domingo, 28 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024
P969: O BATALHÃO DE CAÇADORES 2912 NO CARVALHO ARAÚJO - ANTÓNIO TAVARES
Às 12 horas certas do dia 24 de Abril de há 54 anos zarpou da Gare Marítima de Alcântara o navio T/T CARVALHO ARAUJO rumo ao Comando Territorial Independente da Guiné. Transportava cerca de 600 militares do Batalhão de Caçadores nº. 2912; tropas individuais; duas enfermeiras e a tripulação do navio.
Um dos tripulantes era contrabandista. Vendia relógios CAUNY PRIMA; bebidas; tabaco; máquinas fotográficas e óculos Ray-Ban.
Em cada viagem ouvia-se uma história passada no anterior trajecto. Não faltavam histórias tenebrosas do antigo navio misto de passageiros e de carga, incluindo o transporte de gado. Antes navegava na rota dos Açores desde 1939. Pertencia à Empresa Insulana de Navegação.
Na manhã do dia 26 avistamos à nossa ré o navio VERA CRUZ com dois Batalhões a bordo e com o destino Moçambique. Zarpou no dia 25 do mesmo cais e à mesma hora da partida do CARVALHO ARAUJO, no dia anterior.
O VERA CRUZ navegava a uma velocidade de cerca de 30 nós e rapidamente ultrapassou o CARVALHO ARAUJO depois de feitas as saudações marítimas dos barcos regrados militares. Eram requisitados pelo Estado e adaptados ao transporte de tropas.
Em alto mar o CARVALHO ARAUJO teve a companhia de golfinhos. Faziam umas piruetas talvez a troco de restos de comida lançada à ré do navio. Uma companhia divertida e de cor diferente do azul esverdeado do mar e do céu, que nos acompanhava desde o Farol do Bugio.
Próximo das águas quentes do Equador os peixes voadores também visitaram o navio. Foi uma novidade vê-los voar sobre o convés do navio. Atrevidos, alguns morreram na coberta do CARVALHO ARAUJO.
Eu só os conhecia através de fotografias e leituras dos discursos do Padre António Vieira.
Cerca das 21H30 do dia 30 de Abril o CARVALHO ARAUJO ancorou ao largo do porto de Pindjigutti, em Bissau, escoltado pela lancha P 361 - Lira.
O Batalhão de Caçadores nº. 2912 desembarcou no chão guinéu na manhã de 1 de Maio de 1970 ao fim de sete noites a bordo do CARVALHO ARAUJO.
Recordar é bom!
sábado, 13 de abril de 2024
quinta-feira, 4 de abril de 2024
P967: ALÔ DAQUI FALA O LEMOS
MARÇO 2024
1 - António Bessa Nunes, ex-1.º cabo atirador do 1.º pelotão e com o n.º 23 da lista dos combatentes, reside em Paços de Ferreira, distrito do Porto.
Aniversário: em 1 de março de 2024 perfez 76 primaveras.
Dei-lhe os parabéns, pelo telefone. Encontra-se bem de saúde.
2 - António Vasco Lopes Marinho Alves, ex-soldado atirador do 4.º pelotão e com o n.º 33 da lista dos combatentes, reside em Esposade, Matosinhos, distrito do Porto.
Aniversário: em 2 de março de 2024 perfez 76 primaveras.
Dei-lhe os parabéns, pelo telefone. Encontra-se bem de saúde.
3 - José Orlando Vicente, ex-soldado atirador do 2.º pelotão e com o n.º 117 da lista dos combatentes, reside na freguesia de Santa Clara, Lisboa.
Aniversário: em 5 de março de 2024 perfez 76 primaveras, mas não consegui o contacto para lhe dar os parabéns. Tentarei mais tarde.
4 - Joaquim Moura Quintas, ex-soldado rádio telegrafista e com o n.º 95 da lista dos combatentes, reside em Avelãs do Caminho, Anadia, distrito de Aveiro.
Aniversário: em 9 de março de 2024 perfez 76 primaveras.
Dei-lhe os parabéns, pelo telefone. Encontra-se bem de saúde.
5 - José Joaquim Queirós Fernandes, ex-soldado atirador do 4.º pelotão e com o n.º 94 da lista dos combatentes, reside em Marrancos, Vila Verde, distrito de Braga.
Aniversário: em 12 de março de 2024 perfez 76 primaveras.
Dei-lhe os parabéns, pelo telefone. Encontra-se bem de saúde.
6 - Arnaldo Seabra da Costa, ex-soldado condutor e com o n.º 37 da lista dos combatentes, reside em Le Pin, Cerizay, França.
Aniversário: em 13 de março de 2024 perfez 76 primaveras.
Dei-lhe os parabéns, pelo telefone. Encontra-se a recuperar bem dos problemas de saúde que teve. Já falou comigo ao telefone.
Alterações na lista de combatentes da 2700: os telefones e o e-mail da sua filha Jéssica foram alterados. Foi feita a devida correcção na dita lista.
7 - José Gonçalves Mestre, ex-soldado atirador do 1.º pelotão e com o n.º 106 da lista dos combatentes, reside em Vale de Amoreira, Moita, distrito de Setúbal.
Aniversário: em 14 de março de 2024 perfez 76 primaveras.
Dei-lhe os parabéns, pelo telefone. Encontra-se bem de saúde.
8 - Solcélio Nascimento Mateus, ex-soldado apontador de metralhadora do 3.º pelotão e com o n.º 146 da lista dos combatentes, reside em Marialva, Meda, distrito da Guarda.
Aniversário: em 20 de março de 2024 perfez 76 primaveras.
Dei-lhe os parabéns, pelo telefone. Encontra-se bem de saúde.
9 - Manuel Fernando M. de Almeida, ex-1.º cabo atirador do 1.º pelotão e com o n.º 69 da lista dos combatentes, mais conhecido por “Mota”, reside em S. Félix da Marinha, Vila Nova de Gaia, distrito do Porto.
Aniversário: em 22 de março de 2024 perfez 76 primaveras.
Dei-lhe os parabéns, pelo telefone. Encontra-se bem de saúde.
10 - Carlos Medeiros Barbosa, ex-furriel atirador do 4.º pelotão e com o n.º 51 da lista dos combatentes, reside em Ponta Delgada, distrito do Arquipélago dos Açores.
Aniversário: em 24 de março de 2024 perfez 76 primaveras.
Dei-lhe os parabéns, pelo telefone. Encontra-se bem de saúde.
11 - Isidro Joaquim da Silva Vaquinhas, ex-soldado atirador pertencente ao 2.º pelotão e com o n.º 81 da lista dos combatentes, reside em São Manços, distrito de Évora
Aniversário: em 27 de março de 2024 perfez 75 primaveras.
Dei-lhe os parabéns, pelo telefone. Encontra-se bem de saúde.
12- Evaristo Carlos Faria Borges, ex-1.º cabo escriturário e com o n.º 61 da lista dos combatentes, reside em Saint-Étienne, França. Também tem residência, em Perafita, Matosinhos.
Aniversário: em 27 de março de 2024 perfez 76 primaveras.
Dei-lhe os parabéns, pelo telefone. Encontra-se bem de saúde.
13 - Alberto Reis Espírito Santo, ex-soldado atirador pertencente ao 1.º pelotão e com o n.º 7 da lista dos combatentes, reside em S. Paio de Oleiros, Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro.
Aniversário: em 29 de março de 2024 perfez 76 primaveras.
Dei-lhe os parabéns, pelo telefone. Encontra-se bem de saúde.