quinta-feira, 13 de junho de 2019

P730: ALÔ, DAQUI FALA O LEMOS



MAIO 2019


1 - Luís da Cunha Pereira, nº 122 da lista dos combatentes.
Vive no Porto.
No dia do seu aniversário – 7 de Maio de 2019 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, mas não consegui que a chamada fosse atendida.
Como reside a 13 km da minha residência, desloquei-me até ao Café do Mateus, mesmo ao lado do prédio onde mora o nosso camarada.
Não se encontrava em casa. Então tomei o meu cafezinho no Café Mateus, e dialoguei com a D. Cristina, cuja neta já falecida do Cunha, era sua afilhada.
O nosso camarada Luís da Cunha é divorciado e tem um casal de filhos. Teve dois netos da sua filha que faleceram com graves doenças, acerca de 5 anos. A menina adoeceu com um neuroblastoma, que é um tipo de cancro, geralmente formado nas glândulas supra-renais. É um cancro mais comum em crianças e pode ter uma origem numa mutação genética herdada de um dos pais.
A menina faleceu com 9 anos.
O outro neto do Luís Cunha faleceu com 18 anos devido a paralisia cerebral.
Estado civil: divorciado.
No momento, não tem netos.
Deixei um pedido à D. Cristina, para, se o vir, entrar em contacto comigo.
Contudo, deverá ser difícil. O Luís vive um pouco isolado. Há tempos – narrou-me a D. Cristina – o Luís não dava sinais de vida. Passados 3 dias chamaram os bombeiros para se certificarem se tinha acontecido alguma coisa ao Luís. Depois de muito insistirem, o Luís sempre abriu a porta, e todos ficaram aliviados!

2 - João Manuel Matos, nº 88 da lista dos combatentes.
Vive em Freixeda, Mirandela.
No dia do seu aniversário – 9 de Maio de 2019 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Maria Emília.

3 - Jeremias Granjo de Oliveira, nº 82 da lista dos combatentes.
Vive em Soutelo, Chaves.
No dia do seu aniversário – 10 de Maio de 2019 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Helena.
O Jeremias é um trabalhador incansável e, por isso, quem me atendeu a chamada foi a D. Helena, pois o Jeremias estava nos campos, nas suas fainas habituais.
Brevemente vai ser operado ao joelho direito, no hospital de Chaves.
 
4 - António Peixoto Folhadela, nº 32 da lista dos combatentes.
Tem residência em Ermesinde.
No dia do seu aniversário – 10 de Maio de 2019 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns.
Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Rosalina.
 
5 - Júlio da Rocha Machado, nº 119 da lista dos combatentes.
Vive no Porto.
No dia do seu aniversário – 11 de Maio de 2019 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Natália.
 
6 - Firmino Correia da Rocha, nº 71 da lista dos combatentes.
Tem residência em S. Martinho, Castelo de Paiva.
No dia do seu aniversário – 14 de Maio de 2019 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Rosa.
Acrescentei na nossa lista dos combatentes, mais um telemóvel de contacto: da sua esposa Rosa.
O Firmino, sempre muito atencioso, logo me convidou para um almoço a realizar na sede do Grupo Folclórico de S. Martinho, no dia 19 de Maio, Domingo.
Então, aceitando o honroso convite, lá fui até S. Martinho, onde se realizou uma feirinha de produtos regionais e, na sede do Rancho Folclórico de S. Martinho, que fica no próprio recinto da dita feirinha, foi servido o almoço para angariação de fundos para as actividades do Grupo. Rojões e feijoada foram os pratos servidos regados com um bom vinho da própria Quinta do Firmino.
 
                                             A sede do Rancho onde se serviram os almoços.
Passado algum tempo, as mesas ficaram repletas
 
Firmino e Lemos
 
                                       Parte do recinto da Feira com as suas barraquinhas

7 - Euclides Ferreira da Silva, nº 60 da lista dos combatentes.
Vive em Sabrosa.
No dia de seu aniversário – 15 de Maio de 2019 – lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Laura.
Acrescentei na nossa lista dos combatentes, mais um telemóvel de contacto: da sua esposa Laura. Alterei também o telefone fixo, pois estava desactualizado.
 
8 - Joaquim António dos Santos Patão, nº 92 da lista dos combatentes.
Vive em Lagos.
No dia do seu aniversário – 16 de Maio de 2019 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns. Está bem de saúde.
Actualmente tem um barco turístico na praia de Lagos, mas já não é ele quem efectua as viagens turísticas.
É agradável verificar que, na altura do meu telefonema, o Patão estava a festejar o seu aniversário com grande pompa musical – mal ouvia o Patão a falar. Confidenciou-me que, ao almoço, havia 10 kg de camarão e uma valente caldeirada de bom peixe.
Felizes os que vivem a vida…
 
9 - Manuel Faria, nº 129 da lista dos combatentes.
Vive em Fafe.
No dia do seu aniversário – 23 de Maio de 2019 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Margarida.
Esteve no Convívio anual da Companhia 2700, realizado em Fátima (2019).
 
10 - Manuel Rodrigues de Oliveira, nº 139 da lista dos combatentes.
Vive em Braga.
No dia do seu aniversário – 23 de Maio de 2019 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Adelaide.
 
11 - Manuel da Silva Azevedo, nº 128 da lista dos combatentes.
Vive em Fradelos, Vila Nova de Famalicão.
No dia do seu aniversário – 24 de Maio de 2019 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Conceição.
O Manuel Azevedo vai ser submetido a uma operação a uma hérnia. Desejei-lhe que tudo corra bem.
Teve a gentileza de me convidar para um almoço.
 
12 - José Magalhães Pires, nº 109 da lista dos combatentes.
Vive em Ermesinde.
No dia do seu aniversário – 26 de Maio de 2019 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Rosa.
O Pires, já deixou de ser feirante, deixando esses afazeres para os filhos. Era uma profissão desgastante e, devido aos seus problemas de hérnias, já não pode fazer grandes esforços. Agora está na reforma. Desejamos-lhes as maiores felicidades neste novo rumo de vida!

13 - José Manuel Rocha da Costa, nº 112 da lista dos combatentes.
Vive em Gualtar, Braga.
No dia do seu aniversário – 29 de Maio de 2019 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns. Quem me atendeu foi a sua esposa, D. Áurea, visto que o Costa tinha ido tomar o seu cafezinho.
O José Costa combate um mieloma múltiplo.
 Trata-se de uma doença maligna da medula óssea. O mieloma múltiplo não pode ser curado, mas existem tratamentos que podem fazer regredir e estabilizar a sua evolução.
O tipo de tratamento dependerá de vários factores, como a idade do paciente no momento do diagnóstico. Os doentes mais jovens e com bom estado geral irão tolerar terapêuticas mais agressivas, enquanto nos doentes mais idosos ou com outras doenças associadas, o tratamento terá de ser menos intensivo.
Os tratamentos possíveis incluem a quimioterapia, a radioterapia e o transplante de medula óssea, podendo ser complementados por outros como os bifosfonatos, que permitem evitar a progressão da doença óssea.
Uma vez que a imobilidade tende a agravar a doença óssea, é importante evitar estar acamado ou muito tempo parado. Deve-se praticar exercício, como andar a pé ou fazer natação, mas os exercícios violentos e a sobrecarga com pesos devem ser evitados.
A vida tem sido difícil para o José Costa, principalmente desde Setembro de 2018 até agora. Em Setembro de 2018 fez o último tratamento no IPO do Porto. Prossegue os tratamentos em Braga.
Em Dezembro de 2018, antes do Natal, teve um enfarte. Eram 1 hora da madrugada quando o Costa sentiu um aperto no coração e dores no braço esquerdo. A D. Áurea, logo desconfiou que o marido estava a ter um enfarte e rapidamente chamou o INEM.
No dia do carnaval de 2019, estava o Costa confortavelmente sentado na sua poltrona, quando começou a empalidecer, e a trincar/dobrar a língua. Logo os familiares tomaram as providências necessárias e foi imediatamente conduzido ao Hospital.
Numa das alturas, chegou a estar em coma 2 dias. Na fase mais aguda da doença, chegou a perder 12 kg.
Vai fazer exames médicos, para avaliar os danos corporais.
Felizmente, o José Costa está a recuperar, embora lentamente, de todas estas enfermidades.
Pessoalmente, e, julgo, de toda a Companhia 2700, daqui desejamos ao José Costa uma recuperação rápida e estabilização da doença que o afecta e, segundo a esposa, como tem sido um lutador incansável, assim continue.
Esteve no Convívio anual da Companhia 2700, realizado em Fátima (2019).

14 - João Maria Costa Fernandes, nº 90 da lista dos combatentes.
Tem residência em Vila Nova da Barquinha,
No dia do seu aniversário – 31 de Maio de 2019 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, contudo, o telemóvel que existe na nossa lista de Combatentes já não está atribuído, segundo a mensagem recebida aquando da chamada.
Mas, pelo facebook, lhe dei os parabéns, assim como os camaradas, Timóteo, António Folhadela, Júlio Machado, Alberto Espírito Santo, Rosa Silva esposa do Adelino Leitão, Carlos Moniz e João Marinho.
Enviei uma mensagem ao João Maria a pedir o novo número de telefone.
Se alguém da Companhia souber das alterações telefónicas agradecia a informação.
Estado civil: divorciado.

Sem comentários: