OUTUBRO 2021
1 - Cândido Augusto Vila Franca, ex-soldado corneteiro pertencente ao 3.º pelotão, mas tendo exercido funções na messe de oficiais e sargentos e com o n.º 42 da lista dos combatentes, reside em Lamas, Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança.
No dia do seu aniversário – 1 de outubro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde.
Como lavrador das terras de Macedo, já começou com as vindimas.
Ficou combinado, se Deus nos der saúde e vida, visitar o Vila Franca, lá para Abril de 2022, para participar nas Festas da Cereja, e ao mesmo tempo comprar o bom vinho, exclusivo do Vila Franca.
2 - Augusto Pereira Rosa, ex-1.º cabo mecânico auto e com o n.º 38 da lista dos combatentes, reside em Faro.
No dia do seu aniversário – 5 de outubro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Madalena.
3 - Manuel Carlos Candeias Ravasco, ex-alferes atirador do 3.º pelotão e com o n.º 127 da lista dos combatentes, reside em Lisboa.
No dia do seu aniversário – 5 de outubro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns pelas suas 74 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, Dra. Cármen.
4 - José Manuel Alves da Cruz, ex-soldado atirador do 1.º pelotão e com o n.º 111 da lista dos combatentes, reside em Paredes de Coura, distrito de Viana do Castelo.
No dia do seu aniversário – 9 de outubro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns pelas suas 73 primaveras. Está razoavelmente bem de saúde, assim como a sua esposa D. Conceição.
Em 2019, fazendo exames, retirou 5 pólipos benignos. Em 2020, no dia 2 de setembro, retirou mais 7 pólipos benignos. O José Cruz preocupa-se com a sua saúde e faz exames regularmente. Este ano, lá para novembro, está previsto realizar outro exame de rotina.
Foi emigrante em França e, aos 49 anos, colocou uma prótese de anca, direita. Também tinha problemas de coluna. A “Securité Social France”, a partir dos 49 anos, lhe deu “baixa” até aos 60 anos. Aos 60 anos reformou-se.
Deixou de trabalhar nas terras de cultivo.
5 - Adriano Pinho da Silva, ex-soldado atirador do 4.º pelotão e com o n.º 5 da lista dos combatentes, reside em Arouca, distrito de Aveiro.
Era conhecido, em Dulombi, pela alcunha de “Arouca”.
No dia do seu aniversário – 9 de outubro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa D. Natália.
6 - Francisco Tomás da Silva Ribeiro, ex-1.º cabo atirador do 1.º pelotão e com o n.º 75 da lista dos combatentes, reside em Lousada, distrito do Porto.
No dia do seu aniversário – 10 de outubro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Aida.
Também lhe dei os parabéns pelo facebook.
7 - Abílio Pontes, ex-soldado atirador do 4.º pelotão e com o n.º 2 da lista dos combatentes, reside em Alhões, Cinfães, distrito de Viseu.
No dia do seu aniversário – 13 de outubro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Fernanda.
O Abílio foi submetido a uma prostatectomia total há muitos anos. Colocou uma prótese na anca direita em 2016. Como não bastasse, em 2017 partiu um pé. Agora, precisamente no dia de S. Pedro – 29 de junho de 2021, extraiu a vesícula. Os problemas não devem terminar por aqui, visto que, a anca esquerda começa a dar sinais de desgaste.
Continua nas suas lides de agricultor, conforme as possibilidades.
8 - Armindo José de Sousa, ex-soldado atirador do 2.º pelotão e com o n.º 36 da lista dos combatentes, reside em Mesão Frio, Guimarães, distrito de Braga.
No dia do seu aniversário – 17 de outubro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Helena.
Como o Armindo foi para a Guiné em Rendição Individual, depois de a nossa Companhia terminar a Comissão, ficou em Bissau, na messe de sargentos, mais 9 meses. É por isso que é mais novo do que a maioria dos elementos da Companhia 2700.
9 - Luís Gonçalves Alves, ex-soldado atirador do 3.º pelotão e com o n.º 175 da lista dos combatentes, reside em Rossas, Vieira do Minho, distrito de Braga.
No dia do seu aniversário – 19 de outubro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está relativamente bem de saúde assim como a sua esposa, D. Eva.
Em sequência ao que foi dito o ano passado sobre o estado de saúde do Luís, o problema estacionou (um pequeno tumor no cérebro) e tem andado bem.
Contudo, o Luís, em junho deste ano, quando nos seus afazeres de lavoura, caíu de uma escada, torceu o tornozelo e partiu a tíbia da perna direita. Não chegou a ser operado, pois foi tratado com gesso para a sua união. Mas a articulação do tornozelo, constituída por três articulações denominadas tíbio-társica, talocalcaneonavicular e subtalar, sofreu deslocações que não ficaram bem posicionadas o que lhe está a causar alguns problemas.
O Luís também tem programada uma ressonância magnética, ao cérebro, como rotina do seu problema – pequeno tumor cerebral.
10 - Manuel Guerreiro Ventura, ex-1.º cabo atirador do 2.º pelotão e com o n.º 131 da lista dos combatentes, reside em Portimão, distrito de Faro.
No dia do seu aniversário – 27 de outubro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. M. Eugénia.
O Ventura faz anos 2 vezes! Nasceu realmente no dia 27 de outubro, mas só foi registado no dia 4 do novembro, como menciona o seu Cartão de Cidadão. Se no facebook aparecer a data de 4 novembro está tudo certo…o Ventura faz anos 2 vezes.
11 - Cândido Manuel Nunes, ex-1.º cabo atirador do 2.º pelotão e com o n.º 43 da lista dos combatentes, reside em Trancoso, distrito da Guarda.
No dia do seu aniversário – 28 de outubro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Maria Pereira.
O Cândido prevê terminar a sua carreira de empresário este ano.
Na conversa cordial que tivemos, contou-me que, quando se deslocava de automóvel, matou uma lebre, acidentalmente, com uma pancada na cabeça... Passados seis Km, outra lebre se atravessou no caminho, ferindo-a numa pata, e o animal não conseguiu fugir. Assim, conseguiu 2 lebres, sem espingarda nem licença de caça, sem cartuchos e sem calcorrear montanhas! E que bons repastos deram!
12 - José Maria Terraço, ex-soldado básico e com o n.º 114 da lista dos combatentes, reside em Évora.
No dia do seu aniversário – 28 de outubro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Joaquina.
O Terraço continua com a ocupação de criar ovelhas e borregos. Nesta altura tem 15 ovelhas, mas não tem borregos. Mas as ovelhas andam grávidas e, com certeza, vão nascer borregos! Depois, serão vendidos com 6 meses de criação, chegando aos 35 kg.
Cada borrego de 30 kg, o seu custo anda à volta de 90 euros, pesado vivo.
13 - Manuel Maria Brunheta, ex-soldado da especialidade das transmissões e com o n.º 135 da lista dos combatentes, reside em Lisboa,
No dia do seu aniversário – 29 de outubro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Ludovina.
14 - Adelino Domingos Leitão da Silva, ex-1.º cabo mecânico de armas e com o n.º 3 da lista dos combatentes, reside em Ovar, distrito de Aveiro.
No dia do seu aniversário – 30 de outubro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras.
Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Rosa Silva.
Este ano, o Adelino, depois da sua esposa atender, sempre falou comigo em tom cordial.
Tudo muda! Fiquei com imensa satisfação.
15 - Serafim António da Silva, ex-1.º cabo atirador, sem pelotão definido e com o n.º 184 da lista dos combatentes, reside em Lagoa, distrito de Faro.
No dia do seu aniversário – 30 de outubro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Esmeraldina.
O Serafim Silva apenas teve uma passagem breve por Dulombi, em funções relativas ao reordenamento da tabanca de Dulombi, nomeadamente no transporte de materiais de construção, sob a supervisão do Furriel Maurício.
Sem comentários:
Enviar um comentário