segunda-feira, 30 de agosto de 2021

847: O ÉPICO RAID - PEDRO TINOCO DE FARIA

O texto que se segue de autoria de Pedro Tinoco de Faria não tem nada a ver com a 2700, mas pela sua contundência e lucidez, estou convicto que cada um de Vós me perdoará a sua transcrição. Entretanto, dos mais de 150 afegãos que colaboraram com as tropas portuguesas e que, por tal, correm algum risco de represálias por parte dos talibans NEM UM estes "Rambos" trouxeram!!!
 
Crônicas do Atlântico / O Épico RAID.
Ontem assisti emocionado à chegada dos últimos 4 heróis da nação que integrados numa missão de resgate de cidadãos espanhóis pelo exército e força aérea de Espanha apanharam uma carona num dos seus aviões e integraram uma missão de alto risco em território taliban dentro de um aeroporto guardado por milhares de soldados americanos, ingleses e de outras nações.
O país deu pompa e circunstância, com um presidente da república dando um mote de gravidade e heroicidade da gesta portuguesa que lança uma "equipa" de 4 supostos Rambos (sem qualquer desrespeito para estes militares forçados a entrar num teatrinho de marionetas e que o representam) que resgatam em condições difíceis um grupo de afegãos.
Não me impressionou o papel triste que almirantes e generais nestas imagens fazem na retaguarda do mais vil, manhoso e teatral presidente da república e de um dos ministros da defesa que assim como todos os seus antecessores de forma planeada e de forma sistemática destruíram as Forças Armadas fazendo de moldura a um quadro de decadência de valores, impressiona me a forma como o país embarca num teatro de um país faz de conta, com missões arriscadíssimas faz de conta e afinal militares faz de conta a participarem num teatro de marionetes a fingir que estiveram num sítio de elevado risco e perigosidade...dentro de um aeroporto onde lá dentro não está um único taliban.....no filme Black Hawc Down nas ruas de Mogadíscio ou no filme o Raid a Entebe....Portugal de vergonha em vergonha mostra o seu melhor....
Um país com políticos e com ignorantes, um estado exíguo e vassalo....com militares a fingir de heróis...e generais aprumadinhos a fingir que são generais numas forças armadas que perderam o seu maior património....a honra.
Pensava que tinha sido para resgatar portugueses em.perigo em Pemba, ou um Raid a Kandahar para resgatar a família do intérprete afegão que trabalhou para o exército português mas afinal não... foi só a brincar e sem tiros e sem risco e sem apocalipse Now...
foi só para resgatar afegãos à boleia de espanhóis...parece bem, está na moda e o povo gosta muito de novelas.
Como se sujeitam os militares a isto? Que general de que país permitiria esta fantochada só para parecer bem que somos bonzinhos e ajudamos afegãos num país que abandonou os seus velhos?
.
Sim emigrar é a solução..... é o conselho para os meus filhos
A decadência é tão notória que passou a ser normal e todos acham normal fingir ser-se herói....e lá vêm mais 4 cartões de Antigo Combatente com entradas livres em museus e outros sítios a que ninguém vai.....decadente.

Sem comentários: