domingo, 5 de julho de 2020

P784: ALÔ, DAQUI FALA O LEMOS



                                                   JUNHO 2020

1 - Manuel Maria Rodrigues Barreiros, nº 137 da lista dos combatentes.
Vive em São Miguel do Rio Torto.
No dia do seu aniversário – 2 de junho de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Elvira, que também recebeu os meus parabéns de aniversário, já que o casal faz anos no mesmo dia! Festa dupla!

2 - Serafim Martins Marques Carneiro, nº 181 da lista dos combatentes.
Vive internado na Fundação Lar Evangélico, em Águas Santas, Maia. 
No dia do seu aniversário – 3 de junho de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde.

3 - Joaquim Neiva Sampaio, nº 96 da lista dos combatentes.
Vive nas Antas, Esposende.
No dia do seu aniversário – 6 de junho de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns.
Durante alguns dias não consegui atendimento, nem para casa, nem para a filha Joana.
Certo dia, o telefone fixo foi atendido por um neto (a), que me disse que ia chamar o avô. Mas, a chamada caíu.
Não voltei a telefonar.
O Sampaio mora cerca de 5 km, pela estrada Nacional 13, do colega Torre. Como o Manuel Torre faz anos a 12 de junho, vou pedir-lhe para saber notícias do Sampaio, já que eu não consegui.

4 - Carlos Teixeira dos Santos, nº 52 da lista dos combatentes.
Tem residência em Rossas, Arouca.
No dia do seu aniversário – 9 de junho de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Luciana. 
O Carlos Santos realizou a operação já programada e referenciada anteriormente.
A amputação da perna esquerda correu muito bem. No momento, o Carlos está numa situação nova, encontrando-se num processo de reabilitação, que geralmente leva seis meses. Sabemos que a amputação é um acontecimento dramático na vida, que exige muita força interior de quem a faz. Agora, o Carlos está na fase da protetização.
Encontrei-o muito animado.

5 - Vitor Barroso de Veras, nº 152 da lista dos combatentes.
Vive em Covelo do Gerez, Montalegre.
No dia do seu aniversário – 10 de junho de 2020 – lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Deolinda.

6 - Manuel António Cruz Torre, nº 126 da lista dos combatentes.
Tem residência em S. Romão do Neiva, Viana do Castelo.
No dia do seu aniversário – 12 de junho de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Alice.
O Torre mora cerca de 5 km, pela estrada Nacional 13, do colega Joaquim Sampaio. Pedi ao Manuel Torre para saber notícias do Sampaio.

7 - João Teixeira Pedrosa, nº 91 da lista dos combatentes.
Vive em Alhandra.
No dia de seu aniversário – 20 de junho de 2020 – lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Maria Fernanda.

8 - José Marques Miranda, nº 116 da lista dos combatentes.
Vive em São Clemente de Sande, Guimarães.
No dia do seu aniversário – 22 de junho de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras.
Atendeu-me o seu cunhado Augusto, dizendo que o Miranda está em França, e não tem conseguido viajar até Portugal, devido à pandemia (Covid 19). O Miranda telefonou-lhe no dia do aniversário, e assim consegui saber que se encontra bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Aurora. 

9 - António da Silva Soares, nº 24 da lista dos combatentes.
Vive em Fiães.
No dia do seu aniversário – 22 de junho de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras.
O António Soares está a passar uma fase difícil da sua saúde. Me disse que: “o sistema muscular está a ir-se abaixo, e tem tido dores horríveis nas pernas e nos braços”.
Tem andado por vários médicos e pelos hospitais a fim de descobrirem qual a doença que o atormenta.
Hoje mesmo, dia do seu aniversário, ia para o hospital, para consultas.
É desejo pessoal e certamente da 2700, que tudo se resolva pelo melhor.
A D. Rosa, sua esposa, está bem de saúde.

10 - Manuel Fernando Cardoso de Almeida, nº 130 da lista dos combatentes.
Vive em Fontelheiros, Vila do Conde.
No dia do seu aniversário – 27 de junho de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 71 primaveras. Agora, está relativamente bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Laurinda. 
Entre 7 e 17 de fevereiro deste ano esteve internado no Hospital Pedro Hispano, Matosinhos. O Cardoso de Almeida começou a sentir falta de forças, foi perdendo a vontade de comer, começou a sentir falta de ar e, por fim, um aperto bastante forte no peito. Os filhos acharam por bem levá-lo ao hospital da Póvoa de Varzim e logo teve a indicação de transferência para o Hospital Pedro Hispano, de Matosinhos. O diagnóstico foi um enfarte, e logo foi medicado com uma infinidade de comprimidos. Foi transferido para o Hospital de S. João, no Porto, para se submeter a um cateterismo, e voltou para o Pedro Hispano. Diagnóstico: a aorta estava bem, uma outra veia/artéria estava a 60% e uma outra completamente bloqueada.  Felizmente não teve sequelas. Ainda sente cansaço, mas psicologicamente está bem, segundo o próprio.
Vai continuar as consultas e tratamentos para julho, como é lógico.
O ano passado, por esta altura, escrevi o seguinte:
 «O Cardoso Almeida também está de parabéns por ser BISAVÔ: tem 2 filhas e 2 filhos, 4 netas e 4 netos, e tem 1 bisneta com 14 anos e 3 bisnetos respectivamente com 2, 11 e 13 anos. Perspectiva-se ser trisavô!!!».
Ora, o Cardoso de Almeida, disse-me que a bisneta mais velha tem 17 anos. Houve um erro de idades o ano passado. Logo, o ser trisavô, pode estar mais perto!
É desejo pessoal e certamente da 2700, que a recuperação do Cardoso de Almeida seja a 100% e rápida.
Actualizei a lista de Combatentes da 2700, acrescentando o número do telefone do filho mais velho, o Fernando Almeida.
11 - Ramiro Jesus Oliveira, nº 143 da lista dos combatentes.
Vive em Parceiros, Leiria.
No dia do seu aniversário – 27 de junho de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Maria Emília.

12 - António Augusto Oliveira Barros, nº 22 da lista dos combatentes.
Vive em Oliveira do Douro.
No dia do seu aniversário – 28 de junho de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde e, como é divorciado, não há parabéns para a esposa…

13 - Francisco Jorge Coutinho Pinheiro, nº 73 da lista dos combatentes.
Vive na Flórida, U. S. A.
No dia do seu aniversário – 30 de junho de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Odete.
Actualizei a lista de Combatentes da 2700, atualizando o seu telefone fixo, pois o que estava na lista, foi desativado.
14 - João Maria Pauleta Rico, nº 89 da lista dos combatentes.
Tem residência em Abrantes.
No dia do seu aniversário – 30 de junho de 2020 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa D. Celestina.
O Rico foi operado em 2013, ao intestino grosso. Em 2014 fez a reconstrução. Tanto fisicamente como psicologicamente, está muito bem. Anualmente, por uma questão de rastreio e segurança, faz exames de rotina.
Quem me atendeu o telefone foi a D. Celestina que, dialogou comigo bastante tempo com uma simpatia extrema. O Rico tinha saído por momentos.

Sem comentários: