terça-feira, 10 de novembro de 2009

P132: EXUMAÇÃO DE COMBATENTES





Relacionado com o Post anterior, transcrevo notícia do Correio da Manhã.








10 Novembro 2009 - 00h30

Ex-combatentes: Comitiva da liga parte para África no domingo
Corpos de soldados trasladados da Guiné
Uma comitiva da Liga dos Combatentes (LC), chefiada pelo general Fernando Aguda, parte no domingo para a Guiné-Bissau para mais uma missão de resgate dos restos mortais de antigos combatentes portugueses.
Segundo o general Chito Rodrigues, presidente da LC, os trabalhos desta equipa visam recuperar os corpos de dez soldados portugueses nas zonas de Catió, Quebo, Fulacunda, Bolama, Bedanda, Cacine – no Sul do país – e na ilha das Galinhas, arquipélago dos Bijagós.
Esta é a quarta missão do género na Guiné-Bissau, que se desenvolve ao abrigo do Programa ‘Conservação de Memórias’, criado há cinco anos. "Tem sido um trabalho complexo e sensível, de muita análise, estudo e planificação", reconheceu ao CM o general Chito Rodrigues.
No domingo voa para a Guiné apenas uma parte da equipa, que será reforçada no dia 20 com mais três especialistas em antropologia forense, entre eles a antropóloga Eugénia Cunha, a quem cabe a coordenação dos trabalhos nesta área.
"Os primeiros elementos irão efectuar a prospecção geofísica e preparar o terreno para nós fazermos a exumação e identificação" dos restos mortais, disse Eugénia Cunha ao CM. A missão é apoiado pelo governo guineense.

MAIORIA NÃO VAI REGRESSAR A PORTUGAL
O objectivo da Liga dos Combatentes é localizar os restos mortais dos antigos soldados e concentrá--los no talhão português de cemitério de Bissau. Até agora, foram resgatados e identificados "55 corpos" na Guiné-Bissau. Destes, houve oito famílias que manifestaram intenção de fazer a trasladação para Portugal. Primeiro vieram cinco, nos próximos dias chegarão os restantes três, que serão homenageados no dia 14, numa cerimónia junto ao Monumento dos Combatentes do Ultramar, em Lisboa, disse Chito Rodrigues. A homenagem integra-se nas comemorações do Dia do Armistício e do aniversário da Liga.

PORMENORES REFERENCIADOS
A Liga dos Combatentes já referenciou perto de quatro mil antigos combatentes das Forças Armadas espalhados pela Europa e África. Falta a Ásia.

DISPERSÃO
Só na Guiné-Bissau foram identificados 110 locais onde podem estar restos mortais de combatentes portugueses. Os trabalhos desta missão terminam dia 28.

Sem comentários: