sexta-feira, 12 de março de 2010

P158: PESCADORES, CAÇADORES E OUTROS... (POR RICARDO LEMOS)

JÁ NÃO ME LEMBRAVA DESTE RIO FANDAUOL.
SEI QUE HAVIA UM RIO QUE SE FORMAVA NO INVERNO, PERTO DO NOSSO ACAMPAMENTO. EU IA PESCAR NESSE RIO. OS PEIXES ERAM PEQUENOS E MUITO COLORIDOS E ERAM UM PETISCO, FRITINHOS EM AZEITE PELOS NOSSOS COZINHEIROS. SEI QUE NO VERÃO ESSE RIO SECAVA E APENAS HAVIA UNS POÇOS COM ÁGUA, MAS BEM FUNDOS.
CERTO DIA, NO VERÃO, FUI PESCAR, NA BRINCADEIRA, PARA UM DESSES POÇOS, MAS COM A CONVICÇÃO QUE SÓ IA DAR BANHO À MINHOCA. PREPAREI A CANA, COM UMA BÓIA E LÁ FIQUEI ALGUM TEMPO. DE REPENTE A BÓIA AFUNDOU-SE, E NÃO É QUE UM PEIXE ENORME MORDEU O ISCO.
FIQUEI ESPANTADO COMO É QUE HAVIA PEIXE GRANDE QUE FICAVA NESSES POÇOS DURANTE O TEMPO SECO. É EXTRAORDINÁRIO COMO É QUE NUM RIO SECO DE VERÃO SE PESCAVA ABUNDANTEMENTE NO INVERNO. NUMA DAS VEZES QUE ME DESLOQUEI A BISSAU, FUI PESCAR PARA O CAIS PRINCIPAL. A CORRENTE ERA ENORME. LÁ ARRANJEI OS APETRECHOS E LANCEI O ISCO.
PASSADO ALGUM TEMPO SENTI UM FORTE ESTICÃO, E LÁ PESQUEI UM PEIXE DE 1KG APROXIMADAMENTE. REPETIU-SE A HISTÓRIA UMAS TANTAS VEZES. NO ÚLTIMO LANÇAMENTO, SENTI UM PEQUENO ESTICÃO, E PENSEI QUE SERIA UM PEIXITO... QUANDO TAL, AO APROXIMAR-SE DO CAIS, O DITO PEIXE, DEU UM SALTO FORA DA ÁGUA....TERIA MAIS DE 30 KG, AFUNDOU, VEIO CONTRA A CORRENTE, NA MINHA DIRECÇÃO, ENTROU POR BAIXO DO CAIS, E COMO ESTE TINHA IMENSOS MEXILHÕES, A LINHA CORTOU-SE, E LÁ FOI O PEIXE. TAMBÉM EU NÃO O CONSEGUIRIA RETIRAR SOZINHO DA ÁGUA. NO XIME, ENQUANTO ESPERAVA A LANCHA, PESCAVA ENORMES CARANGUEJOS, BEM GORDOS E APETITOSOS. ERA SÓ PÔR UM RABO DE BACALHAU NUMA REDE IMPROVISADA... E EM BAFATÁ, APANHAVA DAQUELES CAMARÕES GIGANTES, IGUAIS ÁQUELES QUE NÓS PETISCÁVAMOS NAQUELES "CAFÉS". DEPOIS TRAZIA-OS PARA DULOMBI.
CERTO DIA ESTAVA EU A PESCAR NO RIO QUE BANHAVA BAFATÁ (COMO ERA O SEU NOME? Geba - nota do Editor) E PESQUEI UM PEIXE REDONDO, NEGRO, GRANDE, E PEDI A UM SOLDADO QUE ESTAVA À MINHA BEIRA PARA O RETIRAR DO ANZOL... LEVOU UM CHOQUE QUE ATÉ VIU ESTRELAS...
ENFIM, HISTÓRIAS DA PESCA TENHO-AS AOS MONTES...(então não te esqueças de as transmitires para serem publicadas no nosso Blog - nota do editor)

UM ABRAÇO,
LEMOS

Sem comentários: