05 - Luís de Carvalho
10 - Teodoro Abreu
11 - José Maia da Cunha
15 - Custódio Presa
15 - António F. Magalhães
17 - António J. Torres
19 - António Fernando Silva
28 - Domingos Pires
Esta página destina-se a relatar os principais factos que contribuiram para a História da 2700. Contribui tu, também, com o teu testemunho, qualquer tipo de documento ou fotografia que gostasses de ver publicado. Envia para fernandobarata@hotmail.com
Transcrevo nota extraída do site da ANAFRE.
Deixo à consideração de cada um de Vós mais esta migalha!!!
Protocolo de Colaboração - Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional | ANAFRE - Estatuto do Antigo Combatente
Foi assinado um protocolo de colaboração entre a Direção-geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), com a participação da Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro.
O protocolo prevê que as Freguesias contribuam para o alargamento do conjunto de benefícios conferidos aos Antigos Combatentes, através da isenção do pagamento de atestados, certidões e outros documentos cuja emissão seja da sua competência, apoiando igualmente atividades de natureza social, cultural ou recreativa que lhes sejam destinadas.
As Freguesias, pela proximidade com a população em todo o território nacional e pelas competências que lhes são conferidas por lei, são parceiros privilegiados na plena concretização do Estatuto do Antigo Combatente (EAC), aprovado pela Lei n.º 46/2020, de 20 de agosto.
Como estarão recordados, há tempos todo o trabalho realizado para pôr de pé a Escola de Dulombi foi por água abaixo já que um violento tornado (quem lá esteve sabe o que isso é) fez da cobertura quais folhas de papel. Como não houve uma recuperação de imediato chuvas intensas e frequentes tiveram acção nas paredes acabando estas por, também, ruir.Estado em que ficou o nosso aquartelamento após violento tornado
Perante este cenário o Gil como não é homem para ficar de braços cruzados, à distância já se pôs a orientar os dulombianos de forma a começarem a fabricar blocos de adobe para, quando em Novembro lá chegar ter material para reerguer a Escola. Contudo custos adicionais existirão pelo que vos exortava a adquirirem o III Volume de Histórias ao Quadrado, que para além de óptimas fotografias de Samuel Tettey apresenta, também, extractos do "Diário de Guerra" do nosso camarada Fernando Ramos. Reverte parte da receita para a execução de obras em Dulombi. Lembrem-se que ao adquirir o livro estão a contribuir para mais uns pregos a utilizar no levantamento da Escola.
O dia para este Moniz deve ter 25 horas tais são as suas actividades.
Desfrutem o seu último hobby clicando no link:
https://www.facebook.com/tininha.bastos.3/videos/561475288487994
Por ambos serem naturais do Funchal, no meio golfista, o Moniz já é considerado o "Ronaldo da bolinha".
O último Torneio do Circuito Centro, a contar para a Ordem de Mérito de 2021, realizou-se no Campo de Golfe do Lisbon Sports Club nos dias 29 e 30 de setembro de 2021.
Participaram no torneio 127 associados tendo jogado 61 no primeiro dia e 66 no último dia.
Em Net Geral em 1.º lugar classificou-se Carlos Moniz com 44 pontos, em 2.º, também, com 44 pontos ficou Duarte Drumond Abreu e o 3.º lugar foi alcançado por Luís Filipe Mascarenhas com 43 pontos.
Em Net Super Seniores + Masters ficou em 1.º lugar Carlos Moniz com 44 pontos que também ganhou o 1.º lugar Net Geral.
(Transcrito do site da Associação Nacional de Seniores de Golfe)
SETEMBRO 2021
1 - Eduardo Rosa Francisco, ex-1.º cabo atirador do 3.º pelotão e com o n.º 58 da lista dos combatentes, reside em Annecy, França.
No dia do seu aniversário – 8 de setembro de 2021 - telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Contudo, não consegui a ligação.
Tentei em outros dias…, mas não atende. O seu telefone está a funcionar e diz, em francês, para deixar mensagem.
Tentarei mais tarde.
2 - Manuel Leitão Portugal, ex-soldado das transmissões e com o n.º 134 da lista dos combatentes, reside na Moita, distrito de Setúbal.
No dia do seu aniversário – 8 de setembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa D. Luísa.
O Manuel Leitão é mais novo do que a maioria dos Combatentes da 2700, visto que se voluntariou, um ano mais cedo, não seguindo o curso normal da idade da recruta, naqueles tempos que já lá vão.
3 - Aníbal de Sousa Barros, ex-soldado atirador do 3.º pelotão e com o n.º 18 da lista dos combatentes, reside em Saint-Claude Jura, França
No dia do seu aniversário – 9 de setembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Contudo, não consegui a ligação.
Tentei em outros dias…, mas não atendeu. O seu telefone está a funcionar e diz, em francês, para deixar mensagem.
Tentarei mais tarde.
4 - António Augusto Amaral Simões, ex-1.º cabo atirador do 3.º pelotão e com o n.º 21 da lista dos combatentes, reside em Gouveia, distrito da Guarda.
No dia do seu aniversário – 10 de setembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa D. Emília.
5 - Alfredo Azevedo Pereira, ex-soldado atirador do 3.º pelotão e com o n.º 13 da lista dos combatentes, reside no Marco de Canavezes, distrito do Porto.
No dia do seu aniversário – 12 de setembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa D. Cândida.
6 - Domingos Magalhães Lemos, ex-soldado atirador do 4.º pelotão e com o n.º 56 da lista dos combatentes, reside em Queluz, concelho de Sintra, distrito de Lisboa.
No dia do seu aniversário – 13 de setembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras.
Impressionante o que aconteceu:
Lemos: Olá Domingos Lemos, parabéns pelo teu aniversário!
Domingos: Ah… eu hoje faço anos? Nem me lembrava! Obrigado pelo telefonema.
E esta, hem…
O diálogo continuou.
Domingos: “pois, estou à espera de familiares que vivem na Alemanha, a casa onde vivo era da minha falecida esposa, D. Maria de Fátima. Sabes, quando era muito novo, antes da vida militar, tive um caso, em Lisboa, com a Maria de Fátima, e ela engravidou. Mas, durante 40 anos, nunca mais a vi! Depois, conheci o Valdemar da nossa Companhia e, afinal, ela era sua irmã. Certo dia encontramo-nos e, então, fizemos casal passados os ditos 40 anos”.
O Domingos Lemos foi viver para a Alemanha, e conheceu o seu filho, pois fizeram teste de paternidade. Infelizmente, a D. Maria de Fátima morreria passados alguns anos de doença prolongada.
A vida dá cada volta!
O Domingos Lemos tem mais 2 filhas da sua primeira mulher.
O Domingos Lemos vai bem de saúde.
7 - Carlos Manuel Oliveira Costa, ex-soldado condutor e com o n.º 50 da lista dos combatentes, tendo ficado em Bissau, e cumprindo a sua missão também como condutor, reside em Lagoas, Cantanhede, distrito de Coimbra.
No dia do seu aniversário – 14 de setembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Presentemente está em França. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Amélia.
8 - Manuel Domingues Parada, ex-soldado atirador do 1.º pelotão e com o n.º 140 da lista dos combatentes, reside em Vilar de Perdizes, concelho de Montalegre, distrito de Vila Real.
No dia do seu aniversário – 15 de setembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, e recuperou bem da operação que fez: colocou uma prótese de anca, total, do lado direito.
Estado civil: viúvo.
Tem facebook, onde postei também, os meus parabéns de aniversário.
9 - Vitor Manuel de Sousa Rodrigues, ex-soldado atirador do 2.º pelotão e com o n.º 153 da lista dos combatentes, reside no Canidelo, Vila Nova de Gaia, distrito do Porto.
No dia do seu aniversário – 19 de setembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde.
Estado civil: Divorciado.
10 - António Gonçalves Barreira, ex-soldado atirador do 2.º pelotão e com o n.º 27 da lista dos combatentes, reside em Esposende, distrito de Braga.
No dia do seu aniversário – 19 de setembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Elvira.
11 - António Luís Lopes Diogo, ex-1.º cabo atirador do 3.º pelotão e com o n.º 31 da lista dos combatentes, reside em Rio Maior, distrito de Santarém.
No dia do seu aniversário – 24 de setembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como sua esposa D. Deolinda.
12 - João Baltasar P. Bilro, ex-soldado básico sem pelotão definido e com o n.º 84 da lista dos combatentes, reside em Borba, distrito de Évora.
No dia do seu aniversário – 24 de setembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Rita.
13 - Hélder da Silva Coelho, ex-furriel enfermeiro e com o n.º 78 da lista dos combatentes, reside em Lisboa.
No dia do seu aniversário – 30 de setembro de 2021 - telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 74 primaveras. Está relativamente bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Maria Teresa.
No ano passado, em março de 2020, por exames de rotina, foi-lhe diagnosticado um pequeno tumor nos pulmões. Também por análises e marcadores, isso foi notado. Como não era operável, o Hélder foi submetido a tratamentos de radioterapia e quimioterapia. Agora faz exames periodicamente, mas está a correr tudo muito bem. O mal era silencioso, daqui a importância dos exames de rotina.
NOTÍCIAS DISPERSAS
CARLOS TEIXEIRA DOS SANTOS:
Em junho de 2019 escrevi: “O Carlos Santos vai ser operado a um sarcoma - que está localizado na perna esquerda - no dia 18 de junho, no IPO do Porto.
Existem muitos tipos de tumores de partes moles, mas nem todos são malignos. Quando o termo sarcoma é parte do nome da doença, significa que o tumor é maligno. No entanto alguns tumores de partes moles se comportam tanto como malignos e benignos e são denominados intermediários. O sarcoma é um tipo de cancro que se desenvolve a partir de certos tecidos, como osso ou músculo”.
Em 2020 o Carlos Santos foi fazendo exames.
Em setembro de 2021 contactei o Carlos Santos para saber se tudo continuava a evoluir favoravelmente, visto que, em telefonema anterior, ele me disse que ia fazer um TAC, ao local por onde a perna foi amputada. Infelizmente, o Carlos me disse que o TAC acusou um pequeno tumor nesse local e que tinha sido submetido a outra operação para o retirar.
Presentemente faz radiologia no Hospital de S. João, com programação de 30 sessões.
As viagens diárias de ambulância, as esperas no Hospital e o próprio tratamento, faz com que o Carlos Santos se sinta cansado, o que deve ser normal.
Desejei-lhe rápidas melhoras.
JORGE MANUEL DA SILVA CUNHA:
Em fevereiro de 2020 escrevi: “O Jorge Cunha foi operado em maio do ano passado (2019), devido a problemas da bexiga e da próstata. Tinha o PSA elevado. Agora está em oncologia e toma 4 comprimidos por dia, como quimioterapia”.
Em 2021: O Jorge Cunha foi operado de urgência ao coração. A operação correu bem e está em franca recuperação. Foi uma grande operação, de peito aberto.
Em setembro de 2021 telefonei-lhe e me confidenciou que após 20 dias de ser operado, foi novamente hospitalizado, agora com problemas vesiculares. Está a ser preparado para nova operação para remover a vesícula (pequeno saco verde em forma de pera).