Fernando Martins Fernandes, ex-1.º Cabo de Reabastecimento de Material, mora em Wiesbaden, Alemanha.
Wiesbaden é a
capital e a segunda maior cidade (depois de
Frankfurt am Main) do
estado federal alemão de
Hessen. Wiesbaden situa-se na margem direita do
rio Reno, frente à cidade de
Mainz no lado oposto do rio e nela habitam cerca de 287 000 pessoas (dados de
30 de setembro de
2005). Wiesbaden, juntamente com as cidades de Frankfurt e Mainz, faz parte da região Reno-Meno Frankfurt, uma área metropolitana com uma população combinada de cerca de 5,8 milhões.
Wiesbaden é uma das cidades termais mais antigas da Europa. O nome traduz-se para "banho prado", fazendo referência às fontes termais. Em tempos Wiesbaden teve 27 nascentes de água quente, quinze das quais ainda estão fluindo hoje.
Wiesbaden abriga um número de empresas internacionais, por exemplo, Abbott, CSC, Ferrari, Federal-Mogul, Melbourne IT, Norwegian Cruise Line e SCA e empresas alemãs, a SGL Carbon, Dyckerhoff, Kion e DBV-Winterthur e R + V Versicherung. Além do sector de serviços existente em Wiesbaden o "Industriepark Kalle-Albert" é um parque industrial na zona sul de Biebrich. Com mais de 80 empresas da indústria farmacêutica e da indústria química, incluindo a Agfa-Gevaert, a Clariant, Mitsubishi Chemical Corporation e Shin-Etsu Chemical.
Wiesbaden fica a cerca de 40 km de Frankfurt, cidade onde mora o nosso camarada Arlindo Ferreira Gonçalves.
O Fernando Fernandes tem também residência em Portugal, na pacata freguesia de Silgueiros de Bodiosa, Viseu.
Fernando Martins Fernandes
Nasceu no dia 8 de Fevereiro de 1948
|
2012 |
|
1970 |
O Martins Fernandes tinha a responsabilidade de gerir o depósito de géneros, a partir das ordens emanadas pelo ex-furriel Leandro Gonçalves.
Recebia os géneros alimentícios que provinham das colunas de reabastecimento, assim como os produtos locais, e os organizava e arrumava na devida arrecadação.
Mediante a listagem elaborada pelo Leandro Gonçalves, entregava aos cozinheiros os géneros alimentícios em função dos menus estabelecidos diariamente e em conformidade com as indicações da manutenção militar.
Zelava pelos produtos guardados afim de não se deteriorarem, e elaborava listas dos produtos em falta e dos produtos armazenados.
O Martins Fernandes conta-nos duas pequenas histórias:
- Certo dia o Sargento “Tufadas” apeteceu-lhe saborear um bom bife, logo de manhã, e veio ter comigo para lhe arranjar o petisco. Mediante a situação, não disse que não, até porque nas vésperas tinha chegado carne de vaca fresca para servir nas próximas refeições. Bom, o cozinheiro lá preparou o bife, cujo aroma chegou bem longe… e vem daí o Capitão, indagando tal situação.
Conclusão: eu, sem autorização superior não podia ter fornecido o petisco ao nosso 2º sargento, e o Capitão castigou-me, obrigando-me a participar numa operação de reconhecimento, com cerca de 20 km…carregando arma, cartucheiras e não sei que mais…
- No armazém guardavam-se, como é lógico, os pipos de vinho. Como o calor era muito, os pipos tinham que ficar sempre de pé, e serem regados com água, afim de, não abrir brechas devido à secura da madeira de que eram feitos. A parte de cima era sempre cheia de água, e as partes laterais molhadas. Certo dia um grupo de indígenas tombaram-me um dos pipos e eu não me apercebi. Pouco tempo depois, o Capitão fez uma visita à arrecadação de géneros alimentícios e encontrou o tal pipo deitado, já a verter vinho por todos os lados… E, azar o meu…mais um castigo idêntico ao anterior!!!
O Martins Fernandes está reformado por invalidez desde 2011. Antes da vida militar era estampador profissional de tecidos. Passados cinco meses depois de passar à disponibilidade, emigrou para a Alemanha, tendo sido técnico-trabalhador de produtos químicos.
É pai de um rapaz e de uma rapariga e avô de uma neta.
Um abraço do Martins Fernandes para a família Dulombiana.
Fernandes e Maciel
Fernandes e Leandro Gonçalves
No restaurante…
Fernandes e condutor Faria
Ora descubram lá onde está o Fernando Fernandes!
NOTA - O Fernando Martins Fernandes também pode ser visualizado em fotos, nos seguintes Posts: 242, 269, 272, 275, 277, 293, 317, 319, 320, 349, 351, 377. 405 e 419.