7 - Virgílio Serralha Pires
Esta página destina-se a relatar os principais factos que contribuiram para a História da 2700. Contribui tu, também, com o teu testemunho, qualquer tipo de documento ou fotografia que gostasses de ver publicado. Envia para fernandobarata@hotmail.com
7 - Virgílio Serralha Pires
Completa, hoje (11 de Dezembro) 92 anos, o Decano da nossa Companhia, camarada e amigo Capitão Helder Panóias.
Exemplo, para nós, de resiliência e companheirismo.
Votos de excelente dia e até para o ano.
(foto modificada com créditos da Residência Sénior D. Ana - Guarda)
NOVEMBRO 2021
1 - Nuno Gonçalves Martins, ex-soldado atirador do 4.º pelotão e com o n.º 142 da lista dos combatentes, reside em Gondomil, Valença, distrito de Viana do Castelo. No dia do seu aniversário – 3 de novembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Armanda.
2 - Luís de Carvalho, ex-soldado atirador do 1.º pelotão e com o n.º 123 da lista dos combatentes, reside em Yzeure, França. No dia do seu aniversário – 5 de novembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como sua a esposa, D. Maria Amélia. O Luís, há cerca de 17 anos, colocou uma prótese no seu joelho direito. No dia 22 de outubro de 2020 foi a vez de colocar uma prótese no joelho esquerdo. Agora, o Luís confidenciou-me que o prazo da prótese que colocou há 17 anos está a chegar ao fim, segundo o seu médico, e terá que a substituir… Como o Luís está reformado e tem um terreno de cultivo com cerca de 450 m2, vai produzindo produtos hortícolas, frutas, vinho, etc., para a família.
3 - Teodoro da Cruz Abreu, ex-soldado atirador do 2.º pelotão e com o n.º 148 da lista dos combatentes, reside em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto. No dia do seu aniversário – 10 de novembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, mas anda preocupado com a sua esposa, D. Helena, visto que deu uma queda em dezembro do ano passado, quando andava nas ruas do Porto. A D. Helena já foi operada à coluna, depois ao cóccix e também aos pés. Agora está a usar uma cadeira de rodas, e também andarilho, e faz recuperação em centros especializados.
4 - José Maia da Cunha, ex-soldado atirador do 3.º pelotão e com o n.º 110 da lista dos combatentes, reside em S. Pedro da Cova, distrito do Porto. No dia do seu aniversário – 11 de novembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa D. Rosa. O Maia da Cunha também é um dos elementos da Companhia 2700 que faz anos duas vezes. O seu cartão de cidadão tem o registo no dia 18 de novembro, como data de nascimento. Mas, o Maia, realmente, nasceu a 11.
9 - António Fernando da Silva, ex-soldado atirador, sem pelotão definido e com o n.º 180 da lista dos combatentes, reside na Praia do Almoxarife, Faial, Açores. No dia do seu aniversário – 19 de novembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Fátima.
Mais um trabalho do nosso camarada da CCS, António Tavares.
Soldados…
O Batalhão de Caçadores n.º 2912 no cais marítimo de Alcântara, na manhã de 24
de Abril de 1970, a aguardar embarque no navio T/T CARVALHO ARAUJO rumo ao
Teatro de Operações do Comando Territorial Independente da Guiné.
O Tenente Capelão a celebrar missa na Tabanca de Galomaro. Alguns nativos igualmente assistiam à missa diária. O Luís Telha (da C. Caç. 2700 e CCS) está visível na foto. |
O médico Vitor Veloso a examinar uma parturiente sob os olhares atentos do falecido Goulão e de um Milícia. |
Pedro
Soldado
Já lá vai Pedro Soldado
Num barco da nossa armada
E leva um nome bordado
Num saco cheio de nada
Triste vai Pedro Soldado
Branda rola não faz ninho
Nas agulhas do pinheiro
Não é Pedro Marinheiro
Nem no mar é seu caminho
Nem anda a branca gaivota
Pescando peixes em terra
Nem é de Pedro essa rota
Dos barcos que vão à guerra
Não é Pedro
pescador
Nem no mar vindimador
Nem soldado vindimando
Verde vinha vindimada
Triste vai Pedro Soldado
Já lá vai Pedro Soldado
Num barco da nossa armada
Deixa um nome bordado
E era Pedro Soldado
Branda rola não faz ninho
Nas agulhas do pinheiro
Não é Pedro Marinheiro
Nem no mar é seu caminho
Deixa um nome bordado
E era Pedro Soldado
E era Pedro Soldado.
Onde não anda ceifando
Poema de Manuel Alegre.
Abraço do
António Tavares
Foz do Douro, Sexta-feira 26 de Novembro de 2021