quinta-feira, 3 de julho de 2014

P525: RELÍQUIAS FOTOGRÁFICAS DO FERNANDINO ALMEIDA

            Fernandino da Silva Almeida é natural de Magueija (Lamego) e vive em Paços de Arcos. Pertencia ao 4.º Pelotão sob o comando do alferes Barros.
É casado. Tem uma filha, um neto e uma BISNETA.
Era funcionário da PT e, tal como todos nós, encontra-se reformado.

Um abraço forte e sentido do Fernandino para todos os Dulombianos.
O Fernandino Almeida completa 66 anos no dia 11/11/2014

Pelo facto de nunca ter estado presente em qualquer Convívio da Companhia, tal levou-nos a pensar que o Fernandino não quereria estar associado a tudo que lhe recordasse os maus momentos vividos naquele fatídico dia de 25 de Maio de 1971.
Puro engano. Para o Fernandino os camaradas da 2700 continuam na sua memória (reconhecia rapidamente todos os elementos que constavam nas fotos que possui) e até pelo facto de passados 43 anos continuar a guardar, religiosamente, dois guardanapos que afirmam dois jantares tidos em Bafatá.


Todos devem estar recordados daquele cair de tarde do dia 25 de Maio de 1971.
Um forte tornado levantou o telhado do edifício do Comando tendo este na sua queda atingido o Fernandino.
Daqui resultou-lhe a fractura exposta da tíbia e do perónio. Recordo-me que, embora ainda fosse dia mas como já estávamos no cair da tarde os helis de Bissau recusaram-se a prestar socorro pelo que num acto de coragem e abnegação extrema, meia dúzia de valorosos colegas meteram-se à estrada, num Unimog, (sem picagem) em direcção a Bafatá, local onde lhe poderiam ser prestados melhores cuidados que em Dulombi ou Galomaro.
Depois seguiu-se um autêntico calvário. Primeiro a probabilidade de lhe ser cortada a perna ao nível da fractura, depois as sucessivas operações de reconstituição da pele.
Contou-me que quando chegou ao Hospital de Bissau foi-lhe, logo, diagnosticado o corte da perna, contudo ouviu alguém dizer: "é melhor esperar pelo Dr. Carlos Pereira (Director dos Serviços de Ortopedia) que chega amanhã de férias". Não fora tal e neste momento o Fernandino estava com uma prótese. Seguiram-se 11 operações (4 ainda em Bissau e 7, já, em Portugal) para reconstituir o tecido junto ao local da fractura.
A compor o "ramalhete" o Fernandino suportou também o peso daquela estrutura que lhe danificou uma vértebra não lhe permitindo estar sentado mais que 15 minutos e também sentir enormes dores quando se desloca em qualquer meio de transporte. É esta a razão da sua ausência nos nossos convívios.

No IAO, em Santa Margarida.
Manuel da Costa, Fernando Silva, Ramiro Oliveira, "Bolinhas", Adriano Francisco, "Judeu" e de joelhos o Fernandino.

Fur. Alves, Fernando Ramos, cond. Carvalho, Almeida, enf. Gaspar, Fernandino e "Judeu".
Cond. Sá, enf. Santos, alf. Barros, Armindo Ramos, Maia da Cunha e enf. Cunha.

Fernandino, Fernando Silva e Armindo Sousa.

Selecção de Dulombi
Cap. Carlos Gomes, Terraço, Fernandino, "Vila Real", Quintas, Marinho. Fernando e "Meirim"
1.º plano: "Fafe", alf. Balça, Fernando Correia, Vila Franca, Costa e Natalino.




Para todos os gostos
4.º Pelotão, equipado à Benfica e à Sporting!!!
Fernandino, Miguel, Marinho, Fernando Silva e "Judeu".
Em baixo: enf. Cunha, Armindo Sousa, Alcino, Brito e Ramiro

No Hospital, em Bissau, na companhia do fur. Moniz que também sofreu as suas sequelas no tornado.

No Hospital da Estrela, na companha do Maia da Cunha e do Brilha.

O Fernandino transmitiu-me que gostaria muito de contactar os seus colegas (principalmente os do 4. pelotão, pelo que, se quiserem, lhe podem telefonar para o n.º 214 412 156.

NOTA - O Fernandino Almeida, também, poderá ser visualizado nos seguintes Posts:  242, 249, 254, 263, 268, 277, 373, 384, 400, 404, 410, 416, 472, 485 e 505.

Sem comentários: