domingo, 27 de setembro de 2015

P587: DANIEL RODRIGUES - POR ANTÓNIO TAVARES (CCS)

Daniel Rodrigues fez parte da MISSÃO DULOMBI em 2013. 

  Fotografia publicada na página 28 da revista CAIS nº. 209.  
Tribo Awá Guajá da floresta amazónica.


 Parte da biografia de Daniel Rodrigues retirada da revista CAIS nº. 209, de SET.2015, pág. 31.

António Tavares
Foz do Douro, Sábado 26 de Setembro de 2015

domingo, 20 de setembro de 2015

P586: PINTURAS NO AQUARTELAMENTO (I)

Devem estar recordados. Há tempos coloquei o Post 584 - PINTURAS NO AQUARTELAMENTO. Aqui foram apresentadas duas pinturas, encontradas pelo Gil, numa parede da caserna havendo, desde logo, o interesse em saber qual o autor das mesmas.

Sabendo que o Leandro Gonçalves tinha e tem uma certa inclinação para as artes (talvez, alguns, desconheçam, mas o crachat da nossa Companhia foi de sua autoria) perguntei-lhe se teria sido ele o autor das mesmas pinturas

Referiu-me que, a esta distância no tempo, não se recorda perfeitamente (recorda-se ter feito algumas pinturas nas paredes da caserna), mas pelo traço apresentado nestes desenhos por ele executados em Dulombi e que vos passo a apresentar estou plenamente convicto que as imagens recolhidas pelo Gil são de autoria do Leandro.









sábado, 12 de setembro de 2015

P585: OS NOSSOS EMIGRANTES

            O mês de Agosto é, por tradição, um mês em que os emigrantes portugueses visitam a sua terra natal. Actualmente, temos 17 camaradas emigrados em diversos países da Europa e Estados Unidos.
Neste contexto, tivemos a visita do nosso camarada Francisco Jorge Coutinho Pinheiro, pertencente ao 1.º pelotão, e a viver em Palm Coast, Flórida, Estados Unidos da América.
Chegado a Lisboa, em voo directo de Miami, viajou até Marco de Canaveses, onde tem família e um amigo da 2700 – o Alcino da Silva e Sousa.
Quando a oportunidade surgiu, encontrámo-nos na minha residência, em Santa Cruz do Bispo, para darmos aquele abraço e falarmos um pouco da vida actual, de Portugal, da Flórida e recordarmos alguns momentos vividos em Dulombi.

Francisco Pinheiro

Como não podia deixar de ser – já estava programado – seguimos depois para a cidade da Maia, para um almoço a quatro. O restaurante escolhido foi a Churrasqueira Portuguesa da Maia, muito conhecida por estas bandas.

O Pinheiro e a sua esposa, D. Odete, no interior do restaurante

Á mesa, a conversa foi ficando animada, enquanto saboreávamos os pitéus escolhidos, acompanhados por um verde branco da região do Alto Minho, servido bem fresquinho.
O Pinheiro, aproveitando a estadia na cidade da Maia, onde moram alguns dos seus familiares, seguiu a sua programação das visitas, confidenciando-me que também iria fazer uma visita ao Santuário de Fátima.
Agradeci a amabilidade da visita ao casal Pinheiro, recebendo o honroso convite de nos encontrarmos em Palm Coast, nos próximos tempos.

Situação geográfica de Palm Coast, local que fica perto da cidade de Orlando

A foto da praxe: Lemos e Pinheiro

O Pinheiro nunca participou nos almoços/convívios anuais da Companhia, pois vem poucas vezes a Portugal, e nunca coincidindo com os meses de Abril/Maio, altura em que realizamos os nossos Encontros.

Boa viagem de regresso ao Francisco Pinheiro e D. Odete, são os votos pessoais da família Lemos e, seguramente, da família Dulombiana.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

P584: PINTURAS NO AQUARTELAMENTO

Na última Missão realizada a Dulombi, o Gil Ramos descortinou numa parede do nosso aquartelamento as pinturas que abaixo reproduzo. Algum de vós se recorda quem foi o seu autor?

Obviamente não descartamos a possibilidade de as mesmas poderem terem sido executadas por algum elemento da C. Caç.3491ou da última Companhia que esteve em Dulombi.










quinta-feira, 3 de setembro de 2015

P583: EM SETEMBRO FAZEM ANOS

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEixtbnEidcJv7d1xvpsp89A6rW9uPNX-hKJqI9PrVIiTkxsVjGN1DOtC2ejcAXw98i-FNt-UvVJZ7NYxLgmvYd-FhVdFZkUohaOidLNLuGjjSPV6894YkUSD7EYKzoY5Zz7bTs4hpFODW0/s1600/francisco.jpg8 - Eduardo Rosa Francisco



8 - Manuel Leitão Portugal










9 - Aníbal de Sousa Barros










10 - António Simões
 
12 -Alfredo Azevedo Pereira












13 - Domingos Lemos










 14 - Carlos Oliveira Costa
15 - Manuel Parada










19 - Vítor Rodrigues










19 - António Barreira










24 - António Diogo










24 - João Baltazar Bilro










29 - Abílio Saraiva










30 - Helder Coelho