sexta-feira, 10 de outubro de 2014

P537: RELÍQUIAS FOTOGRÁFICAS DO TIMÓTEO SANTOS

NOTA: Atendendo ao rico acervo fotográfico disponibilizado pelo Timóteo, as suas Relíquias serão apresentadas em dois Posts.

           Timóteo da Conceição Simões Santos, ex-furriel atirador do 1.º pelotão, é natural de Tomar e mora na Ilha Terceira, Angra do Heroísmo, Açores.
            Exerce a profissão de Empresário da Construção Civil.

O seu testemunho:
Para todos os combatentes e amigos da 2700, irei descrever as minhas memórias desde que chegámos da Guiné.

Vivo na Ilha Açoriana com o nome de Terceira , desde Janeiro de 1981, sou casado desde esta data, não tenho filhos e neste momento estou reformado desde Janeiro de 2013.

O meu percurso desde a nossa chegada em 1972, foi continuar na minha profissão que nessa data era de desenhador de construção civil e medidor, continuando os meus estudos nocturnos, interrompidos pela chamada para o serviço militar no ano de 1969, nessa data aos alunos da noite não era concedido adiamento militar.

Assim continuei estudando á noite e acabei o meu curso em Engenharia civil, continuei a trabalhar na mesma empresa Hidrotécnica Portuguesa e passei a integrar o sector de Geologia.
Dentro de vários trabalhos fui destacado para estudar possíveis locais de barragens na margem esquerda do Douro e Bacia do Tâmega.
Num fim de semana de 1980 fui visitar a Barragem do Azibo em Macedo de Cavaleiros que estava em construção, qual não é o meu espanto quando passeava por Macedo, oiço uma voz a chamar-me Furriel, parei e deparei-me com o nosso amigo Vila Franca.

Estava hospedado na Pousada Caçador e assim fizemos uma longa conversa com umas frescas á mistura, dei-lhe o meu número de telefone e disse-lhe que quando viesse a Lisboa me telefonasse para nos encontrarmos.

O tempo passou, e passados alguns anos recebo uma chamada nos Açores do Amigo Ramos a saber como é que eu estava e a informar-me que para me contactar teve que telefonar para a empresa onde eu trabalhava várias vezes e que a telefonista não me conhecia, pediu-lhe para ver se alguém da empresa me conhecia e pediu-lhe o meu contacto, por fim apareceu alguém que lhe deu o novo número de telefone.

Com esse telefonema voltei a entrar no ciclo da 2700, eu deslocava-me a Tomar ás festas dos Tabuleiros em princípios de Julho e lá marcámos um encontro junto ao centro Comercial, á hora marcada lá estavam, Ramos, Marinho, Ferreira e Maia da Cunha e as respectivas mulheres e assim fiquei a saber que iria realizar-se o 1.º Encontro da 2700 e nesse mês de Julho em Barcelinhos, lá estive presente.

A minha vida profissional depois da vinda para os Açores, trabalhei em empresas de construção civil, Edimar (Associada da Edifer) Soares da Costa, como director de obras.

A Partir de 1986, montei uma pequena empresa de construção civil que trabalha em obras públicas e particulares, nesta data estou tentando vendê-la, mas não aparece ninguém com vontade de trabalhar.

Junto uma bela imagem da minha ilha.


Para todos os DULOMBIANOS um GRANDE ABRAÇO.
Timóteo


Timóteo Santos 

Timóteo Santos 

Timóteo Santos

NO IAO, em Santa Margarida. 
Furriel Pires, alf. Barros, fur. Maricato e Timóteo

Em Santa Margarida. 
Reconhecemos o fur. enfermeiro Coelho, fur. Rodrigues, Barbosa e Timóteo. 
Os restantes, provavelmente, seriam furriéis da CCS, da 2699 e da 2701.

Timóteo, no Carvalho Araújo

Fonseca, Pires e Timóteo, no Carvalho Araújo 

 Timóteo na companhia do Zarco que connosco viajou no Carvalho Araújo.


Primeiros tempos em Dulombi: a caixa do correio

Cerimonial do içar da Bandeira Portuguesa.

Uma imagem primitiva de Dulombi.
As casernas ainda estão em construção! Imagem espectacular para recordarmos as condições em que viviamos. Na imagem,  Timóteo,  Leandro e Fernando Ramos.

Timóteo Santos, em pose….

Na companhia de duas bajudas e duma criança.

Banquete na Cantina
Da esq. para a direita: Fernando Ramos, desconhecido, Presa (de pé), desconhecido, Timóteo, Bessa Nunes, Folhadela, coz. Euclides (de pé), Fernando Correia, "Mota" e enf. Gaspar.

O WILLYS do Capitão.
Timóteo na companhia do Vitor Rodrigues.

Pelos caminhos de Dulombi…

Timóteo, o equilibrista…

Sem comentários: