SETEMBRO 2020
1 - Eduardo Rosa Francisco, n.º 58 da lista dos combatentes. Vive em Annecy, França. No dia do seu aniversário – 8 de setembro - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Foi a sua esposa – D. Maria do Rosário – que me atendeu o telefone. Me disse que o Eduardo estava em Portugal. Mesmo assim, desejei-lhe um feliz aniversário. Estão ambos de boa saúde. Actualizei a nossa lista de Combatentes com mais um número de telefone: o do Eduardo, com número de Portugal. Como seria óbvio, lhe telefonei, para lhe dar um abraço pelo telefone. O Eduardo está a investir na zona de Tomar, e daqui a um mês retornará e ficou combinado um almoço em Tomar.
2 - Manuel Leitão Portugal, n.º 134 da lista dos combatentes.Vive na Moita. No dia do seu aniversário – 8 de setembro - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 71 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa D. Luísa. O Manuel Leitão é mais novo do que a maioria dos Combatentes da 2700, visto que se voluntariou, um ano mais cedo, não seguindo o curso normal da idade da recruta, naqueles tempos que já lá vão.
3 - Aníbal de Sousa Barros, n.º 18 da lista dos combatentes.Vive em Saint-Claude Jura, França No dia do seu aniversário – 9 de setembro - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, contudo, não consegui a ligação. Tentei em outros dias…, mas não atende. O seu telefone está a funcionar e diz, em francês, para deixar mensagem. Telefonei para a sua mãe Antónia, em Arco de Valdevez, mas recebo a mensagem: “O telefone não está em serviço”. Aconteceu a mesma coisa o ano passado. Então, no dia 27 de setembro de 2020, fui dar um passeio até Paçô, Arcos de Valdevez. Um verdadeiro deserto, ao Domingo. Depois de várias voltas encontrei um senhor, de nome Salvador – tinha que ser Salvador – “salvando-me” dos objetivos da minha viagem! Conhecia bem o Aníbal Barros e a sua mãe Antónia. A D. Antónia deixou a sua casa e foi para um Lar, em S. Martinho da Gandra. Está com 93 anos. O Aníbal ainda há pouco tempo esteve em Paçô, e o Sr. Salvador me disse que está bem de saúde, assim como a sua esposa D. Rosa. Por outro lado, o Serafim condutor telefonou-me, como é já habitual desde há algum tempo, e aproveitei a oportunidade para lhe pedir uma ajuda de pesquisa, para ver o que se passa com o telefone do Aníbal Barros, já que, em França, e com a direcção conhecida, é mais fácil a pesquisa.
4 - António Augusto Amaral Simões, n.º 21 da lista dos combatentes. Tem residência em Gouveia. No dia do seu aniversário – 10 de setembro de 2020 – lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa D. Emília.
5 - Alfredo Azevedo Pereira, n.º 13 da lista dos combatentes. Tem residência no Marco de Canavezes. No dia do seu aniversário – 12 de Setembro – lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa D. Cândida.
6 - Domingos Magalhães Lemos, n.º 56 da lista dos combatentes.Tem residência na Alemanha e em Queluz, Portugal. No dia do seu aniversário – 13 de Setembro - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras, contudo, não consegui a ligação. Então, lembrei-me de telefonar ao Valdemar, já que o Domingos Lemos casou com uma das cinco irmãs do Valdemar Chaves Ferreira. O Valdemar me disse que ele está em Portugal, e que anda adoentado, e a tomar muita medicação, mas não soube explicar do que se trata. A sua esposa ficou na Alemanha, visto que tem andado bastante doente e, segundo o Valdemar, tem cancro pulmonar. Anda a fazer quimioterapia. O Valdemar está muito apreensivo com o estado de saúde desta sua irmã Maria de Fátima, esposa do Domingos Lemos. Mas, e infelizmente, a outra irmã que está também na Alemanha, a Florinda, encontra- -se em estado terminal, numa secção própria do hospital onde reside. Quando menos o esperava, o Domingos Lemos me telefonou. Mudou o seu número de telefone móvel e já actualizei a nossa lista de Combatentes. Me informou que esteve hospitalizado 15 dias no hospital Amadora-Sintra, com dores no corpo, falta de ar, muito cansado, os membros superiores inchados… Agora está em casa, já com melhoras. Terá consulta no dia 28 de setembro, consulta que já terá sido efetuada aquando este tema for publicado. Não soube explicar do que padece. É assim a vida.
7 - Carlos Manuel Oliveira Costa, n.º 50 da lista dos combatentes. Tem residência em Lagoas, Cantanhede. No dia do seu aniversário – 14 de setembro - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Amélia.
8 - Manuel Domingues Parada, n.º 140 da lista dos combatentes.Tem residência em Vilar de Perdizes. No dia do seu aniversário – 15 de setembro - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns. Está bem de saúde, e tem recuperado bem da operação que fez: colocou uma prótese de anca, total, do lado direito. Deixou as canadianas acerca de 15 dias. Já no ano passado, em março, tinha colocado uma prótese de anca, do lado esquerdo. Estado civil: viúvo. Tem facebook, onde postei também, os meus parabéns de aniversário.
9 - Vitor Manuel de Sousa Rodrigues, n.º 153 da lista dos combatentes.Tem residência Canidelo, Vila Nova de Gaia.No dia do seu aniversário – 19 de Setembro - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde. Na altura do telefonema encontrava-se em Cinfães do Douro, nas vindimas, em casa de familiares. Também é um pescador desportivo apeado, e tem pescado uns peixitos no mar de Vila Nova de Gaia, mas diz que, agora, os exemplares são “filhotes”. Estado civil: Divorciado.
10 - António Gonçalves Barreira, nº 27 da lista dos combatentes.Tem residência em Esposende. No dia do seu aniversário – 19 de setembro - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Elvira.
11 - Abílio José Dias Fernandes Saraiva, nº 172 da lista dos combatentes.Tem residência em São Salvador de Viveiro, Boticas. No dia do seu aniversário – 22 de setembro - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns. No nosso blogue está o dia 29 de setembro como data de aniversário, que é a data oficial de nascimento do Abílio, aquela que está no Cartão de Cidadão. Mas ele nasceu no dia 22 de setembro, sendo nesta data que a família comemora o seu aniversário. O ano passado o Abílio foi submetido a uma prostatectomia total no dia 30 de agosto, num hospital em Braga, onde esteve internado 4 dias. Esta informação já tinha sido dada no ano passado. Este ano, quando fiz o telefonema, atendeu-me a sua esposa, D. Benta, me dando a triste notícia que o Abílio se encontra muito doente, com doença prolongada. A vida é assim, naturalmente que não dei os parabéns de aniversário, falei bastante com a D. Benta, desejando a toda a família força para superar os dias duros da doença do Abílio.
12 - António Luís Lopes Diogo, nº 31 da lista dos combatentes.Tem residência em Rio Maior. No dia do seu aniversário – 24 de setembro - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como sua esposa D. Deolinda.
13 - João Baltasar P. Bilro, nº 84 da lista dos combatentes.Tem residência em Borba. No dia do seu aniversário – 24 de setembro - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Rita.
14 - Hélder da Silva Coelho, nº 78 da lista dos combatentes.Tem residência em Lisboa. No dia do seu aniversário – 30 de setembro - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Maria Teresa.
Sem comentários:
Enviar um comentário