segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

P433: RELÍQUIAS FOTOGRÁFICAS DE HELDER BALÇA


Hélder Fernandes Balça, ex-alferes estagiário, colocado em Dulombi para tal fim, mora em Coimbra.
Um abraço do Hélder Balça para a família Dulombiana.

Hélder Balça
Nasceu no dia 12 de Junho de 1945

 Breve biografia do Hélder Balça

 “Quanto ao meu trajecto militar e de uma maneira muito resumida, fui para Mafra (EPI), em Agosto de 1970, depois da crise académica em Coimbra em 1969, onde faltei aos exames por contestação. Fiz a recruta de Agosto a Outubro e a especialidade para Comandantes de Companhia (CC) de Outubro a Dezembro. No dia 4 de Janeiro de 1971, voei para a Guiné a fim de fazer um estágio. Fui colocado no Dulombi como alferes, de onde saí nas vésperas de voar para o Continente. Regressado, fui graduado em tenente e voltei a Mafra para fazer o Curso para Comandantes de Companhia (CPC).
Em Agosto desse ano fui colocado no B. Caç 10, em Chaves, unidade a que fiquei a pertencer e onde comandei uma companhia. Em Outubro, fui para Santa Margarida formar a Companhia C. Caç 3483, pertencente ao B. Caç 3870, tendo rumado ao Leste de Angola em 27 de Janeiro de 1972. Lá me mantive, primeiro no Lungue – Bungo na abertura da estrada Luso Gago Coutinho, tendo volvidos cinco meses rodado para Henrique de Carvalho, hoje Saurimo e ficado na sede de Batalhão e Sector, em intervenção. A companhia regressou nos princípios de Maio de 1974 e eu e o 1º Sargento que ficamos na liquidatária, regressado em 29 de Junho. Tive a lamentar um morto em acidente de viação. Regressado, voltei aos estudos na Universidade de Coimbra que tinha interrompido e terminei o curso de engenharia civil em 18 de Dezembro de 1976. Daí para cá tenho exercido a actividade profissional, como empresário na área dos projectos e direcção de obras”.

Alferes Balça “baby sitter”

 Hélder Balça em funções operacionais

 Alferes Balça e  fur. Fonseca

NOTA - O ex-alferes Balça também pode ser visualizado nos seguintes Posts: 249, 296, 372, 404, 420 e 430

Sem comentários: