domingo, 10 de julho de 2011

P242: RELÍQUIAS FOTOGRÁFICAS DO MACIEL - RICARDO LEMOS

            Manuel Joaquim Maciel Fernandes, ex-atirador, pertencente ao 4.º pelotão, sob o comando do alferes Barros, mora em Matosinhos. Trabalha no restaurante “Proa”, em Matosinhos http://www.restaurantemarisqueiraproa.com/. Não se esqueçam de lá ir tomar um cafezinho, quando por lá passarem. Continuamos com o tema proposto no Post 240 e esperamos que a continuidade seja duradoira. O Maciel gentilmente cedeu algumas das suas “relíquias fotográficas”, muitas delas relacionadas com o 4.º pelotão.
Um abraço do Maciel para todos os Dulombianos.

Manuel Joaquim Maciel Fernandes, com as suas 63 primaveras comemoradas a 29 de 
Fevereiro 2011 (Tem o privilégio de só aniversariar de 4 em 4 anos!!!)
Vaz Pereira o“Chaves” (alcunha por ser natural desta cidade), Maciel e Ramiro Jesus Oliveira.


Da esquerda para a direita, o Monteiro, que faleceu na emboscada de Duas Fontes, Vaz Pereira, sentado com a caneca na mão está o Fernandino Almeida, Maciel, “Arouca”, Alcino Sousa, de tronco nu e o "Mesquinhata".
Á frente, o António José da Silva, conhecido por “Judeu” já falecido em 2006. Era pai do futebolista Calado, que jogou no Benfica.


Da esquerda para a direita, em pé: o Quintas, em tronco nu, novamente, o Monteiro, falecido na emboscada das Duas Fontes, Maciel, João da Costa Marinho das Transmissões, de Vila Frescainha S. Martinho, segue-se o Franco. Por fim, e de camuflado com boné, Valdemar Ferreira.
Da esquerda para a direita, à frente e sentados: em tronco nu, o Vitor Rodrigues, o “Bolinhas”, soldado do 4.º pelotão que faleceu na emboscada de Duas Fontes, em tronco nu, José Augusto Sousa, o Terraço, sentado, o Brito, de Monção, já falecido.
Á frente, de boné e de braços cruzados, o Bilro.

Imagem do interior do Café Borges
Vemos o furriel Barbosa, André Correia, de bigodes é o Delmar Sobreira "Faiões", a seguir o Abílio Pontes, de frente, a sorrir, o Miguel Teixeira que mora em Amarante. De pé, o Maciel, o Adriano que faleceu em Bissau, por doença – tuberculose galopante - quase no fim da comissão, furriel Maricato, já falecido e, por fim, o alferes Barros.


A boa disposição reina no grupo, depois de mais uma célebre patuscada…
De pé da esquerda para a direita: Nuno Martins, o furriel Maricato com o seu indispensável cigarro, o Maciel, o António José da Silva, “Judeu”, já falecido, às cavalitas do “Judeu” o alferes Barros, novamente o Adriano Francisco, o Manuel Pedrosa Costa. Em tronco nu e de bigode o Vaz Pereira, abraçado pelo José Cruz.
Sentados ou deitados: em 1.º lugar o Valdemar Ferreira, em tronco nu e de bigode é o Joaquim José Queiroz Fernandes, depois o Fernando Marques da Silva, o “Cangalheiro”, que mora no Caramulo, segue-se o furriel Estanqueiro a descansar da patuscada, e o Delmar. Por fim, o Alcino Sousa.


O Maciel e o Zarco


O Fernando, auxiliar do Vagomestre que, actualmente, vive na Alemanha e  Maciel


A Binta, (uma delas), lavadeira.


A marginal de Bissau, foto obtida no nosso desembarque.


A Ponte do Saltinho

Sem comentários: