segunda-feira, 25 de maio de 2020

P779: O CAMÕES DA MADALENA

Esta história tem quase 50 anos e foi-me há pouco tempo rememoriada pelo Almeida.
A determinada altura o PIFAS (Rádio das Forças Armadas na Guiné) pôs no ar um concurso de poesia em que o vencedor tinha direito a uma viagem de avião à Metrópole com 30 dias de licença.
Perante desafio tão aliciante tratou logo o Almeida de afiar o lápis e inspirando-se nos Lusíadas pôs-se a versejar.
Rezava assim:

"ASSIM FALA ESTE POVO NEGRO E BOM
QUE TEM EM SI MARAVILHAS NATURAIS
TEM O SANGUE PORTUGUÊS NO CORAÇÃO
E QUER SER PORTUGUÊS CADA VEZ MAIS"

Como para mim tal não fazia sentido já que, desde logo o primeiro dia de contacto com a população, ainda  dentro do navio, foi para mim um choque verificar que os estivadores que se encontravam no Cais de Pdjiguiti tinham o seu próprio dialecto do qual eu não conseguia decifrar uma única palavra. Depois já em Dulombi verifiquei as condições sub-humanas em que a nossa população vivia e que portanto teriam todo o direito a lutar pela sua melhoria, tal, levou-me a discordar do sentido do poema do "Camões da Madalena". Passados estes anos todos perdoa-me Almeida por te ter cortado a hipótese de vires à Metrópole à borla!!! 

quarta-feira, 6 de maio de 2020

P778: ALÔ, DAQUI FALA O LEMOS



 
ABRIL 2020

1 - Antero José Lameira da Fonseca, nº 20 da lista dos combatentes.
Vive em Moure, Felgueiras.
No dia de seu aniversário – 1 de Abril de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns. Está bem de saúde, assim como a sua filha, Clarisse.
O ano passado disse que tinha acrescentado o número do telefone da Clarisse na nossa lista de combatentes, mas não o fiz e não sei a causa, nem sabia do seu telefone. Este ano sempre acrescentei à lista da 2700 o número de telemóvel da filha, pois vive com o pai.

2 - Alfredo Adão Freitas de Sá, nº 11 da lista dos combatentes.
Vive em Vila Nova de Famalicão.
No dia do seu aniversário – 8 de Abril de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Luísa.

3 - Firmino da Silva Pereira, nº 72 da lista dos combatentes.
Em Dulombi era conhecido por “Russo”.
Vive em Sabrosa.
No dia do seu aniversário – 10 de Abril de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde.
O Firmino tem, pelo menos, 6 números de telemóveis diferentes! Na nossa lista de combatentes, só tem 2…os mais usuais!

4 - Carlos Alberto Moniz, nº 46 da lista dos combatentes.
Tem residência em Lisboa e em Évora.
No dia do seu aniversário – 11 de Abril de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras.
Está bem de saúde, assim como a sua esposa, Dr.ª Paula.

5 - Alcino da Silva e Sousa, nº 9 da lista dos combatentes.
Vive em Vila Boa do Bispo.
No dia do seu aniversário – 12 de Abril de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Idalina.

6 - Vítor António V. Gonçalves, nº 151 da lista dos combatentes.
Tem residência em Alportel.
No dia do seu aniversário – 12 de Abril de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Ana.
Continua como empresário, com a sua oficina de mecânica, em Alportel.

7 - Valdemar Chaves Ferreira, nº 150 da lista dos combatentes.
Vive em Mira de Aire.
No dia de seu aniversário – 13 de Abril de 2020 – lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Manuela.
O Valdemar tem uma filha de nome Liliane, que frequenta o último ano de enfermagem. Como a Escola Superior interrompeu as aulas, a Liliane ofereceu-se como voluntária para trabalhar num hospital de campanha em Leiria, na ajuda ao combate da pandemia Covid 19. Bem-haja.


8 - Carlos Alberto Pina Bentes, nº 47 da lista dos combatentes.
Vive em Lagoa.
No dia do seu aniversário – 14 de Abril de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa D. Joana Maria.

9 - Américo da Conceição Estanqueiro, nº 16 da lista dos combatentes.
O nosso fotógrafo da Companhia.
Vive em Vendas de Maria.
No dia do seu aniversário – 15 de Abril de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa D. Ana Margarida.

10 - Carlos Fernando da Silva, nº 48 da lista dos combatentes.
Em Dulombi tinha a alcunha de “Mesquinhata”.
Vive em Mesquinhata, Baião.
No dia do seu aniversário – 18 de Abril de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Emília.

11 - Carlos Alberto Amaral, nº 44 da lista dos combatentes.
Vive em Vide.
Estado civil: viúvo.
No dia do seu aniversário – 19 de Abril de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde.
Há uns anos, teve um AVC que o afectou no andar. Mas recuperou quase totalmente, mas continua com as sequelas da locomoção. Me confidenciou que, no mesmo ano, teve dois AVCs e não um. Aqui vai a correcção.

12 - Fernando Pereira Machado, nº 70 da lista dos combatentes.
Vive em São Marcos, Cacém.
No dia do seu aniversário – 27 de Abril de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Augusta.
Desde Janeiro que está em Terras do Bouro, nomeadamente na aldeia de Covide, onde tem uma casa herdada pelo falecimento dos pais. Não pensem que é a terra da pandemia Covid 19, mas o nome é parecido!
A D. Augusta teve que ser submetida a uma operação ao joelho esquerdo para colocar uma prótese. O Machado escolheu o hospital da Misericórdia de Vila Verde, por vários motivos: ter uma casa de habitação perto, a marcação da operação cirúrgica muito mais rápida e o valor a pagar pela operação mais barata 50% do que em outros hospitais.
O ano passado a D. Augusta já tinha realizado a mesma operação ao joelho direito.
Tudo correu muito bem, e está pronto para voltar para o Cacém.
NOTA: Consultei a Internet e fiquei impressionado com a qualidade deste hospital a nível nacional, tendo recebido, este hospital, a pontuação máxima de qualidade: 3 estrelas!

13 - José Luís Martins Monteiro, nº 108 da lista dos combatentes.
Vive no Seixal.
No dia do seu aniversário – 28 de Abril de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Ana Maria.
Para que conste, o José Luís mora relativamente perto do Manuel Leitão Portugal, a cerca de 12 km de distância entre as suas residências. (Seixal – Moita).

14 - António da Silva Cunha, nº 174 da lista dos combatentes.
Tem residência em Guimarães.
No dia do seu aniversário – 28 de Abril de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Rosa.
A certa altura o Sargento «Tufadas» veio ter comigo e disse-me se eu queria ficar em Bissau como condutor mecânico ou se queria ir para Dulombi como padeiro. Claro que optei pela 1ª proposta.
Apenas estive 3 dias com a Companhia, nos Adidos, e recebi logo “Guia de Marcha” para me apresentar no Quartel-general.
Fui condutor particular, durante toda a Comissão, do então Tenente-coronel Mário Firmino Miguel.

15 - Carlos Venâncio Jesus Calado, nº 53 da lista dos combatentes.
Vive em Setúbal.
No dia do seu aniversário – 29 de Abril de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Biandina.

16 - Carlos Alberto Maurício Gomes, nº 45 da lista dos combatentes.
Tem residência em Lisboa e na Ericeira.
Agora, com o posto de Coronel, na reforma.
No dia do seu aniversário – 30 de Abril de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 78 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, Dr.ª Luísa.
Nesta altura encontra-se na Ericeira, onde faz a sua manutenção física: uma hora de bicicleta e também faz caminhadas. A esposa continua a exercer medicina, no privado, em Lisboa.

17 - Fernando Maria Luís, nº 67 da lista dos combatentes.
Tem residência em Abrantes.
No dia do seu aniversário – 30 de Abril de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Carmelinda.
Encontra-se na sua residência da aldeia de Carril, nesta fase de pandemia.

sexta-feira, 1 de maio de 2020

P777: CINQUENTENÁRIO DA NOSSA CHEGADA Á GUINÉ

Comemora-se, hoje 1 de Maio, o cinquentenário da nossa chegada à Guiné. Relembramos essa data.

Entre Dezembro de 1969 e Abril de 1970, decorreu, primeiro em Abrantes e depois em Santa Margarida (I.A.O.) a nossa instrução para o que viria a ser o Batalhão de Infantaria 2912 e que ficaria concluído a 28 de Fevereiro de 1970.
A 16 de Abril houve a Festa de Despedida presidida pelo Brigadeiro Comandante Militar do C. I. M. em representação do Comandante da Região Militar, tendo-se celebrado uma missa campal durante a qual foi benzido o guião do Batalhão.
A 24 de Abril pelas 3 da manhã partimos de comboio em direcção ao Cais de Alcântara tendo aqui chegado às 6H30.
Ás 12H00, em ponto, o navio Carvalho Araújo zarpou em direcção à Guiné numa viagem que duraria 7 dias sem sobressaltos.
A 30 de Abril pelas 21H30 o navio fundeou ao largo de Bissau. Pelas 10H30 do dia seguinte, iniciou-se, através do navio Rita Maria, o desembarque no cais de Pidjiguiti.

De imediato fomos transportados para o Depósito de Adidos situado em Brá. 
A 2 de Maio pelas 9 horas com a presença do General Spínola realizou-se a cerimónia de boas vindas.


A 5 de Maio na LDG Montante (aquela que viria a participar na Operação Mar Verde) seguimos para o Xime. A partir daqui em viaturas auto seguimos até ao nosso destino final: DULOMBI.

 

No Cais de Pdjiguiditi rumo a Brá

Na LDG rumo ao Xime. Em 1.º plano o Jeremias Oliveira







P776: MAIO - ANIVERSÁRIOS


7 – Luís da Cunha Pereira
9 – João Manuel Matos
10 – Jeremias G. Oliveira
10 – António Folhadela
11 – Júlio Machado
14 – Firmino Correia da Rocha

15 – Euclides Silva

16 – Joaquim Patão
23 – Manuel Faria “Fafe”
23 – Manuel R. Oliveira
24 – Manuel Silva Azevedo
26 – José Magalhães Pires
29 – José Manuel Costa
31 – João M. Costa Fernandes
31 – Henrique Soares