quarta-feira, 2 de maio de 2012

P361 - D. ASSANA REGALLA (VIÚVA DO SR. REGALLA) - ANTÓNIO TAVARES


Caro Fernando Barata,
  
Continuo a seguir com interesse o blogue dos meus camaradas, da CCaç.2700, uma das Companhias do BCaç.2912, vizinhos em Dulombi. Tem artigos muito bons e um excelente timoneiro.
Gosto da Rubrica Relíquias Fotográficas porque nos transporta aos anos 1970/72 e aos anos dos jovens daquele tempo com mais 40 anos de idade.
Noto que há camaradas aqui do Norte que não conheço pessoalmente embora sejamos quase vizinhos. Creiam que ainda conheço e recordo alguns pelas fotos antigas. Todos mudámos mas estamos irmanados pelos 23 meses que passámos nas matas do leste do CTIGuiné.
Porque tive uma agradável surpresa de ver uma fotografia de uma Senhora, que conhecemos em Galomaro, partilho-a convosco porque tenho a certeza que os seguidores do blogue também gostarão de recordar:
MARIA ASSANA SAID REGALLA, esposa de Francisco Augusto Regalla.
 Agnelo Regalla – no Post. 221 -, Celina, Crisanta, Augusto, Fatinha, Hazel e Nair Regalla eram os filhos do casal à época.
A Senhora D. Maria (na foto) confeccionava os petiscos do Café/Restaurante Regalla que nós saboreámos. 

Os escritos de 03 de Janeiro de 2012 da sua neta Indira:  
“Vou-me apresentar a todos. Chamo-me Indira e sou a primeira neta do Francisco Augusto Regalla. Sou filha da terceira filha do casal. Nasci naquela casa onde existia o café e restaurante em 1976. A minha avó ainda lá está a viver e eu confesso que tantos anos a viver fora da Guiné - 6 anos no Brasil, 21 em Portugal, 2 no Senegal, Londres - sinto falta de Galomaro, não de Bissau, pois largava tudo para estar lá com a minha avó e com o pessoal. Meus amigos ate gozavam, mas nunca me importei. Espero saber mais histórias sobre o meu Avô Regalla. Ao olhar dos guineenses era magnífico, como Pai nem falaremos, pois a minha mãe chora e os irmãos até hoje cada vez que se fala dele, e eu acho que ele se despediu de mim antes de morrer. Faltavam 3 dias para fazer meus 3 meses de vida quando ele teve um desastre, fui, portanto a única neta que Ele conheceu. Vou gostar de partilhar convosco histórias...sinceramente.”

“Estive a falar com a minha Avó agora. Ela, contente, mandou cumprimentos a todos e ficou muito feliz em saber que o mundo é realmente pequeno! Neste momento está em Lisboa, para consultas de rotina, mas já está de regresso a Bissau e depois Galomaro no Domingo. Quanto ao Issuf e ao Alpha, depois de uns anos, regressaram ao Senegal, ficando o Abubacar no lugar deles que era o menino que o meu avô levou de Campeane para Galomaro (hoje diz ser Abubacar Regalla) e ainda lá vive com toda a sua família. Um forte abraço da Maria Assana Said Regalla”
“ (…) Os bens ainda la estão, a casa de Campeane foi restaurada pelo meu tio Augusto Francisco Regalla, Arquitecto”.

Usei o copy + paste de textos publicados no Grupo: GALOMARO, DESTINO E PASSAGEM.
A devida vénia aos seus Administradores e família Regalla com os meus agradecimentos.
António Tavares
Foz do Douro, Abril 2012

Sem comentários: