quinta-feira, 9 de setembro de 2010

P184: MAIS UMA HISTÓRIA DO LEMOS


O MEU ANJO DA GUARDA TAMBÉM FOI À GUINÉ

Anjos da Guarda são os anjos que segundo as crenças cristãs, Deus envia no nosso nascimento para nos proteger durante toda a nossa vida. Argumenta-se que a Bíblia sustenta em algumas ocasiões a crença do anjo da guarda: "Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei". (Êxodo 23, 20).
O meu Anjo da Guarda tem por nome LECABEL, e está presente na Terra pelas 10h00 até às 10h20 da manhã.
Lembro-me de alguns episódios em que ele, “realmente”, esteve presente na minha vida e que jamais esquecerei. Este nosso “computador” é realmente uma máquina extraordinária, que guarda em memória factos passados há décadas e que se mantêm vivos para toda a vida.
Certo dia, andava eu a passear de eléctrico pela cidade do Porto – era um puto, talvez com 15 anos – e, por curiosidade coloquei a cabeça fora da janela do eléctrico para admirar a paisagem. Não estava a olhar na direcção de andamento do eléctrico, mas sim, em sentido contrário. Sem mais, naquele segundo, recolhi a cabeça e sentei-me novamente. Não é que, nesse instante, o eléctrico passou rente, mas mesmo rente, a um taipal… Se, naquele segundo, não tivesse recolhido a cabeça, esta seria degolada pelo taipal. É que estava a olhar em sentido contrário e não estava a ver o perigo. Pois, o meu anjo da guarda, me salvou naquele momento, conforme Êxodo 23, 20.
Mais tarde, nas minhas andanças pelo Algarve, nomeadamente em Cabanas de Tavira, e pouco antes da recruta, peguei na minha cana de pesca – já era um pescador afamado – e fui até um braço de mar, pescar. Já a pesca estava terminada e resolvi nadar um pouco. Como o braço de mar era estreito, nadei – e com que facilidade o fiz – até à outra margem. Depois resolvi retornar, mas… nadava, nadava, e não saía do sítio. A corrente era mais forte, a maré estava a encher e as forças estavam a faltar. Em dado momento – é preciso dizer que estava só, não havia viva alma por perto – resolvi pôr os pés no fundo do braço do mar, e não é que a água me ficou pelo pescoço… Se não tivesse pé, de certeza que teria morrido afogado. Pois, o meu anjo da guarda, me salvou novamente, conforme Êxodo 23, 20.
Na Guiné, ele também não me abandonou, e por várias vezes me protegeu, a fim de continuar o caminho que tenho traçado.
Certo dia, preparámos mais uma coluna de reabastecimento, com cerca de 10 viaturas, em direcção a Galomaro. A certa altura, foi accionada uma mina, à 5ª viatura. Nessa mina seguiam três militares, sendo um deles, um enfermeiro, que sofreu graves lesões num pé, não sei mesmo se o teve que amputar. Eu seguia na 4ª viatura, e a mina foi accionada pela 1ª roda da viatura seguinte… Pois, o meu anjo da guarda, me protegeu, conforme Êxodo 23, 20.
Numa missão de reconhecimento, para pesquisa de água para a Companhia, em certa ocasião, conduzi um Unimog, a um poço situado fora do arame farpado, para tomar providências junto do condutor Sá, a fim de reabastecer os depósitos – aqueles bidões de 200 litros – e que serviam para nós tomarmos banho de chuveiro. No dia seguinte, o condutor Sá dirigiu-se a esse poço para reabastecimento e… rebentou uma mina… Cheguei a vê-lo a correr pelos caminhos sinuosos do nosso acampamento, completamente fora de si. Ninguém ficou ferido, mas o condutor Sá ficou traumatizado para o resto da Comissão. Nunca mais conduziu. Mais uma vez, o meu anjo da guarda, me assegurou o caminho que tenho preparado, conforme Êxodo 23, 20.
Ainda não se tinham construído as casernas, dormia eu nos abrigos com os meus condutores, cujas paredes eram revestidas a terra, e tínhamos como tecto troncos de palmeiras, quando uma febre altíssima me atacou.
E assim estive três penosos dias, com altíssimas temperaturas. O furriel enfermeiro acompanhou-me sempre nesta difícil situação, ao ponto de ter uma visita do capitão e, estando eu, sob o efeito de antipiréticos e, mesmo assim, em estado semi-inconsciente, ainda ouvi sussurrar o furriel para o capitão: “não lhe posso dar mais antipiréticos, o melhor é levá-lo para o hospital”.
Soube que foi programada uma coluna para o dia seguinte, para me transportar ao médico do hospital – não sei onde – pois a minha temperatura continuava a rondar os 42º C, e a causa era desconhecida.
No dia seguinte – 4º dia – lá apareceu o furriel enfermeiro, e qual o seu espanto: estava sem febre. Venci a doença. Mais uma vez, o meu anjo da guarda, me assegurou o caminho que tenho preparado, conforme Êxodo 23, 20.
Já depois de cumprido o serviço militar, outros factos me têm lembrado o meu anjo LECABEL, durante os longos anos de labuta na vida activa pós-guerra.
Os Anjos da Guarda, quando lhes apetece, também satisfazem alguns pedidos, ora esporádicos, ora aqueles que nos vão surgindo de um modo persistente.
Passo a narrar apenas um persistente que me custou o não ganhar 32 milhões de euros…Sim, 32 milhões!
… e foi neste dia 3 de Junho de 2005, que tive um pensamento persistente: Se me saísse o euromilhões, colocaria uma pessoa querida, na Suiça, em tratamento adequado e a recomeçar uma vida nova.
Vou jogar! E senti algo a dizer-me: Joga na Papelaria Espacial – que fica na Avenida D. Afonso Henriques, na cidade de Matosinhos. Talvez me dê sorte – disse para comigo. E que números irei jogar? – pensei eu. E ao pensamento me veio que usasse o número da porta dessa papelaria. Eu não o sabia, mas quando lá chegasse o veria. Mas o trabalho do dia a dia não deu para lá ir jogar. E assim se passou a semana.
E o euromilhões? Outra sexta-feira, dia 10 de Junho de 2005. Também não tive tempo de jogar!
E tinha que ser na Papelaria Espacial…
No dia seguinte vi que não saiu o 1º prémio a ninguém.
Dia 13 de Junho. Acordo a pensar que as estrelas para o próximo concurso seriam o 1 e o 7.
Não dei muita importância a este facto. Até podiam ser alguns números que tinha visto ou ouvido anteriormente. Contudo, nunca tinha acordado a pensar em números do euromilhões!!!
Dia 14 de Junho. Acordo novamente a pensar que as estrelas para o próximo concurso iriam ser o 1 e o 7. Outra vez? Que estranho acordar duas vezes seguidas com o mesmo pensamento!
Tenho que ir jogar na Papelaria Espacial. E com que números? Áááhhh… com uma combinação de algarismos da porta de polícia da Papelaria…
Dia 17 de Junho, sexta-feira, dia do 24.º concurso do euromilhões de 2005. Pois, eu faço anos num dia 24. Alguém quereria dar-me um presente antecipado?
Apressadamente, vou pela primeira vez na minha vida à Papelaria Espacial para registar um boletim! É preciso mencionar que já tinha ido algumas vezes à Papelaria Espacial comprar artigos de escritório, mas nunca jogar nas apostas da Santa Casa. Contudo, já levo um boletim feito, com números habituais, e não tive a coragem de pensar um pouco. Reparo no número da porta. Era o 1088. Oh, vou jogar mesmo o meu boletim, já tem o número que sempre jogo: o 21, que é quando a minha familiar querida faz anos.
Dia 18 de Junho, sábado. Fui ver os números do 1.º Prémio: Estrelas 1 e 7. Que coincidência, foram mesmo os números que ao acordar me vieram à lembrança duas manhãs seguidas!!! O meu bom Anjo da Guarda, contactou comigo? Deve ser uma alma muito inteligente. Tenho sorte. Podia não ser …
E os números que saíram nesse dia:
- O 4, o número de algarismos da porta da Papelaria Espacial…
- O 8, um dos algarismos do número da porta da Papelaria Espacial…
- O 10, uma das composições do número da porta da Papelaria Espacial…
- O 18, uma das composições do número da porta da Papelaria Espacial…
- O 21, o dia dos anos da minha familiar querida, que sempre jogo…
Ora, o número da porta, como já afirmei é o 1088.
Não pode haver outras combinações…. 1, 8, 10, 18
Número de algarismos: 4
Nº que sempre jogo: 21
Mais uma vez recordo a chave do Euromilhões:
Estrelas: 1 e 7
Números: 4, 8, 10, 18, 21

Não houve totalistas. Prémio 32 milhões de euros…

Pergunto:
a) Porque é que sonhei duas noites seguidas com os números das estrelas?
b) Porque é que só fui jogar no dia 24, andando já a pensar fazê-lo há várias semanas?
c) Porque é que me veio à ideia ter que ir jogar à Papelaria Espacial e aproveitar os números relacionados com o número da porta?

Acredito que tenho um bom Anjo da Guarda, bastante inteligente e bom, que em alguns momentos da minha vida me tem acompanhado.

Não soube interpretar, no momento certo, este contacto? Ou tudo foi coincidência?

Não! Deve haver uma 5ª dimensão …

O LECABEL, nunca mais me deu outra hipótese …

Ricardo Lemos

Sem comentários: