devido a complicações respiratórias e psiquiátricas.

Anteriormente encontrava-se na Casa de Repouso D. Maria Silva, em Alfena – Valongo. Telefonei hoje, dia 29 de janeiro de 2026, para as informações do Hospital de S. João do Porto e obtive a confirmação de internamento no referido Hospital.

O hospital de S. João me informou que o José Carneiro proibiu qualquer visita pessoal no hospital.

 

Manuel da Silva Azevedo: há 5 anos foi internado no IPO do Porto para resolver um problema grave intestinal (colectomia parcial). Foi operado com êxito, e encontra-se perfeitamente curado com o processo de anastomose realizada.

Mas, no ano passado, surgiu-lhe um problema renal, com uma grave hematúria macroscópica. Resultado: foi sujeito a uma nefrectomia total do rim esquerdo. Esta operação foi feita no Hospital de S. João do Porto.

Depois, e durante 5 meses foi submetido a tratamentos de hemoterapia, no hospital referido. Mas, com estes tratamentos, começou a emagrecer, chegando aos 55 kg de peso. O Manuel tem uma neta de nome Sofia e que é médica de clínica geral. Então, o tratamento de hemoterapia foi interrompido com o aval da sua neta, “saindo” do hospital e seguindo os conselhos de um médico particular, com tratamentos diferentes. Em boa hora o fez, pois sente-se muito melhor com a nova medicação e já pesa 65 kg. Comparando o telefonema que fiz há algum tempo e o telefonema que fiz hoje, dia 29 de janeiro 2026, nota-se que o Manuel está muito mais falador e animado. É importante o apoio da 2700 ao Manuel Azevedo.

 

António Fernando da Silva, esteve internado no hospital da Terceira, durante 15 dias, no mês de dezembro. Hoje, 29 de janeiro de 2026, lhe telefonei e o António me disse que tinha acabado de sair do hospital do Faial para a sua residência. O seu problema reside em um tumor nos pulmões com metástases cerebrais.

Notei dificuldades respiratórias durante a nossa curta conversa, talvez porque o tratamento que tinha acabado de fazer no hospital referido o tenha deixado muito cansado. Fiquei de lhe telefonar daqui a 15 dias, com a sua autorização. É importante o apoio da 2700 ao António Silva.

 

António Luís Lopes Diogo, foi internado num Lar de Idosos em Santa Susana, freguesia de Landal. É uma estrutura gerida pelo Centro Social Paroquial de Landal.

Sandra, filha do António Diogo, cuida do pai, em suas visitas ao Lar.

Por tal motivo, actualizei a lista de Combatentes da 2700, com estas novas informações.

P1.047: ALÔ DAQUI FALA O LEMOS

 

  JANEIRO 2026

 

1 - Manuel Pedrosa Costa, ex-1.º cabo atirador do 4.º pelotão, reside em Le Havre, França.

Aniversário: em 6 de janeiro de 2026 perfez 78 primaveras.

Não consegui a ligação. Tentarei mais tarde.

 

2 - Amadeu Virgílio Serralha Pires, ex-furriel atirador do 1.º pelotão, reside na Portela, Lisboa.

Aniversário: em 7 de janeiro de 2026 perfez 78 primaveras.

Dei-lhe os parabéns por via telefónica. Encontra-se de boa saúde, recuperando dos problemas de saúde que teve ultimamente.

 

3 - Luís dos Santos Silva, ex-soldado apontador de metralhadora do 1.º pelotão, reside no lugar de Nunes, Vinhais.

Aniversário: em 9 de janeiro de 2026 perfez 78 primaveras.

Dei-lhe os parabéns por via telefónica. Encontra-se bem de saúde, tendo ultrapassado os problemas mencionados no ano anterior.

 

4 - Timóteo Santos, ex-furriel atirador do 1.º pelotão, reside em Angra do Heroísmo, ilha da Terceira, Açores.

Aniversário: em 10 de janeiro de 2026 perfez 78 primaveras.

Dei-lhe os parabéns por via telefónica. Encontra-se bem de saúde, recuperando muito bem da operação que fez nos finais do ano passado.

 

5 - Fernando dos Santos Correia, ex-1.º cabo atirador do 1.º pelotão, reside em Santa Maria da Feira.

Aniversário: em 14 de janeiro de 2026 perfez 78 primaveras.

Dei-lhe os parabéns por via telefónica. Encontra-se bem de saúde.

 

6 - Fernando António Cunha Lopes, ex-soldado básico, reside em Linda-a-Velha, concelho de Oeiras.

Aniversário: em 16 de janeiro de 2026 perfez 78 primaveras.

Dei-lhe os parabéns por via telefónica. Encontra-se bem de saúde.

 

7 - Luís Manuel Bombico Telha, ex-1.º cabo operador cripto, reside em Vendas Novas. Também tem uma segunda residência em Portimão.

Aniversário: em 19 de janeiro de 2026 perfez 78 primaveras.

Dei-lhe os parabéns por via telefónica. Encontra-se bem de saúde.

 

8 - Bernardino Rodrigues Pereira, ex-1.º cabo atirador do 2.º pelotão, mais conhecido por Meirim. Reside na Póvoa de Varzim.

Aniversário: em 27 de janeiro de 2026 perfez 78 primaveras.

Dei-lhe os parabéns por via telefónica. Encontra-se bem de saúde.

 

9 - Manuel Jacinto S. Maurício, ex-furriel da engenharia, reside na Ericeira, município de Mafra.

Aniversário: em 29 de janeiro de 2026 perfez 78 primaveras.

Dei-lhe os parabéns por via telefónica. Encontra-se bem de saúde.