domingo, 7 de abril de 2013

P449: ENCONTRO DA COMPANHIA - RICARDO LEMOS

Caros camaradas
   
            Ainda faltam 2 semanas para terminarem as marcações para o almoço e já temos 95 inscrições confirmadas.
Por tal motivo, atingimos os objectivos propostos inicialmente, que eram de 100 elementos, entre combatentes e familiares.
Também o turismo rural vai de vento em popa, pois já foram feitas muitas reservas para as casas rurais de Folgosinho. Como sabem, há um preço especial para os inscritos: 35 euros por casa/dia. Cada casa possui um quarto de casal, e também local para mais uma pessoa na sala. Tem todas as comodidades, incluindo aquecimento central, TV e kitchenette.

Ora vamos ver um pouco de Folgosinho:



O Castelo é o ex-líbris mais belo da aldeia de Folgosinho:
O filme acima, mostra o Castelo, jóia preciosa e rara, talvez única, de puro quartzo branco-rosado, engastada na granítica e majestosa Serra da Estrela. O Castelo domina, altaneiro, o Vale do Mondego, um horizonte imenso, inúmeras e graciosas povoações e junto dele se aconchegaram os primeiros habitantes desta antiquíssima vila serrana a que chamaram Folgosinho.

Torre do Castelo
Folgosinho, freguesia do concelho de Gouveia, distrito da Guarda, província da Beira Alta, vila antiquíssima e sede de concelho até 1836, fica situada na encosta norte da serra da Estrela, a 933 metros de altitude. Fica a 11 quilómetros de Gouveia, a 45 da Guarda e a 60 de Viseu. Tem várias quintas, moinhos e casais dispersos pela vasta serra.
A situação altaneira de Folgosinho permite-lhe oferecer um espectáculo deslumbrante a perder de vista, no horizonte infindo, pintalgado de inúmeras povoações dos concelhos de Mangualde, Gouveia, Fornos de Algodres e Celorico da Beira, mas, se subirmos a S. Tiago, Viseu e Guarda oferecem-se acolhedoras aos nossos olhos extasiados de tanta beleza e imensidão.

Praça de Folgosinho, frontal ao Restaurante Albertino e nosso Ponto de Encontro.


Fonte do Pedrão. Uma das mais belas da aldeia.
Capela de S. Faustino no Largo José Fernandes
A zona mais típica de Folgosinho
Paineis de azulejos com quadras cujo tema principal é a água.
Parte antiga de Folgosinho
Viela da aldeia

Sem comentários: