sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

P104: GALOMARO DULOMBI EM BICICLETA

Há dias telefonando ao Almeida para lhe agradecer o envio do "Rapanço em Galomaro", o "nosso Cabo" rememoriou-me um episódio digno de narração.
Era mais uma coluna, como tantas outras, a Bafatá para recolha do almejado correio bem como géneros alimentícios. No regresso a Dulombi houve uma paragem em Galomaro provavelmente para recolher mais algum correio ou receber alguma instrução do nosso comandante, Tenente-Coronel Pimentel.

Não posso garantir se foi já em Dulombi mas presumo que a meio do caminho alguém notou que faltava o Russo. Como a noite já se punha, era um risco voltar atrás, até porque o Firmino lá se desenrascaria por Galomaro e em breve haveria nova coluna que o recambiaria. Mas eis que quase que não tinhamos ainda descarregado os Unimogs e aparece o Russo, de bicicleta.

Que se passara, então? Chegado à porta de armas, em Galomaro, e verificando que as viaturas já tinham partido, não esteve com meias medidas. A primeira bicicleta que encontrou chamou-lhe sua e ala que se faz tarde rumo a Dulombi. Impressiona-me o risco em que ele se constituiu. Facilmente poderia ser apanhado à unha pelos turras. Passados dias lá apareceu o Mamadu a reivindicar o seu meio de transporte.

Sem comentários: