sábado, 2 de julho de 2011

P241: RELÍQUIAS FOTOGRÁFICAS DO EVARISTO BORGES - 2.ª PARTE - RICARDO LEMOS

Concluímos o tema “Relíquias Fotográficas”, muito bem titulado pelo F. Barata, sobre o acervo fotográfico do Evaristo Borges. Estamos convictos que vai ter continuidade este tema, com outros acervos guardados nas “arcas congeladoras” de muitos camaradas da 2700. Naturalmente que a repetição de fotos não será válida, mas temos a certeza que existiram muitas máquinas fotográficas diferentes, que terão gerado “obras de arte” dignas de serem publicadas. Ficamos à espera.
Convívio no interior do café do Borges.
Em primeiro plano o Barreiros (Trms) e Portugal. A seguir: Ramos, Meirim, Barreira (2.º P), Pedrosa e Borges. Se quiserem saber por que razão o Barreiros e o Pedrosa se apresentam à Yul Breyner, contactem o Moniz (ele terá uma história deliciosa para contar) ou então acedam ao Post n.º 103 - Rapanço em Galomaro, de autoria do Almeida (um dos implicados no rapanço).


Convívio no interior do café do Borges.
Em 1.º plano o “cripto” Machado, o “professor” Marinho e Cunha Pereira. A seguir: Brilha, Armindo Ramos empunhando o coador do café, enfermeiro Cunha, Borges, Prata e David Jorge


Em primeiro plano um mílicia e o cozinheiro Machado; em segundo plano o Costa, Quintas tocando "guitarra", cripto Machado, mecânico Santos e Parada. Por último, milícia, cozinheiro Torres, milícia e Silva Soares.


De perfil, o "Arouca" conhecido pela sua terra natal, cozinheiro Torre, mecânico Santos e enfermeiro Gaspar. Em segundo plano, Quintas, elemento da população procurando demonstrar que o esforço do Marinho (prof.) não terá sido em vão, Silva Soares, Machado, dois milícias e o enfermeiro Santos.


Todos muito bem dispostos, depois de uma patuscada!!!
De pé: o condutor Cardoso, o Borges, o furriel Lemos, o “professor” Marinho, o condutor Faria, José Cruz e o condutor Calado.
Sentados; cond. Vieira, mecânico Victor, Ramos, Rodrigues e cond. "Braga"
Semi-deitado o Furriel Maurício, o condutor Maria e Domingos Pires.


Mais uma "Borgíada" (festa em honra do deus Borges).
À frente, ainda se vê a assadeira com restos do assado. Visualizam-se alguns condutores, como o Calado, o Sá, o Cardoso, o Costa, o Marinho e o Faria, além do Patão cozinheiro, do Borges e do ajudante do vagomestre.


A esfolar um cabrito. Á frente, sentado, o Terraço.


Uma avioneta em Dulombi.


Mais uma imagem do vendaval que destruí uma caserna, em 25/05/1971. A foto original tem no verso o seguinte texto: “caserna totalmente destruída em que originou 1 morto africano com a idade de 10 anos”.

Outra imagem do vendaval que destruiu o edifício do Comando, em 25/05/1971. A foto original tem no verso o seguinte texto: “Edifício do Comando totalmente destruído, a primeira parte do lado esquerdo, é a secretaria de onde tive que fugir, e são estes temas da guerra e outros mais”.

E, assim, concluímos a publicação do acervo do Borges.

Até ao próximo.
Ricardo Lemos

Sem comentários: