quinta-feira, 7 de outubro de 2021

P856: ALÔ DAQUI FALA O LEMOS

                                                        SETEMBRO 2021

1 - Eduardo Rosa Francisco, ex-1.º cabo atirador do 3.º pelotão e com o n.º 58 da lista dos combatentes, reside em Annecy, França.

No dia do seu aniversário – 8 de setembro de 2021 - telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Contudo, não consegui a ligação.

Tentei em outros dias…, mas não atende. O seu telefone está a funcionar e diz, em francês, para deixar mensagem.

Tentarei mais tarde.

 

2 - Manuel Leitão Portugal, ex-soldado das transmissões e com o n.º 134 da lista dos combatentes, reside na Moita, distrito de Setúbal.

No dia do seu aniversário – 8 de setembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa D. Luísa.

O Manuel Leitão é mais novo do que a maioria dos Combatentes da 2700, visto que se voluntariou, um ano mais cedo, não seguindo o curso normal da idade da recruta, naqueles tempos que já lá vão.

 

3 - Aníbal de Sousa Barros, ex-soldado atirador do 3.º pelotão e com o n.º 18 da lista dos combatentes, reside em Saint-Claude Jura, França

No dia do seu aniversário – 9 de setembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Contudo, não consegui a ligação.

Tentei em outros dias…, mas não atendeu. O seu telefone está a funcionar e diz, em francês, para deixar mensagem.

Tentarei mais tarde.

 

4 - António Augusto Amaral Simões, ex-1.º cabo atirador do 3.º pelotão e com o n.º 21 da lista dos combatentes, reside em Gouveia, distrito da Guarda.

No dia do seu aniversário – 10 de setembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa D. Emília.

 

5 - Alfredo Azevedo Pereira, ex-soldado atirador do 3.º pelotão e com o n.º 13 da lista dos combatentes, reside no Marco de Canavezes, distrito do Porto.

No dia do seu aniversário – 12 de setembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa D. Cândida.

 

6 - Domingos Magalhães Lemos, ex-soldado atirador do 4.º pelotão e com o n.º 56 da lista dos combatentes, reside em Queluz, concelho de Sintra, distrito de Lisboa.

No dia do seu aniversário – 13 de setembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras.

Impressionante o que aconteceu:

Lemos: Olá Domingos Lemos, parabéns pelo teu aniversário!

Domingos: Ah… eu hoje faço anos? Nem me lembrava!  Obrigado pelo telefonema.

 E esta, hem…

O diálogo continuou.

Domingos: “pois, estou à espera de familiares que vivem na Alemanha, a casa onde vivo era da minha falecida esposa, D. Maria de Fátima. Sabes, quando era muito novo, antes da vida militar, tive um caso, em Lisboa, com a Maria de Fátima, e ela engravidou. Mas, durante 40 anos, nunca mais a vi! Depois, conheci o Valdemar da nossa Companhia e, afinal, ela era sua irmã. Certo dia encontramo-nos e, então, fizemos casal passados os ditos 40 anos”.

O Domingos Lemos foi viver para a Alemanha, e conheceu o seu filho, pois fizeram teste de paternidade. Infelizmente, a D. Maria de Fátima morreria passados alguns anos de doença prolongada.

A vida dá cada volta!

O Domingos Lemos tem mais 2 filhas da sua primeira mulher.

O Domingos Lemos vai bem de saúde.

 

7 - Carlos Manuel Oliveira Costa, ex-soldado condutor e com o n.º 50 da lista dos combatentes, tendo ficado em Bissau, e cumprindo a sua missão também como condutor, reside em Lagoas, Cantanhede, distrito de Coimbra.

No dia do seu aniversário – 14 de setembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Presentemente está em França. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Amélia.

 

8 - Manuel Domingues Parada, ex-soldado atirador do 1.º pelotão e com o n.º 140 da lista dos combatentes, reside em Vilar de Perdizes, concelho de Montalegre, distrito de Vila Real.

No dia do seu aniversário – 15 de setembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, e recuperou bem da operação que fez: colocou uma prótese de anca, total, do lado direito.

Estado civil: viúvo.

Tem facebook, onde postei também, os meus parabéns de aniversário.

 

9 - Vitor Manuel de Sousa Rodrigues, ex-soldado atirador do 2.º pelotão e com o n.º 153 da lista dos combatentes, reside no Canidelo, Vila Nova de Gaia, distrito do Porto.

No dia do seu aniversário – 19 de setembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde.

Estado civil: Divorciado.

 

10 - António Gonçalves Barreira, ex-soldado atirador do 2.º pelotão e com o n.º 27 da lista dos combatentes, reside em Esposende, distrito de Braga.

No dia do seu aniversário – 19 de setembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Elvira.

 

11 - António Luís Lopes Diogo, ex-1.º cabo atirador do 3.º pelotão e com o n.º 31 da lista dos combatentes, reside em Rio Maior, distrito de Santarém.

No dia do seu aniversário – 24 de setembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como sua esposa D. Deolinda.

 

12 - João Baltasar P. Bilro, ex-soldado básico sem pelotão definido e com o n.º 84 da lista dos combatentes, reside em Borba, distrito de Évora.

No dia do seu aniversário – 24 de setembro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Rita. 

 

13 - Hélder da Silva Coelho, ex-furriel enfermeiro e com o n.º 78 da lista dos combatentes, reside em Lisboa.

No dia do seu aniversário – 30 de setembro de 2021 - telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 74 primaveras. Está relativamente bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Maria Teresa.

No ano passado, em março de 2020, por exames de rotina, foi-lhe diagnosticado um pequeno tumor nos pulmões. Também por análises e marcadores, isso foi notado. Como não era operável, o Hélder foi submetido a tratamentos de radioterapia e quimioterapia. Agora faz exames periodicamente, mas está a correr tudo muito bem. O mal era silencioso, daqui a importância dos exames de rotina.

 

NOTÍCIAS DISPERSAS

CARLOS TEIXEIRA DOS SANTOS:

 

Em junho de 2019 escrevi: “O Carlos Santos vai ser operado a um sarcoma - que está localizado na perna esquerda - no dia 18 de junho, no IPO do Porto.

Existem muitos tipos de tumores de partes moles, mas nem todos são malignos. Quando o termo sarcoma é parte do nome da doença, significa que o tumor é maligno. No entanto alguns tumores de partes moles se comportam tanto como malignos e benignos e são denominados intermediários. O sarcoma é um tipo de cancro que se desenvolve a partir de certos tecidos, como osso ou músculo”.

 

Em 2020 o Carlos Santos foi fazendo exames.

 

Em setembro de 2021 contactei o Carlos Santos para saber se tudo continuava a evoluir favoravelmente, visto que, em telefonema anterior, ele me disse que ia fazer um TAC, ao local por onde a perna foi amputada. Infelizmente, o Carlos me disse que o TAC acusou um pequeno tumor nesse local e que tinha sido submetido a outra operação para o retirar.

Presentemente faz radiologia no Hospital de S. João, com programação de 30 sessões.

As viagens diárias de ambulância, as esperas no Hospital e o próprio tratamento, faz com que o Carlos Santos se sinta cansado, o que deve ser normal.

Desejei-lhe rápidas melhoras.

 

 

JORGE MANUEL DA SILVA CUNHA:

 

Em fevereiro de 2020 escrevi: “O Jorge Cunha foi operado em maio do ano passado (2019), devido a problemas da bexiga e da próstata. Tinha o PSA elevado. Agora está em oncologia e toma 4 comprimidos por dia, como quimioterapia”.

 

Em 2021: O Jorge Cunha foi operado de urgência ao coração. A operação correu bem e está em franca recuperação. Foi uma grande operação, de peito aberto.

 

Em setembro de 2021 telefonei-lhe e me confidenciou que após 20 dias de ser operado, foi novamente hospitalizado, agora com problemas vesiculares. Está a ser preparado para nova operação para remover a vesícula (pequeno saco verde em forma de pera).

Sem comentários: