domingo, 24 de março de 2013

P446: RELÍQUIAS FOTOGRÁFICAS DO ANTÓNIO SILVA

           António Fernando da Silva, ex-1º cabo atirador, tendo sido transferido para a Companhia de Caçadores 2700 em Novembro de 1971, reside actualmente na Praia do Almoxarife, na ilha do Faial, Açores.


O António Fernando da Silva teve como unidade mobilizadora o Batalhão de Infantaria Independente (BII 17) – Angra do Heroísmo, agora o RG 1.



Pertenceu à Companhia de Caçadores Nº 3327, comandada pelo Capitão Mil. de Art.ª Rogério Rebocho Alves e tendo como divisa “Os Nómadas”. A Companhia embarcou para a Guiné no dia 21 de Janeiro de 1971, tendo regressado no dia 7 de Janeiro de 1973.
O António Fernando da Silva pertenceu à secção do ex-furriel Mil. José Câmara, da CCaç. 3327, a viver em Stoughton, MA. USA, elemento da CCaç 3327 que nos disponibilizou o contacto do António Silva, ao qual desde já lhe agradecemos assim como ao camarada Rui Esteves. Depois o António Silva foi transferido para a CCaç. 2700, na mesma altura em que a CCaç. 3327 foi para Tite/Bissassema.
O António Silva deveria ter sido integrado no 4.º Pelotão, já que, conforme narra o Barata, no mês anterior à sua chegada faleceu em combate o 1.º cabo Rogério António Soares, mais conhecido por “Bolinhas”. Sendo assim, como o António Silva também era 1º cabo, pressupõe-se ter vindo substituí-lo.
O António Silva não tem recordações de Dulombi, apenas se lembra de ter feito várias operações de reconhecimento e, numa delas, ter sido atacado por um enxame de abelhas furiosas, havendo outros colegas que sofreram bastante com este ataque. Ora, por este pormenor, já que esta história já saiu num dos Posts, poderá ou não confirmar-se de que pelotão era.
O António Silva esteve connosco até ao fim da nossa Comissão. Depois foi transferido para Bafatá, para a 3.ª Companhia de Comandos sediada em Fá-Mandinga, e que era um destacamento que ficava a uns 5 km de Bafatá. Esteve lá 6 meses. Depois o António foi transferido para Bissau, onde terminou a sua Comissão.

Presentemente, o António Silva está reformado. Era pedreiro da Câmara Municipal da Horta.
Tem um casal de filhos e uma netinha.

Um abraço do António Silva para a família Dulombiana.
António Fernando da Silva
Nasceu no dia 19 de Novembro de 1949

 António Fernando da Silva
Foto de 1972

 António F. Silva, em Dulombi
Foto de Fevereiro de 1972

 Foto tirada na antiga picada Teixeira Pinto/Cacheu, em 1971, um pouco antes de Capó mostra mais dois soldados da secção do furriel José Câmara, o Serpa e o Cardoso da C. Caç 3327

 António F. Silva, em Bafatá

 António Fernando da Silva
Foto de 1972

Sem comentários: