sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

P431: RELÍQUIA FOTOGRÁFICA DO ANTÓNIO CUNHA


António da Silva Cunha, ex-soldado condutor pertencente à Companhia de Caçadores 2700, reside actualmente em Mascotelos, Guimarães.

António Cunha
Nasceu no dia 28 de Abril de 1948

O António Cunha teve como unidade mobilizadora o Regimento de Infantaria Nº 2, aquartelado na cidade de Abrantes e estava enquadrado no Batalhão de Caçadores 2912.
No dia 24 de Abril de 1970, embarcado no navio “Carvalho Araújo”, largou da Gare Marítima de Alcântara, com destino à Guiné.
O António Cunha, sendo “Amparo de Mãe”, mesmo assim, foi mobilizado para cumprir o serviço militar no Ultramar. O seu pai faleceu quando tinha 16 anos de idade e a sua mãe, já sexagenária, trabalhava numa quinta alugada. O António Cunha era a única pessoa que ajudava a mãe no seu sustento. Mesmo assim, depois de uma visita da “Comissão Técnica”, para definir o estatuto do António Cunha, esta indeferiu o pedido de não mobilização. Com receio de demorar muito tempo o recurso a que tinha direito sobre esta decisão da “Comissão Técnica”, o António Cunha decidiu nada fazer e seguiu, então, o seu destino.
Durante a viagem, e talvez por ser “Amparo de Mãe”, o António Cunha narra:
A certa altura o Sargento «Tufadas» veio ter comigo e disse-me se eu queria ficar em Bissau como condutor mecânico ou se queria ir para Dulombi como padeiro. Claro que optei pela 1.ª proposta.
Apenas estive 3 dias com a Companhia, nos Adidos, e recebi logo “Guia de Marcha” para me apresentar no Quartel-general.
Fui condutor particular, durante toda a Comissão, do então Tenente-coronel Mário Firmino Miguel.
Sabia de toda a situação da minha Companhia mobilizadora. Estava sempre atento ao que se passava em Dulombi, já que a minha situação privilegiada o permitia, pois tinha acesso às salas de Comando operacional do meu Tenente-coronel.
Regressei à Metrópole em Maio de 1972”.

O António Cunha era 2.º primo do nosso saudoso camarada José da Silva Ribeiro (padeiro), que morava em Tabuadelo, Guimarães.
O António Cunha mora a 850 metros do nosso condutor Fernando Rodrigues. São amigos e, por tal motivo, o António Cunha já participou num dos nossos convívios, na altura a convite do Rodrigues e do José Ribeiro, encontro esse realizado na Mealhada, no dia 1 de Maio de 1999.

Actualmente, o António Cunha encontra-se na situação de reformado como Empresário da construção civil.
É pai de dois rapazes e uma rapariga.

Um abraço do António Cunha para a família Dulombiana.





António Cunha

Sem comentários: