quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

P554: RESCALDO DAS RELÍQUIAS FOTOGRÁFICAS (PARTE II)


            Comecei então a organizar uns passeios pelo Norte do País, a fim de iniciar o meu périplo pelos lugares indicados na lista do Timóteo.
Antes, fiz um estudo de comparação da lista do Timóteo e de uma outra lista colocada no nosso blogue pelo Fernando Barata relativamente aos elementos da Companhia que embarcaram no Carvalho Araújo e ainda fui buscar dados narrados pelo Fernando Barata no 1.º Post do nosso Site sobre elementos que, ao longo da nossa Comissão, chegaram a Dulombi em rendições individuais.
Verifiquei mais uma vez que faltavam muitos elementos que ainda não tinham sido encontrados ou lembrados pelos pioneiros da construção desta lista do Timóteo: o condutor Marinho, o Maia da Cunha e o Fernando Ramos.
Ao mesmo tempo que comecei a visitar os camaradas Nortenhos mencionados na lista do Timóteo, iniciei uma busca dos elementos em falta. Vários processos utilizei nessas pesquisas:
- Lista telefónica da PT
- Através do número mecanográfico dos camaradas que se encontravam mencionados na lista de embarque do Carvalho Araújo, e que não se encontravam na lista do Timóteo. Para isso tive a preciosa ajuda do saudoso tenente-coronel Correia.
            - Através das Juntas de freguesia.
            - Por indicações de familiares e amigos.
            - Por dados recebidos por elementos da Companhia que, por alguma razão sabiam do paradeiro dos elementos em falta.
            - Pelos Correios de Portugal.
            - E até, por um momento feliz, de sorte, na pesquisa por outros processos.
            - Por cartas enviadas, na esperança de ser esse o colega procurado.

            Enfim, foi uma batalha dura de pesquisa, mas valeu a pena. Apenas não consegui encontrar dois elementos que chegaram à nossa Companhia, faltavam 3 meses para o fim da nossa Comissão: são eles o Carlos Alberto de Oliveira Rodrigues e o José da S. Alves, que foram colocados na nossa Companhia, segundo uma narrativa do Fernando Barata, em Novembro de 1971. Consegui, através de dados chegados de Lisboa, direcções com estes nomes. Mas nos contactos telefónicos efectuados, nenhum tinha estado em Dulombi, apenas tinham nomes iguais. Agora, será muito difícil encontrá-los, pois a pesquisa actual só é possível sabendo o número de contribuinte ou sabendo o número mecanográfico.

Mas, como ia dizendo, iniciei as minhas viagens pelo Norte e fui até Fafe visitar o Faria condutor, onde almocei. Depois, segui até Felgueiras onde me encontrei com o ex-furriel Fonseca. Aproveitando um Domingo soalheiro, fui visitar Guimarães, a convite do condutor Rodrigues, onde almocei com a sua família, um delicioso assado. Aproveitei também para visitar o Armindo Sousa e o condutor António Cunha.
Voltei a Guimarães onde me encontrei com o José Barbosa, o saudoso José Ribeiro (Padeiro) e o Gaspar corneteiro.
Em Braga, encontrei-me com o Jorge Cunha, que continua na sua arte de barbeiro, tendo convivido à mesa num saboroso almoço. Depois do almoço apareceu por lá o José Costa das transmissões, com as suas relíquias fotográficas.
Tornei a Braga para visitar o Manuel Oliveira e quase percorri Braga inteira à procura de um elemento da lista que, mais tarde descobri que estava emigrado em França: era ele o André Agostinho Correia, cuja direcção da lista do Timóteo me indicava uma rua de Braga.
Em Barcelinhos, encontrei-me com o condutor Marinho.
Em Lousada convivi com o Francisco Ribeiro e com o Belmiro Moreira.
Em Paços de Ferreira, e a convite do Adriano Ferreira, fui almoçar num restaurante da cidade, seguindo-se uma visita ao Bessa Nunes.
E para terminar este meu segundo capítulo fui passear até Amarante por duas ocasiões. Da 1.ª vez encontrei-me com o Teixeira Pinto e com o Miguel Teixeira. Mas faltava saber onde morava o Alcino Leite, emigrante em França. Depois de várias pesquisas, e com a ajuda do Teixeira Pinto e do Miguel, conseguimos encontrar a sua casa numa das freguesias de Amarante, perguntando ali, perguntando acolá… Quando o Alcino chegou de férias a Portugal, combinámos reunir-nos – eu, o Alcino, o Teixeira e o Miguel num restaurante da família do Alcino para saborearmos as delícias da região, num salutar convívio. Seguiu-se uma visita “guiada” por Amarante, num belo Domingo de sol brilhante.

E como o tema já vai longo, termino contabilizando as RF’s recolhidas nestas minhas primeiras andanças pelo Norte: mais 20 temas para publicar no nosso blogue.
Depois de uma pausa nas minhas viagens, comecei a preparar as próximas visitas: saber correctamente as direcções, telefones e marcar encontros e/ou fazer pesquisas em locais onde não havia a certeza de encontrar os elementos que estavam descritos na lista do Timóteo ou na lista de embarque do Barata.
Até breve.
        
 (Continua num próximo POST)

Sem comentários: