segunda-feira, 2 de setembro de 2019

P740: ALÔ, DAQUI FALA O LEMOS



AGOSTO 2019

1 - José Bernardo Martins Franco, nº 183 da lista dos combatentes.
Vive em Lagoa.
No dia do seu aniversário – 2 de Agosto de 2019 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, relativamente às suas 74 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa D. Inácia.
Aproveitando sempre para emendar qualquer erro na nossa lista de combatentes, emendei a morada: estava “sítio dos Combos” mas é:  “SÍTIO DOS LOMBOS”.

2 - Arlindo Ferreira Gonçalves, nº 34 da lista dos combatentes.
Vive em Frankfurt, Alemanha.
No dia do seu aniversário – 4 de Agosto de 2019 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns. Está bem de saúde, assim como a sua esposa D. Corália.
No mês de Agosto veio a Portugal passar uns tempos de férias.

3 - Tancredo Mascarenhas Pedroso, nº 147 da lista dos combatentes.
Vive na Póvoa da Isenta, Santarém.
No dia do seu aniversário – 9 de Agosto de 2019 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns. Está bem de saúde, assim como a sua esposa D. Cristina.
Ao telefone, recordou alguns momentos de Dulombi, nomeadamente o falecimento do Carrasqueira um dia depois do seu aniversário: 10 de Agosto de 1970.



Relembrou: “saí de Dulombi no dia 8 de Agosto de 1970, e fui transferido para Bissau devido a uma hepatite. Permaneci cerca de 1 mês no Hospital de Bissau e segui depois para Lisboa, onde cheguei no dia 6 de Setembro de 1970, directamente para o Hospital da Ajuda, e fui internado na secção dos infecto-contagiosos. Permaneci 30 dias nesta secção e, seguidamente, fui mudado para o anexo do Hospital Militar em Campolide, na rua da Artilharia 1, onde continuei com o tratamento da hepatite que me debilitava. Neste hospital permaneci cerca de 1 ano, até Setembro de 1971. Depois tive alta e fui colocado no Quartel da Ajuda (Adido Militar), onde terminei a minha Comissão simultaneamente com a Companhia 2700 (Março de 1972) ”.
Aproveitando sempre para emendar qualquer erro na nossa lista de combatentes, retirei os dois e-mails que estavam errados na lista e coloquei o seu novo e-mail.

3 - Belmiro Moreira, nº 40 da lista dos combatentes.
Tem residência em Lousada
No dia do seu aniversário – 15 de Agosto de 2019 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns. Está bem de saúde.
Não tínhamos conhecimento que a sua esposa, D. Helena, faleceu em 1 de Janeiro 2019, precisamente na passagem de ano, por doença cardíaca.

4 - António José Reis Guerreiro, nº 173 da lista dos combatentes.
Vive em internamento na Unidade de Vida Apoiada – Casa da Horta, em Almancil.
No dia do seu aniversário – 23 de Agosto de 2019 – lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns.
Também telefonei à sua irmã Diamantina, que me atendeu simpaticamente. Me disse que o seu irmão teve um AVC acerca de 2 meses, muito leve. Não ficou com sequelas.

5 - António Francisco de Almeida, nº 26 da lista dos combatentes.
Tem residência em Leça do Balio.
No dia do seu aniversário – 26 de Agosto de 2019 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Rosa.

6 - António Joaquim Madureira, nº 28 da lista dos combatentes.
Tem residência em Ermesinde.
No dia do seu aniversário – 27 de Agosto de 2019 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Maria.

7 - José da Silva Guerra, nº 179 da lista dos combatentes.
Tem residência em Barcarena.
No dia do seu aniversário – 28 de Agosto de 2019 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns. Está bem de saúde. Estado civil: solteiro.
Relembro que o José da Silva Guerra, ex-1º cabo radiotelegrafista, integrou a Companhia 2700, em Maio de 1971, vindo da CCS.

8 - José Silva Santos, nº 104 da lista dos combatentes.
Tem residência em Newark, USA.
No dia do seu aniversário – 31 de Agosto de 2019 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Edite.
O José Santos, em tempos fez hemodiálise, pois os rins deixaram de funcionar, com insuficiência renal crónica. Depois realizou uma cirurgia na qual colocou um rim saudável de um doador.
Pensa voltar definitivamente a Portugal.

Sem comentários: