domingo, 20 de dezembro de 2009

P137: FAMÍLIA 2912

Porque são testemunhos que sensibilizam, passo a transcrever mail recebido do António Tavares, Sargento de Reabastecimentos do nosso Batalhão. Agora que tenho autorização sua, em breve inserirei no nosso Blog duas histórias por ele publicadas no Blog do Luís Graça.
Na fotografia estão o Tavares - sobre a matrícula do unimog - Leandro e Amaro, ex-furrieis do SAM e todos do mesmo curso de Alimentação. O Leandro (muita fominha nos fez passar este malandro. Estou a brincar. Foi impecável) e o Amaro foram os Vagomestres de Dulombi e Galomaro.


Caro Fernando Barata,

Obrigado pelo seu interesse nos meus escritos de ocorrências vividas em 1970/72 na mata do Leste da Guiné que o BCAÇ 2912 tão bem conheceu!
O seu Blogue está nos meus favoritos e desde já envio-lhe parabéns pela sua qualidade.
A título de curiosidade informo-o que às 01:48:20 de 19-06-2009 fui o visitante nº. 014731 e às 00:16:17 de 11-07-2009 fui o visitante nº.015491.
Estive a rever fotografias e das MEMÓRIAS só conheço: - o comandante do batalhão e major Baptista Mendes, que gostavam de passear de Heli; o ex-capitão Carlos Gomes, ex-alferes Correia; os ex-furriéis Leandro, Barbosa, Moniz, Timóteo e Estanqueiro.
Das mais recentes reconheço o Adriano (da CCS), Leandro, Barbosa e Estanqueiro.
O Leandro foi meu colega de curso e os outros estiveram em Galomaro assim como toda a CCAÇ2700 passou por lá. Passados 39 anos e em especial na foto 31/33 - das MEMÓRIAS - ainda associo o nome de ex-furriéis, como por exemplo: - de pé e da Esq/Direita está o Moniz, Timóteo, Barbosa, e Leandro. Na 1ª. fila -E/D- está o Maricato e o Estanqueiro.
Envio uma foto do Leandro, que está à minha esquerda, e outra do Moniz, no Bar dos Sargentos, ambas em Galomaro.
Aquando das minhas férias na Metrópole vi na RTP o Tancredo Pedroso a rabejar um touro no Campo Pequeno! Tinha sido evacuado…mas aqui, no Continente, fazia e bem o que gostava!
Graças a Deus - e não interessa se é o meu ou o da criança que vi lá na mata, às costas da mãe, e chorou ao ver-me! De certeza que era o primeiro branco que via! - a nossa memória ainda funciona… há passagens que nunca mais esquecemos! Umas péssimas… outras menos más! Mas também é parte da guerra…
Não vejo qualquer inconveniente na transcrição dos escritos.
Dou conhecimento deste e-mail ao Carlos Vinhal, editor e administrador do blogue Tabanca Grande, que conheço há mais de 40 anos!
Para si e todos os ex-camaradas da CCAÇ.2700 e respectivas famílias desejo UM BOM NATAL E UM EXCELENTE ANO 2010.
António Tavares
Ex-Fur. Mil. SAM
Foz do Douro, 19-12-2009

1 comentário:

António Tavares disse...

Na fotografia estão o Tavares - sobre a matrícula do unimog - Leandro e Amaro, ex-furrieis do SAM e todos do mesmo curso de Alimentação.
O Leandro e o Amaro é que foram os Vagomestres de Dulombi e Galomaro.
Fui o sargento de reabastecimentos do BCAÇ2912 e trabalhei com o major Sousa Teles 2º.comandante. Durante o IAO no CIM de Santa Margarida é que fui Vagomestre.
Agradeço o convite e até Santa Maria da Feira.