terça-feira, 6 de novembro de 2012

P412: VISITA AO ANTÓNIO GUERREIRO



António José Reis Guerreiro, ex-soldado atirador do 2.º pelotão, sob o comando do alferes Barata, vive na Casa da Horta, em Almancil, pertencente à Unidade de Vida Apoiada da Associação de Saúde Mental do Algarve – ASMAL, cuja sede está situada em Loulé. 

O Reis Guerreiro, com as suas 64 primaveras, comemoradas no dia 24 de Agosto de 2012.
       
 O António José Reis Guerreiro faz parte da lista de embarque do Carvalho Araújo, sob o nº 72, tendo o número mecanográfico 36 227 69. Esta lista pode ser consultada no POST nº 11 do nosso Site.
Tendo adoecido, com aproximadamente 9 meses de Comissão, na Guiné-Bissau, retornou a Portugal. Nos primeiros tempos, deambulava pelas ruas de Portimão e de Chão das Donas. Começou a fazer tratamentos psiquiátricos no Centro de Saúde Mental de Faro, onde chegou a estar internado, isto há mais de duas décadas.
No dia 19 de Julho de 2001 deu entrada na “Casa da Horta”, situada em Almancil, uma Unidade de Vida Apoiada, pertencente à Associação de Saúde Mental do Algarve, com sede em Loulé.
Vivem cerca de 20 elementos na “Casa da Horta”.
Não casou nem teve filhos.
O “Tozé” sofre de esquizofrenia. Vive com as limitações da sua doença. Não se recorda de nada. Esqueceu o passado.
Se passarem por Almancil não se esqueçam de o ir visitar e…o Tozé gosta de uns cigarritos SG de cor azul…
O “alferes” Barata comenta: “foi um soldado que não me deu o menor problema apesar da sua sanidade mental já na altura não ser a melhor. Senti, sim, uma certa revolta por já ter cumprido bastante tempo na PM, na metrópole e ter que vir para o Ultramar depois daquele tempo todo. Por acaso não me recordo em que contexto veio embora, a meio da comissão, já que em operações ele até cumpria.”

 “Casa da Horta” em Almancil

 Tozé e Lemos na “Casa da Horta”

 Tozé na Casa da Horta


Sem comentários: