sábado, 26 de abril de 2014

P514: 26 DE ABRIL 1970 EM MAR ALTO - ANTÓNIO TAVARES (CCS)


Navegava o Carvalho Araújo há dois dias no mar alto quando avistamos à ré o navio Vera Cruz.
Levava o destino de Moçambique e a bordo dois batalhões - BCaç.2913 e 2914 - uma Companhia de Comandos, outra de Paraquedistas e tropas individuais num total aproximado de 2.000 militares. O BCaç.2913 esteve em Cabo Delgado e o BCaç.2914 no Niassa.
Um amigo disse-me que o Comandante do Vera Cruz anunciou pelo microfone: “foi avistado o Carvalho Araújo a navegar com uma antecedência de 24 horas; transporta camaradas com destino à Guiné e dentro de pouco tempo vamos abeirar o mesmo e haverá saudações marítimas entre os navios.”
Assim foi, desviado da rota o Vera Cruz manobrou a estibordo e apitou a sirene enquanto os barcos navegavam em paralelo. O Carvalho Araújo abranda a velocidade e responde à saudação. O navio Vera Cruz retoma a rota e depressa afasta-se do Carvalho Araújo.
Em 8 dias, o Vera Cruz, a uma velocidade média de 20 nó, chegou a Moçambique.
A rota marítima era uma linha recta, imaginária, com as coordenadas, previamente estabelecidas, rigorosas e controladas pelas autoridades de Lisboa.
A título de curiosidade recordo que 1 nó corresponde a 1 milha náutica/hora. A velocidade máxima do navio Vera Cruz era de 22 nó e a do Carvalho Araújo de 14; o navio T/T Carvalho Araújo navegou 44 anos e o Vera Cruz 21 anos; ambos foram abatidos ao efectivo em 1973.
Na fotografia vemos soldados do BCaç.2912 que seguiam a navegação do Vera Cruz.

À família “Dulombiana” um excelente dia 26, o dia do XXIII convívio anual.

Cumprimentos
António Tavares
Foz do Douro, 26 de Abril de 2014

Sem comentários: