domingo, 24 de fevereiro de 2013

P440: VISITA AO ANTÓNIO MAGALHÃES

            António Fernando Magalhães, ex-soldado atirador pertencente ao 1.º pelotão, sob o comando do alferes Correia, mora em Novelas - Penafiel (conterrâneo, portanto, da atleta Fernanda Ribeiro, Medalha de Ouro nos 10.000m, nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996).

António Fernando Magalhães
Nasceu no dia 15 de Novembro de 1948

O Fernando – na pequena freguesia de Novelas, toda a gente o conhece por este nome – faz parte da lista de embarque do Carvalho Araújo, sob o número de ordem 158, tendo como número mecanográfico 185 089 69. Nesta lista está como sendo Fernandes, mas está errado.
O único contacto que o Fernando teve com a Companhia 2700 foi com o camarada Belmiro Moreira, morador em Lousada. Segundo o Belmiro, encontraram-se há já bastantes anos na cidade de Penafiel, reconheceram-se e, não mais tiveram contacto.
Encontrado o Fernando Magalhães – ao fim de 41 anos!!! – apenas nos resta encontrar mais um elemento, da lista do Carvalho Araújo…
Quando chegamos a Novelas, depois de atravessarmos o belíssimo rio Sousa, encontramos o Fernando Magalhães à nossa espera, acompanhado pela sua filha Maria José. Foi um encontro simpático.
O Fernando não se lembra de nenhum colega de Dulombi, excepto o Belmiro. Não se lembra de que pelotão era, nem qual era o seu alferes.
Sabemos, por indicações do Belmiro, que era do 1.º pelotão.
O Fernando só esteve na Guiné-Bissau cerca de 11 meses e nem todos passados em Dulombi. Segundo narrou, teve paludismo e depois hepatite, além de ter tido problemas na perna esquerda, pois as forças faltavam-lhe nesse membro, o que o obrigava a andar agarrado a um “cabo de vassoura” em Dulombi.
Foi evacuado para o Hospital Militar de Bissau e depois para Lisboa. Como a sua situação clínica era grave, só esteve alguns dias em Bissau, tendo sido logo transferido para o Hospital Militar da Estrela. Lembra-se que, quando a Companhia 2700 regressou da Guiné, ainda estava internado no Hospital Militar mencionado.
O Fernando reformou-se aos 42 anos de idade…devido aos graves problemas de saúde, quem sabe, trazidos da Guiné! Continua em tratamento no Hospital de Penafiel, nas especialidades de Psicologia e Psiquiatria.
Após um calvário de mais de seis anos o Fernando Magalhães recebeu no passado dia 18 de Fevereiro uma carta dando-lhe uma incapacidade de 25%, como deficiente das forças armadas o que vem complementar a sua reforma.
O Fernando continua com problemas na sua perna esquerda – usa bengala, além de tremuras nas mãos e sofrendo de perda de memória, uns dias mais, outros dias menos.
Não tem fotografias de Dulombi. As que tinha – poucas, estão com os filhos emigrantes.

Foi porteiro na Empresa Agros.
É pai de sete filhos e avô de dez netos.
Um abraço do Fernando Magalhães para a família Dulombiana.
Ricardo Lemos

P.S.- Caso algum camarada se recordar do Magalhães e o quiser contactar nós poderemos facultar o seu contacto.

Sem comentários: