sábado, 7 de maio de 2011

P232: O REGRESSO: DULOMBI-LISBOA (1.ª PARTE) - RICARDO LEMOS

A 23 de Janeiro de 1972 chega a Dulombi a C. Caç. 3491 para nos render.
Era imprescindível preparar a recepção aos novos elementos “periquitos”, e uma das formas encontradas foi dedicar-lhes um verso de boas vindas, da autoria dos elementos da “ferrugem”, conforme mostra a placa abaixo:

Ó PIRIQUITOS,
NÃO VALE A PENA CHORAR
A VELHICE,
DESEJA-VOS BOA SORTE,
ATÉ A COMISSÃO ACABAR

Uma equipa da “Rádio e Televisão de Dulombi” preparou ao pormenor todo um conjunto de sofisticado material de informação, para, com todo o profissionalismo, realizar a reportagem da chegada da nova Companhia a Dulombi. A chefia da recepção ansiosamente aguardada recaiu no nosso “capitão-básico”, conforme já divulgado no nosso POST 185, e a transmissão em directo da chegada dos camiões transportando a C. Caç. 3491, foi realizada pela R.T.D. Uma das câmaras utilizadas, montada no Unimog 404 de matrícula MG-06-96, é mostrada na imagem abaixo:
                                                          Câmara da R.T.D.

Os nossos fotógrafos profissionais, logo à chegada da coluna transportando a nova Companhia, registaram as primeiras imagens do momento, às portas da tabanca de Dulombi.
A azáfama era grande, pois havia que orientar o acondicionamento de todos os camiões dentro da área protegida da tabanca, estar vigilante em relação ao “inimigo”, e preparar todo o sistema de integração nas instalações existentes, de uma nova Companhia, que iria coabitar durante seis semanas com a “velha” Companhia 2700.  

 Dia 23 de Janeiro de 1972: A imagem elucida o momento de encontro das duas Companhias. No lado esquerdo, é visível o carro-reportagem da R.T.D. A confraternização e a curiosidade, o desconhecido e a esperança de um fim de ciclo, é o que nos transmite o momento exacto do clique da máquina fotográfica!

         Na imagem, é visível a chegada dos camiões preparando-se para estacionarem no campo de futebol de Dulombi.

Os camiões, arrefecem os seus motores… Os militares da C. Caç. 3491 começam a apear-se… O encontro e a confraternização iniciam-se…O desconhecido permanece… A descoberta começa…A ansiedade da chegada está presente… O pensamento da partida está no ar…
No dia 10 de Março de 1972 termina a responsabilidade da nossa Companhia no subsector de Dulombi. No dia 11 de Março a Companhia parte com destino a Bissau e depois para Cumeré, para aí aguardar transporte aéreo para a metrópole, o que virá a acontecer no dia 22 de Março.

A nossa chegada a Bissau numa LDG.

A Lancha de Desembarque Grande, preparando-se para atracar no cais de Bissau.

 O momento de atracagem no cais de Bissau. A bagagem de mão é visível no centro da lancha. Para muitos, foi um momento de alívio, pela missão cumprida. A hora da chegada à metrópole estava bem perto…

        Antes da partida para Cumeré, iremos realizar uma visita a Bissau, relembrando esta cidade com imagens do ano de 1972, no próximo POST.: O regresso: Dulombi-Lisboa (2ªparte).


Ricardo Lemos.

Sem comentários: