quarta-feira, 17 de agosto de 2016

P620 - ROTEIROS (IV PARTE) - RICARDO LEMOS


 Voltamos com o tema “Roteiros”.
         Esta rubrica teve e tem como objectivo relembrarmos camaradas que geralmente não comparecem aos nossos Encontros Anuais por vários motivos mas também visitarmos outros nas suas terras de origem e, assim, recordar Dulombi.
          Continuamos a desafiar os “combatentes” da 2700 e amigos a participar nesta rubrica, enviando os seus trabalhos para o nosso Blogue, através do camarada Barata.
           Nos Roteiros anteriores relembrámos os “combatentes” Timóteo, Fernando da Costa Ramos, “Prof.” Marinho, Luís Santos Silva, Elias Rodrigues, Jeremias Oliveira, Manuel Parada, José Pires, Serafim Carneiro e Teodoro Cruz Abreu.


ARLINDO FERREIRA GONÇALVES

              Vamos, então, até Frankfurt onde o nosso camarada do 1.º pelotão trabalha, e eis que, amavelmente, nos brinda, como que a desejar muita saúde e muitos anos de vida a toda a Companhia 2700. 

                                             A sua filha Lizete acompanha-o, sorridente.

                   Amavelmente, o Arlindo cedeu-nos uma foto acompanhado com a sua esposa Corália, aquando da sua visita a Londres. 


DOMINGOS MANUEL PIRES



           Manhã cedo rumámos a Sendim, vila portuguesa do Concelho de Miranda do Douro. Devido à reorganização administrativa de 2012/2013, agora é denominada União das freguesias de Sendim e Atenor. Aqui se fala o mirandês. A freguesia está inserida na zona do Parque Natural do Douro Internacional, uma zona rica em fauna e flora. A 6 km passa o Rio Douro, onde se proporcionam vistas magníficas. Junto ao rio encontra-se um cais fluvial.

           Aproveitámos para fazer uma pescaria. As carpas são a espécie mais abundante:

        Na foto abaixo apresentamos uma carpa, da 1.ª captura. No 2.º dia as espécies foram maiores, mas não tirámos fotos. Nos outros dias aproveitámos para visitar Miranda do Douro e saborear as delícias de Sendim.


Pires e Lemos à porta do armazém

O Pires no escritório da sua Empresa

                                  O famoso restaurante Gabriela no centro de Sendim

A barragem de Miranda do Douro. Lado Norte: Portugal, Lado Sul: Espanha.


CÂNDIDO MANUEL NUNES

             Depois de Sendim, onde pernoitámos durante alguns dias no Hotel “O Encontro”, de gente simpática e atenciosa, seguimos rumo a Trancoso, cidade portuguesa pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro, situada num planalto em que o ponto mais elevado tem cerca de 900 metros de altitude. 

Trancoso – Igreja de S. Pedro

Trancoso – porta entrada



          O Cândido Nunes mora na cidade de Trancoso e é industrial no ramo das madeiras e materias de construção. Fomos visitar as suas instalações fabris e, depois, levou-nos a conhecer a bonita cidade de Trancoso.

          O Cândido exercia as funções de padeiro, em Dulombi. Como não podia deixar de ser, parámos numa confeitaria típica da cidade para saborearmos as famosas sardinhas doces de Trancoso, especialidade da Terra.

                                                  A foto da praxe: Cândido e Lemos

 Cândido Nunes





                        Residência do Cândido


Partimos com saudades de Trancoso, onde pernoitámos duas noites.

Ao Nunes e à sua esposa, Maria Pereira, deixamos aqui os nossos agradecimentos pela forma como fomos recebidos e presenteados por um delicioso almoço num dos restaurantes da terra, além de outras amabilidades.

                                   Bem hajam e até uma próxima oportunidade.



                                   Ricardo Lemos

Sem comentários: