quinta-feira, 31 de março de 2022

P890: ANIVERSÁRIOS - ABRIL

01 - Antero Fonseca









08 - Alfredo de Sá








10 - Firmino Pereira "Russo"






11 - Carlos Alberto Moniz
12 - Alcino Sousa




12 - Vítor Gonçalves





13 - Valdemar Chaves Ferreira








14 - Carlos Pina Bentes


15 - Américo Estanqueiro





18 - Carlos Silva "Mesquinhata"






19 - Carlos Amaral





27 - Fernando Machado





28 - José Luís Monteiro







28 - António Silva Cunha




29 - Carlos Calado







30 - Coronel Carlos Gomes






30 - Fernando Luís

P889: "EU SABIA QUE TU VINHAS" - HISTÓRIA FICCIONADA

Dez de Agosto de 1970, grande azáfama na tabanca de Dulombi. O grupo de combate preparava-se, logo ao romper da aurora, para iniciar uma operação nas matas do Jifim. 

Atendendo ao facto de a Companhia anterior, a qual tinha sido rendida pela "2700", ter abandonado Madina do Boé, o inimigo tinha campo aberto para avançar. Perante este cenário e havendo informações fidedignas que os "turras" tinham uma base instalada no Jifim, o confronto estaria iminente

As previsões verificaram-se. Ao aproximarem-se do local, brutal tiroteio se desencadeia de parte a parte.

Após a refrega, em debandada, penosamente, o pelotão regressa ao aquartelamento.

Aqui chegados verifica-se que falta o "Carrasqueira". Logo o "Meirim" se prontifica a ir procurar o colega. É desincentivado a fazê-lo, pelo Capitão, já que o mesmo depois de tamanho tiroteio e não tendo regressado com os restantes companheiros de certeza estaria morto. E assim, para quê correr riscos para recuperar um cadáver.

No entanto, o "Meirim" sozinho calcorreou toda aquela distância em direcção ao Jifim.

No dia seguinte, extenuado com o "Carrasqueira" aos ombros entra no Quartel. Após verificar que o "Carrasqueira" estava morto logo, o Capitão, se abeira do "Meirim" corroborando que todo aquele esforço tinha sido inglório, como o tinha avisado.

É então que o "Meirim" returque: meu Capitão, quando encontrei o "Carrasqueira" ele ainda estava vivo e disse-me: "EU SABIA QUE TU VINHAS". De imediato fechou os olhos.

Passaram cinquenta anos, desde a nossa chegada e também "EU SABIA QUE TU VINHAS" para comemorarmos, em Águeda,  este HINO Á VIDA E À AMIZADE, ao termos tido a sorte de regressar sãos e salvos e na hora própria recordado os sete camaradas que perderam a vida na Guiné, bem como aqueles que, entretanto, faleceram já no luso torrão.



 

 

quarta-feira, 30 de março de 2022

P888: FOTOS DO NOSSO ENCONTRO

































sexta-feira, 11 de março de 2022

P887: ENCONTRO DA COMPANHIA

Faltam, praticamente, 15 dias para a realização do nosso Encontro que este ano terá o cunho especial da comemoração dos 50 anos do nosso regresso.

Até este momento já confirmaram a sua presença: 1 - Adriano Pinho da Silva, 2 - Alberto Espírito Santo, 3 - Alfredo Adão Sá, 4 - Alfredo Azevedo Pereira, 5 - Américo  Estanqueiro, 6 - António Barreiro, 7 - António Bessa Nunes 8 - António de Oliveira Barros,  9 - António Folhadela, 10 - António Francisco de Almeida, 11 - António Pinto de Almeida, 12 - António Silva Soares, 13 - Armindo Sousa, 14 - Armindo Ramos, 15 - Bernardino Pereira, 16 - Cândido Vila Franca, 17 - Coronel Carlos Gomes, 18 - Eduardo Francisco, 19 - Fernando Barata, 20 - Fernando Correia, 21 - Fernando Mota, 22 - Fernando Rodrigues, 23 - Francisco Ribeiro, 24 - Gaspar Ribeiro, 25 - Helder Panóias, 26 - Henrique Soares, 27 - João da Costa  Marinho, 28 - João Matos, 29 - Joaquim de Jesus Alves, 30 - Joaquim Queirós Fernandes, 31 - Joaquim Moura Quintas, 32 - José Maia da Cunha, 33 - José Carneiro Azevedo, 34 - José Maria Prata, 35 - José Marinho Gomes da Silva, 36 - Júlio Machado, 37 - Manuel Faria, 38 - Manuel J. Maciel Fernandes, 39 - Manuel Maria Brunheta, 40 - Manuel Barreiros, 41 - Manuel Oliveira, 42 - Ramiro Oliveira, 43 - Ricardo Lemos, 44 - Timóteo Santos e 45 - Vítor Rodrigues.

O Timóteo aguarda pela tua confirmação. É só marcar o 96 2497110.

quinta-feira, 3 de março de 2022

P886: ALÔ DAQUI FALA O LEMOS

FEVEREIRO 2022

 

1 - Fernando Marques da Silva, ex-1.º cabo atirador do 4.º pelotão e com o N.º 68 da lista dos combatentes, reside no Caramulo, município de Tondela, distrito de Viseu.

No dia de seu aniversário – 2 de fevereiro de 2022 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 74 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Fernanda.

 

2 - Albino Almeida Piedade, ex-1.º cabo atirador do 3.º pelotão e com o N.º 8 da lista dos combatentes, reside em Rio Maior, distrito de Santarém.

No dia do seu aniversário – 4 de fevereiro de 2022 - telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 74 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Maria da Luz.

 

3 - Belarmino Aquino Vaz Pereira, ex-soldado atirador do 4.º pelotão e com o N.º 39 da lista dos combatentes, reside em Brest, França.

Aí reside com os seus familiares e onde os seus filhos e netos já cimentaram as suas vidas profissionais e amizades. No dia do seu aniversário – 4 de fevereiro de 2022 - telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 74 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Liliete. De quando em vez vem a Portugal. Este ano conta passar férias em Portugal de agosto até setembro. Fui convidado para um almoço em Pitões das Júnias, Montalegre.

 

4 - Jorge Manuel da Silva Cunha, ex-1.º cabo auxiliar de enfermeiro e com o N.º 97 da lista dos combatentes, reside em Palmeira, Braga.

No dia do seu aniversário – 8 de fevereiro de 2022 - telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 74 primaveras. Está relativamente bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Conceição. O Jorge Cunha continua com a sua profissão de barbeiro, que muito o ocupa, principalmente aos Sábados, o dia preferido dos Palmeirenses para cortar o cabelo e fazer a barba.

Os problemas de saúde narrados no aniversário do ano passado estão a ser parcialmente ultrapassados. Contudo, em dezembro de 2021, retirou a vesícula, por laparoscopia.

Continua a fazer tratamento, por cápsulas, ao cancro prostático.

 

5 - Fernando Martins Fernandes, ex-1.º cabo de reabastecimento de material e com o N.º 161 da lista dos combatentes, reside na cidade de Wiesbaden, Alemanha, onde tem os seus familiares e onde os seus filhos e netos já cimentaram as suas vidas profissionais e amizades.

De quando em vez vem a Portugal, visitar a sua terra natal: Viseu. No dia do seu aniversário – 8 de fevereiro de 2022 - telefonei-lhe para lhe dar os parabéns pelas suas 74 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Fátima.

O Fernando é natural de S. Pedro de Merelim, Braga, e o Jorge Cunha é natural de Palmeira, Braga. Estas duas povoações ficam distanciadas 5,4 km. Interessante, porque o Jorge Cunha e o Fenando Fernandes nasceram no mesmo dia: 8 de fevereiro de 1948!

 

6 - Joaquim Jesus Alves, ex-furriel enfermeiro e com o N.º 93 da lista dos combatentes, reside na Amadora, distrito de Lisboa.

No dia do seu aniversário – 10 de fevereiro de 2022 - telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 74 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Ana Maria.

 

7 - José António Paiva Guimarães, ex-soldado condutor e com o N.º 98 da lista dos combatentes, reside em Rio Tinto, distrito do Porto.

No dia de seu aniversário – 15 de fevereiro de 2022 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 74 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Fátima.

 

8 - André Agostinho Correia, ex-soldado atirador do 4.º pelotão e com o N.º 17 da lista dos combatentes, reside na cidade de Yermenonville, França.

No dia do seu aniversário – 15 de fevereiro de 2022 – tentei telefonar-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 74 primaveras, mas não consegui o contacto.

Tenterei mais tarde.

 

9 - Armindo da Conceição Ramos, ex-soldado atirador do 1.º pelotão (mas exerceu funções na equipa de reordenamento da tabanca de Dulombi) e com o N.º 35 da lista dos combatentes, reside na Maia, distrito do Porto.

No dia do seu aniversário – 23 de fevereiro de 2022 - telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 74 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Maria José.

 

10 - Gaspar Almeida Ribeiro, ex-1.º cabo corneteiro (mas exerceu funções de ajudante de vagomestre) e com o N.º 76 da lista dos combatentes, reside em Guimarães, distrito de Braga.

No dia do seu aniversário – 23 de fevereiro de 2022 - telefonei-lhe para lhe dar os parabéns pelas suas 74 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Lucinda.

 

11 - António Fernando Pinto de Almeida, ex-1.º cabo atirador do 2.º pelotão e com o N.º 25 da lista dos combatentes, reside na Madalena, Vila Nova de Gaia, distrito do Porto.

No dia do seu aniversário – 25 de fevereiro de 2022 - telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 74 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Fernanda.

 

12 - Manuel Joaquim Maciel Fernandes, ex-soldado atirador do 4.º pelotão (mas exerceu funções na Messe) e com o N.º 133 da lista dos combatentes, reside em Matosinhos, distrito do Porto.

No dia do seu aniversário – 28 de fevereiro de 2022, telefonei-lhe para dar os parabéns, pelas suas 74 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Angelina.

Nota: o Maciel, na realidade, nasceu a 29 de fevereiro. Mantendo como referência o mês de fevereiro, damos-lhe os parabéns ao dia 28.