sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

P869: ALÔ DAQUI FALA O LEMOS

 NOVEMBRO 2021

1 - Nuno Gonçalves Martins, ex-soldado atirador do 4.º pelotão e com o n.º 142 da lista dos combatentes, reside em Gondomil, Valença, distrito de Viana do Castelo. No dia do seu aniversário – 3 de novembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Armanda.

2 - Luís de Carvalho, ex-soldado atirador do 1.º pelotão e com o n.º 123 da lista dos combatentes, reside em Yzeure, França. No dia do seu aniversário – 5 de novembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como sua a esposa, D. Maria Amélia. O Luís, há cerca de 17 anos, colocou uma prótese no seu joelho direito. No dia 22 de outubro de 2020 foi a vez de colocar uma prótese no joelho esquerdo. Agora, o Luís confidenciou-me que o prazo da prótese que colocou há 17 anos está a chegar ao fim, segundo o seu médico, e terá que a substituir… Como o Luís está reformado e tem um terreno de cultivo com cerca de 450 m2, vai produzindo produtos hortícolas, frutas, vinho, etc., para a família.

3 - Teodoro da Cruz Abreu, ex-soldado atirador do 2.º pelotão e com o n.º 148 da lista dos combatentes, reside em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto. No dia do seu aniversário – 10 de novembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, mas anda preocupado com a sua esposa, D. Helena, visto que deu uma queda em dezembro do ano passado, quando andava nas ruas do Porto. A D. Helena já foi operada à coluna, depois ao cóccix e também aos pés. Agora está a usar uma cadeira de rodas, e também andarilho, e faz recuperação em centros especializados. 

4 - José Maia da Cunha, ex-soldado atirador do 3.º pelotão e com o n.º 110 da lista dos combatentes, reside em S. Pedro da Cova, distrito do Porto. No dia do seu aniversário – 11 de novembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa D. Rosa. O Maia da Cunha também é um dos elementos da Companhia 2700 que faz anos duas vezes. O seu cartão de cidadão tem o registo no dia 18 de novembro, como data de nascimento. Mas, o Maia, realmente, nasceu a 11.

5 - José Marinho Gomes da Silva, ex-soldado condutor auto e com o n.º 115 da lista dos combatentes, reside em Barcelinhos, distrito de Braga. No dia do seu aniversário – 12 de novembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde. Estado civil: viúvo. Em Dulombi, tinha a alcunha de “Professor”. 
 
6 - Custódio Cardoso Presa, ex-soldado atirador do 2.º pelotão e com o n.º 54 da lista dos combatentes, reside em Grande Synthe, França. No dia do seu aniversário – 15 de novembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Celeste.
Contou-me que, na Bélgica, está a haver 10.000 infectados por dia com covid 19 e, até a França está a fechar a fronteira para não haver fluxo de belgas. Ora, Grande Synthe é uma comuna francesa na região administrativa de Altos da França, no departamento do Norte, muito perto da Bélgica. Por exemplo, viajar de Grande Synthe até De Panne (Bélgica) são 25 km. Neste mesmo dia (15 de novembro), Portugal teve 974 infectados. A Bélgica tem 30.689 km2. Portugal tem 92.212 km2. Contudo, a Bélgica tem 11.708.466 habitantes e Portugal 10.347.892 habitantes. 
 
7 - António Fernando Magalhães, ex-soldado atirador do 1.º pelotão e com o n.º 176 da lista dos combatentes, reside em Penafiel, distrito do Porto. No dia do seu aniversário – 15 de novembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Maria de Fátima.
  
8 - António Joaquim Rodrigues Torres, ex-soldado atirador do 2.º pelotão e com o n.º 30 da lista dos combatentes, reside em Saint-Nicolas, Bélgica. No dia do seu aniversário – 17 de novembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Vive na Bélgica com a sua esposa Cristiane. Agora e felizmente, já deixou as canadianas, mas tem de caminhar com cuidado. A sua mãe Maria Rodrigues continua a viver na sua residência, em Arcos de Valdevez, e já vai nas 94 primaveras.

9 - António Fernando da Silva, ex-soldado atirador, sem pelotão definido e com o n.º 180 da lista dos combatentes, reside na Praia do Almoxarife, Faial, Açores. No dia do seu aniversário – 19 de novembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Fátima.

10 - Ricardo Pereira Lemos, ex-furriel mecânico auto e com o n.º 144 da lista dos combatentes, reside em Matosinhos, distrito do Porto. No dia do seu aniversário – 24 de novembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns pelas suas 74 primaveras. Pois, telefonei a mim próprio!... Aqui o Lemos, presentemente encontra-se de boa saúde…penso eu…na companhia de sua esposa Maria de Lourdes. 
 
11 - Domingos Manuel Pires, ex-1.º cabo pertencente ao Batalhão de Engenharia 447, com a especialidade de carpinteiro e com o n.º 57 da lista dos combatentes, reside em Sendim, Miranda do Douro, distrito de Bragança. No dia do seu aniversário – 28 de novembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Cândida.

Sem comentários: