Cardoso! Infelizmente, não estás entre nós para reveres connosco as fotos que trouxeste da Guiné, como recordação dos tempos difíceis que vivemos em Dulombi. Porém, os verdadeiros amigos não se esquecem, apesar dos 41 anos já passados! Lá, no eterno descanso, recebe o nosso pesar com as mais sentidas saudades! Os teus Amigos e Camaradas da 2700.
Ricardo Lemos
A tua área de trabalho: Condutor-auto
O teu Unimog numa coluna de reabastecimento.
Nestas colunas além de géneros alimentícios e outros bens, também se transportavam elementos da população. Na foto, está contigo o Manuel Azevedo além de autóctones de Dulombi.
De pé: Silva e Firmino, o "Russo". Sentados, tu e o David Jorge (ajudante de mecânico) além de dois milícias.
Cardoso, David Jorge e o “Russo”,
posando num momento de descontracção.
Atrás e pensativo, um milícia.
Na foto: Bessa Nunes, "Matosinhos", "Vila Real" empunhando uma picareta, furriel Maurício, furriel Timóteo e tu, como condutor.
Eis alguns dos teus companheiros da “ferrugem”: Marinho Professor, mecânico Rosa, Semba e o mecânico Vítor.
Equipa de trabalho nas oficinas auto de Dulombi.
Na foto: os teus camaradas condutores Paiva, Alfredo Sá e Luís Maria, e ainda
o Victor mecânico e o furriel Lemos.
Condutor Cardoso, mecânico Rosa e furriel Lemos às voltas com um motor de um Unimog 404.
Cardoso posando junto de um Unimog “minado”, cujo rebentamento da mina A/C causou 5 mortos entre os quais o 1.º cabo Carrasqueira.
Mas também havia tempo para as patuscadas, muitas vezes realizadas na improvisada oficina-auto, comemorando os aniversários dos camaradas maioritariamente condutores e mecânicos. Havia sempre convidados especiais. Cabras, cabritos e galináceos eram as especialidades preparadas nos fornos a lenha, sempre acompanhados por deliciosas batatas assadas, arroz, molhos e regados com um bom vinho, escolhido especialmente para a ocasião.
Eis alguns momentos dessas festanças, onde participavas frequentemente:
Preparando os petiscos….
Como sempre, o Brilha é o "magarefe oficial". Ao fundo. o delegado da ASAE, fur. Rico, fiscaliza o acto.
Depois de preparada a oficina-auto com a colocação das mesas, geralmente em forma de um “U”, iniciava-se o “banquete”. No final, uma pausa para saborear o “cigarrito”…
Esta foto tem a infeliz particularidade de se encontrarem os 4 condutores já falecidos: “Braga”, Carvalho, Cardoso e Veras.
À mesa, também se encontram o condutor Faria e os mecânicos Vítor e Rosa.
Na foto: Condutores Carvalho e Cardoso, depois o soldado básico Cunha Lopes e o ajudante dos mecânicos David Jorge. Ao fundo, o condutor Veras, o mecânico Vítor e o condutor Maria.
Ao centro, o condutor Rodrigues escolhendo o seu petisco…
Festança dos condutores e mecânicos.
Vista geral da oficina-auto transformada em “restaurante”…
Como sempre, havia convidados especiais a acompanhar o aniversariante que, neste caso, deverá ser o mecânico Rosa, pois está num lugar de destaque, ao lado do ex-alferes Correia e dos furriéis Lemos e Maurício
Encontro de amigos, no refeitório, para saborearem uns petiscos…
Ao fundo, o Evaristo Borges e o condutor “Estraga”
Outro aspecto da petiscada, onde se pode visualizar o condutor Cardoso, de frente, ao lado do chefe “Patão”. Para uma eventual “ indisposição” também foi convidado o enfermeiro Gaspar…
Os momentos de descontracção também eram frequentes.
Seguem-se algumas fotos em que o camarada Cardoso se encontra presente.
Talvez em Bissau…
José Luís, desconhecido, Cardoso e outro desconhecido.
Em pé: condutores “Fafe”, Vieira, Cardoso e Veras (já falecido). Pelo meio está um indígena, o célebre Semba, depois visualiza-se o enfermeiro Santos (já falecido), o condutor Luís Maria e o enfermeiro Cunha. Por fim, aparece-nos o Santos mecânico e o Ventura.
À frente: condutores Paiva, Ferreira (já falecido), Carvalho (já falecido) e o “Estraga” com um macaquinho na mão. Com uma caneca na mão encontra-se o enfermeiro Gaspar e por fim o corneteiro Gaspar.
Deitados: o Rosas mecânico e elemento desconhecido.
Em Bissau
Na companhia de ????…
Em pé: Quintas e Costa entre três indígenas. Á frente: Marinho, condutor Cardoso, Júlio Machado e Prata.
Em pé: condutores Veras (já falecido), mecânico Rosa, elemento desconhecido, enfermeiro Santos, corneteiro Gaspar, enfermeiro Gaspar e o Ventura.
À frente: condutor “Fafe”, Fernando Fernandes, mecânico Santos, condutores Luís Maria e “Braga”, enfermeiro Cunha, seguindo-se os condutores Carvalho, Paiva e Serafim.
Deitado, o condutor “Estraga”.
Equipa do 2.º Pelotão e alguns reforços…
Condutores Carvalho e “Fafe”, Armindo Sousa, Vitor Rodrigues e Meirim.
À frente : Cândido Nunes, alferes Barata, condutor Rodrigues e condutor Cardoso.
De pé: Euclides Silva, Fernando Maria Luís, condutor Cardoso, Matos e mecânico Santos.
À frente: Fernando Fernandes, condutor Maria, enfermeiro Gaspar e condutor Carvalho.
Sem comentários:
Enviar um comentário