quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

P805: ALÔ DAQUI FALA O LEMOS

JANEIRO 2021

 

1 - Manuel Pedrosa Costa, nº 138 da lista dos combatentes. Vive em França, onde tem os seus familiares e onde os seus filhos e netos já cimentaram as suas vidas profissionais e amizades. De quando em vez vem a Portugal. No dia de seu aniversário – 6 de janeiro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Lurdes. 

2 - Amadeu Virgílio Serralha Pires, nº 15 da lista dos combatentes. Vive na Portela, Lisboa. No dia do seu aniversário – 7 de janeiro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Graça.

3 - Luís dos Santos Silva, nº 124 da lista dos combatentes. Vive no lugar de Nunes, Vinhais. No dia do seu aniversário – 9 de janeiro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está relativamente bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Iracema. O Luís Silva é conhecido por “Chede”, em Vinhais, (Chede é uma ave insectívora, existente em Portugal e que pode atingir 13 cm de comprimento, sendo também conhecida por carriça-do-mato).

Colocou uma prótese no joelho esquerdo há cerca de 6 anos, mas só agora é que me confidenciou. Em dezembro de 2019 foi submetido a um cateterismo cardíaco, tendo-lhe sido colocado um “stent”. Ficou bem. Agora, fazendo exames, diz que lhe apareceu uma mancha branca num pulmão – um nódulo. Espera consulta e diz que vai fazer novos exames. Mas, devido à pandemia Covid 19, vai esperando, vai esperando…vai esperando…

(Consultei o Dr. A. F. na Internet, e li que o diagnóstico de nódulo no pulmão não é o mesmo que cancro, pois, na maioria dos casos, os nódulos são benignos e, por isso, não colocam a vida em risco, especialmente quando apresentam tamanho inferior a 30 mm. No entanto, em casos mais raros, a presença de um nódulo pode ser sinal precoce de câncer no pulmão e, por isso, é importante manter uma avaliação regular com exames de imagem para avaliar o crescimento e mudanças de forma, iniciando o tratamento se for necessário. A estatística diz que o cancro do pulmão surge em apenas 5% dos casos de nódulo e é mais frequente em idosos, pessoas com histórico na família ou fumantes). Daqui vai um forte abraço do “tio Lemos”, e também “dos tios da 2700”, que é assim que, carinhosamente, nos trata.

4 - Timóteo Santos, nº 149 da lista dos combatentes. Vive em Angra do Heroísmo, ilha da Terceira, Açores. No dia do seu aniversário – 10 de janeiro de 2021 - telefonei-lhe para lhe dar os parabéns pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, Dr.ª Ana Paula. É o nosso extraordinário comunicador e organizador dos convívios anuais da 2700. 

5 - Fernando dos Santos Correia, nº 65 da lista dos combatentes. Vive em Santa Maria da Feira. No dia do seu aniversário – 14 de janeiro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Aldina. 

6 - Fernando António Cunha Lopes, nº 177 da lista dos combatentes. Vive em Linda-a-Velha. No dia do seu aniversário – 16 de janeiro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns pelas suas 73 primaveras. Está relativamente bem de saúde. Continua com os problemas de feridas externas no couro cabeludo que não passam. O Cunha Lopes não sabe explicar mais nada. O tratamento que agora faz, é à base de cremes. Parece ser um problema crónico. Aguardemos as melhoras do Cunha Lopes, até porque tive a impressão que estava muito desanimado…pois disse-me “que só faltava fechar os olhos”! Combatentes da 2700, telefonem ao Cunha Lopes! Tem uma filha, de nome Cláudia Lopes.

7 - Luís Manuel Bombico Telha, nº 125 da lista dos combatentes. Vive em Vendas Novas. No dia de seu aniversário – 19 de janeiro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Ana Maria. Combinámos, nos tempos futuros do não-Covid-19, fazer um duo de acordeonistas em Vendas Novas, seguido de um lauto jantar. Que os nossos anjos-da-guarda nos ajudem. O Telha disse que vai começar a treinar no seu Cruciannelli Nazzareno Piermaria!

8 - Bernardino Rodrigues Pereira, nº 41 da lista dos combatentes. Mais conhecido por Meirim. Vive na Póvoa de Varzim. No dia do seu aniversário – 27 de janeiro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Dores. Continua nos seus treinos pedestres - como já fiz referência no ano passado - de segunda-feira a sexta-feira, pois os sábados e os domingos são para o descanso semanal. Continua a fazer uma média de 14 km por dia 

9 - Manuel Jacinto S. Maurício, nº 132 da lista dos combatentes. Vive na Ericeira. No dia do seu aniversário – 29 de janeiro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Joana.

Sem comentários: