segunda-feira, 3 de maio de 2021

P828: ALÔ DAQUI FALA O LEMOS

ABRIL 2021

1 - Antero José Lameira da Fonseca, ex-furriel atirador pertencente ao 1.º pelotão e com o n.º 20 da lista dos combatentes, reside em Moure, Felgueiras, distrito do Porto. Uma referência a Moure é a  Casa de Simães, sendo um solar do final do século XVII,  classificada como Imóvel de Interesse Público (IIP) em 21 de Dezembro de 1974. No dia de seu aniversário – 1 de abril de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas sua 73 primaveras. Está bem de saúde assim como a sua filha Clarisse.

2 - Alfredo Adão Freitas de Sá, ex-soldado condutor e com o n.º 11 da lista dos combatentes reside em Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga. Vila Nova de Famalicão acolhe as sedes de algumas das maiores e melhores empresas do país em vários setores da indústria, com o seu expoente de força nos sectores Têxtil e Vestuário, Automóvel, Agroalimentar e Metalomecânica, conferindo-lhe o 3.º lugar nos municípios mais exportadores do país e uma das principais economias industriais do Norte. Terra do escritor Camilo Castelo Branco, cuja casa-museu (Casa de Camilo, que fica em Seide) integra uma rede de 13 museus, da qual faz parte também o Centro Português do Surrealismo, o Museu Nacional Ferroviário - Núcleo Museológico de Lousado e o Museu da Indústria Têxtil – Bacia do Ave, entre outros. No dia do seu aniversário – 8 de abril de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Luísa.

3 - Firmino da Silva Pereira, ex-soldado apontador de metralhadora pertencente ao 1.º pelotão e com o n.º 72 da lista dos combatentes, reside em Sabrosa, distrito de Vila Real. Em Dulombi era conhecido por “Russo”. No concelho de Sabrosa subsistem ainda alguns artesãos dedicados que trabalham nas áreas das rendas, tanoaria, cestaria, marcenaria, tamancaria e queijaria. Como concelho transmontano que é, também em Sabrosa, se pode apreciar a boa gastronomia de onde se salientam o cabrito assado com arroz de forno, o cozido à portuguesa, a bola de carne, os enchidos tradicionais, o pão-de-ló, as cavacas altas e as cavaquinhas e os afamados vinhos do Douro e vinhos do Porto. Portanto, quem visitar o “Russo”, prepare-se para se deliciar com a gastronomia Sabrosense. No dia do seu aniversário – 10 de abril de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde.

 4 - Carlos Alberto Moniz, ex-furriel atirador pertencente ao 2.º pelotão e com o n.º 46 da lista dos combatentes, reside oficialmente em Lisboa. Também tem residência em Évora. No dia do seu aniversário – 11 de abril de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, Dr.ª Paula.

5 - Alcino da Silva e Sousa, ex-soldado atirador pertencente ao 4.º pelotão e com o n.º 9 da lista dos combatentes reside em Vila Boa do Bispo, concelho do Marco de Canavezes, distrito do Porto. Tem o nome de Vila por ter sido visitada por D. Afonso Henriques, em 12 de Fevereiro de 1141, que nesse mesmo dia lhe concedeu couto; Boa, pelo facto de seu solo ser fértil; e do Bispo, por aqui ter vivido durante os seus últimos anos D. Sisnando, bispo do Porto. No dia do seu aniversário – 12 de abril de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Idalina. 

6 - Vítor António V. Gonçalves, ex-1.º cabo mecânico e com o n.º 151 da lista dos combatentes, reside em Alportel, distrito de Faro. Quem passar por S. Brás de Alportel pode visitar o Museu do Trajo, o Largo de S. Sebastião e o Centro Histórico e os lugares de Avistar, entre outros locais turísticos. No dia do seu aniversário – 12 de abril de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Ana. Contudo, o Vítor, no ano passado, em maio, foi fazer uma prova de esforço e o médico, segundo o Vítor, insistiu em prolongar essa prova. No dia seguinte sentiu uma forte dor em uma das pernas. Fez imensos exames e, segundo o Vítor, nunca soube o que lhe aconteceu, andando meses com dificuldades devido a esse problema. Continua como empresário, com a sua oficina de mecânica, em Alportel. 

7 - Valdemar Chaves Ferreira, ex-soldado atirador pertencente ao 4.º pelotão e com o n.º 150 da lista dos combatentes, reside em Mira de Aire, do município de Porto de Mós, distrito de Leiria. Nesta freguesia, cujo território é atravessado pelo Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, situa-se uma das grutas naturais mais espectaculares e mais bem preservadas de Portugal, a Gruta de Mira de Aire, também conhecida como Gruta dos Moinhos Velhos. Tem 11 km de comprimento. No dia de seu aniversário – 13 de abril de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Manuela. O Valdemar perdeu as duas irmãs que viviam na Alemanha, em pouco mais de um mês. Primeiro faleceu a Fátima, que era a esposa do nosso colega Domingos Lemos, e passado um mês faleceu a Florinda. Ambas com doenças cancerígenas. Os infelizes desenlaces aconteceram em novembro do ano passado. A única filha do casal Valdemar, de nome Liliane, já terminou o curso de enfermagem. Tem apenas 24 anos e a esposa do Valdemar tem 59 anos! 

 8 - Carlos Alberto Pina Bentes, ex-soldado atirador pertencente ao 1.º pelotão e com o n.º 47 da lista dos combatentes, reside em Lagoa, distrito de Faro. No dia do seu aniversário – 14 de abril de 2021 – tentei telefonar-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Não consegui o contacto. Como em Lagoa moram 3 Dulombianos, telefonei ao Serafim para saber do seu paradeiro. Dirigindo-se à casa do Pina Bentes, encontrou tudo fechado. Segundo o Serafim, uma das hipóteses é ter-se ausentado para a Figueira da Foz, onde vive um seu filho. O Serafim dará notícias quando souber alguma novidade. Na nossa lista dos combatentes, o Pina Bentes só nos facultou o telefone fixo.

9 - Américo da Conceição Estanqueiro, ex-furriel atirador pertencente ao 4.º pelotão e com o n.º 16 da lista dos combatentes, reside em Vendas de Maria, freguesia de Maças de Dona Maria, município de Alvaiázere, distrito de Leiria. O nosso fotógrafo da Companhia 2700. No dia do seu aniversário – 15 de abril de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 74 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Ana Margarida

10 - Carlos Fernando da Silva, ex-soldado atirador pertencente ao 2.º pelotão e com o n.º 48 da lista dos combatentes, reside em Mesquinhata, Baião, distrito do Porto. Perto desta ex-freguesia há a salientar o turismo espaço rural - a Casa da Cochêca, que é um pequeno e sossegado vale agrícola, perto do rio Douro, atravessado pela sua famosa linha de comboio, que foi centro de uma antiga e vasta propriedade. Tem capacidade para 6 pessoas. Em Dulombi tinha a alcunha de “Mesquinhata”. No dia do seu aniversário – 18 de abril de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Emília.

11 - Carlos Alberto Amaral, ex-1.º cabo condutor (mas não exercia esta actividade. Colaborava com o furriel vagomestre em determinadas funções) e com o n.º 44 da lista dos combatentes, reside em Vide, aldeia integrada na União de freguesias de Vide e Cabeça, concelho de Seia, distrito da Guarda. Vide possui 1 igreja matriz, 2 capelas e 9 ermidas! Vide é atravessada pelo  rio Alvôco que é um curso de água, que nasce na Serra da Estrela (no concelho de Seia, distrito da Guarda) junto a Alvôco da Serra, de onde desce até Vide, entrando no distrito de Coimbra no concelho de Oliveira do Hospital (em Alvôco das Várzeas até Ponte das Três Entradas), onde desagua no rio Alva, após percorrer os 30,7 Km da sua extensão total. É considerado um dos rios mais limpos da Europa, e cuja fauna e flora autóctones já só residualmente se conseguem encontrar (e menos ainda as espécies endêmicas). No dia do seu aniversário – 19 de abril de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, mas continuando com as sequelas de locomoção, devido ao AVC que teve, já lá vão muitos anos

 12 - Fernando Pereira Machado, ex-1.º cabo cozinheiro e com o n.º 70 da lista dos combatentes reside em São Marcos, Cacém, município de Sintra, distrito de Lisboa. Em São Marcos podemos visitar o Monte Calvário, o Museu Paroquial de São Marcos, a Cascata do rio São Marcos, a praça Dante Marcucci, Miradouros e locais religiosos. No dia do seu aniversário – 27 de abril de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Augusta.

13 - José Luís Martins Monteiro, ex-soldado básico com o n.º 108 da lista dos combatentes, reside no Seixal, distrito de Setúbal. Quem passar pelo Seixal pode ver a Ponte 25 de Abril, e visitar, entre outras atrações, a Baía do Seixal, o Ecomuseu Municipal do Seixal, o Splash Seixal, a Quinta da Fidalga, o Palácio do Rei do Lixo, o Solar dos Zagalhos e o Miradouro da Quinta da Trindade. No dia do seu aniversário – 28 de abril de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 74 primaveras.  Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Ana Maria. Para que conste, o José Luís mora relativamente perto do Manuel Leitão Portugal, a cerca de 12 km de distância entre as suas residências. (Seixal – Moita).

 14 - António da Silva Cunha, ex-soldado condutor e com o n.º 174 da lista dos combatentes reside em Mascotelos, Guimarães, distrito de Braga. No dia do seu aniversário – 28 de abril de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Rosa. O António tem 3 filhos, todos a residir perto da sua residência. Dedica-se à agricultura biológica de um modo particular, tendo um interessante terreno onde cultiva o essencial para consumo doméstico e ainda, se sobra, dá aos amigos. Além disso cria galinácea, tendo assim boa carne do campo e ovos caseiros. Recentemente adquiriu um suíno. Que pena não morar perto do António!!!

A certa altura o Sargento «Tufadas» veio ter comigo e disse-me se eu queria ficar em Bissau como condutor mecânico ou se queria ir para Dulombi como padeiro. Claro que optei pela 1.ª proposta. Apenas estive 3 dias com a Companhia, nos Adidos, e recebi logo “Guia de Marcha” para me apresentar no Quartel-general. Fui condutor particular, durante toda a Comissão, do então Tenente-coronel Mário Firmino Miguel.

15 - Carlos Venâncio Jesus Calado, ex-soldado condutor e com o n.º 53 da lista dos combatentes, vive em Setúbal, distrito de Setúbal. Setúbal é uma cidade encantadora, podendo e devendo visitá-la. Eis algumas dicas: o Castelo de Palmela, os Fortes de São Filipe e de Santiago de Outão, as Ruínas Romanas de Troia, a Igreja do Antigo Mosteiro de Jesus, os museus do Trabalho de Michel Giacometti e o de Setúbal/Convento de Jesus, o Aqueduto de Setúbal, a Casa do Arrabidine, a Casa do Bocage, e as praias da Figueirinha, de Albarquel, do Portinho da Arrábida, da Saúde, do Bico das Lulas, dos Coelhos, do Creiro, da Comenda, da Rasca, do Outão, dos Galápagos, da Galapa, dos Galapinhos, da Anixa, da Troia Mar, da Troia Galé, da Costa da Galé, do Monte Branco e, a mais interessante, a praia do Cagalhão da Maria Esguelha. No dia do seu aniversário – 29 de abril de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Blandina, que, também faz anos no mesmo dia do Calado. Então…parabéns para o casal!

16 - Carlos Alberto Maurício Gomes, ex-capitão da Companhia e com o n.º 45 da lista dos combatentes, reside oficialmente em Lisboa, distrito de Lisboa. Também tem residência na Ericeira. Agora, com o posto de Coronel, na reforma. No dia do seu aniversário – 30 de abril de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 79 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, Dr.ª Luísa.

17 -Fernando Maria Luís, ex-1.º cabo das transmissões e com o n.º 67 da lista dos combatentes, tem residencia principal em Chainça, Abrantes, distrito de Santarém. Em Abrantes temos os castelos de Almourol e de Abrantes, as praias fluviais de Ortiga e do Lago Azul, a barragem de Castelo de Bode e os museus Metalúrgica Duarte Ferreira e Dom Lopo de Almeida, além de parques e igrejas. No dia do seu aniversário – 30 de abril de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Carmelinda. Encontra-se na sua residência na aldeia de Carril, nesta fase de pandemia. 

Nota: Carril é um lugar da freguesia de Carvalhal, concelho de Abrantes, na província do Ribatejo, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Médio Tejo, com 17,54 km2 de área. Localizada na extremidade norte do concelho, a freguesia do Carvalhal tem como vizinhos os concelhos de Vila de Rei, a norte, e do Sardoal, a leste, a sede do concelho, a sul, e as localidades do Souto e de Fontes, a oeste. Além de Carril esta freguesia inclui as localidades de Matagosa, Matagosinha, S. Domingos, Sobral Basto e Vale Tábuas.

Sem comentários: