segunda-feira, 5 de abril de 2021

P814: ALÔ DAQUI FALA O LEMOS

MARÇO 2021

1 - António Bessa Nunes, ex-1.º cabo atirador do 1.º pelotão e com o n.º 23 da lista dos combatentes, reside em Paços de Ferreira, cidade do distrito do Porto, sendo internacionalmente conhecida como a " Capital do Móvel". No dia do seu aniversário – 1 de março de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Sofia. 

2 - António Vasco Lopes Marinho Alves, ex-soldado atirador do 4.º pelotão e com o n.º 33 da lista dos combatentes, reside em Esposade, Matosinhos, cidade do distrito do Porto e que, juntamente com os municípios do Porto e Vila Nova de Gaia forma a Frente Atlântica do Porto. No litoral da cidade situa-se o porto de Leixões, o segundo maior porto artificial de Portugal. Parte do aeroporto internacional do Porto abrange os limites municipais. Matosinhos é grande pela gastronomia, tendo centenas de restaurantes!

No dia do seu aniversário – 2 de março de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Fátima.

3 - José Orlando Vicente, ex-soldado atirador do 2.º pelotão e com o n.º 117 da lista dos combatentes, reside em Queluz, cidade pertencente ao concelho de Sintra, no distrito e área metropolitana de Lisboa. Se fores visitar o Vicente não percas de ver: o Palácio Nacional de Queluz e seus jardins, a Anta do Senhor da Serra (tem outros nomes), o Palacete dos Condes de Almeida Araújo, o Pavilhão dos Cocheiros, a Torre do Relógio, a Quinta Nova da Assunção e o Aqueduto das Águas Livres. No dia do seu aniversário – 5 de março de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns pelas suas 73 primaveras. O José Vicente colocou uma prótese num dos joelhos, já lá vão 11 anos. Presentemente está muito melhor do outro joelho e, assim, e com os tratamentos, deixou as canadianas. Foi uma boa notícia dada pelo Vicente. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Florinda

4 - Joaquim Moura Quintas, ex-soldado rádio telegrafista e com o n.º 95 da lista dos combatentes, reside em Avelãs do Caminho, Anadia, distrito de Aveiro. Presume-se, segundo relata o Padre António Nogueira Gonçalves no seu Inventário Artístico de Portugal, que a região fosse densamente povoada de aveleiras. Podemos visitar por estas bandas (Buçaco e Mealhada, ambas a cerca de 12 km de Avelãs do caminho), o Convento dos Carmelitas Descalços, a Fonte Fria, a Cruz Alta, a Via Sacra e o Vale dos Fetos, além de saborear o saboroso leitão nos bons restaurantes da região. No dia do seu aniversário – 9 de março de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. E não é que, um delicioso aroma a leitão assado me chegou pelo telemóvel! Pois, o Quintas estava na tarefa de assar um leitão para a família! Espero que não o tenha deixado queimar! Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Fernanda. Aproveitei para actualizar a nossa lista de Combatentes, pois o Quintas alterou o seu número de telemóvel.     

5 - José Joaquim Queirós Fernandes, ex-soldado atirador do 4.º pelotão e com o n.º 94 da lista dos combatentes, reside em Marrancos, Vila Verde, distrito de Braga. Numa visita ao José Fernandes podes visitar o Mosteiro de São Martinho de Tibães, as Termas de Caldelas e o Mosteiro de Santo André de Rendufe. No dia do seu aniversário – 12 de março de 2021 - lá fiz o habitual telefonema para lhe dar os parabéns pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Júlia.  

6 - Arnaldo Seabra da Costa, ex-soldado condutor e com o n.º 37 da lista dos combatentes, reside em Le Pin, Cerizay, França, onde tem os seus familiares e onde os seus filhos e netos já cimentaram as suas vidas profissionais e amizades. De quando em vez vem a Portugal. A “village” de Le Pin é uma pequena “village” francesa localizada a oeste da França, e está localizada no departamento de Deux-Sèvres da região francesa de Poitou-Charentes no município de Cerizay, parte do distrito de Bressuire. No dia do seu aniversário – 13 de março de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa Ana Rosa.

 7 - José Gonçalves Mestre, ex-soldado atirador do 1.º pelotão e com o n.º 106 da lista dos combatentes, reside em Vale de Amoreira, Moita, distrito de Setúbal. O concelho da Moita, território integrante da Área Metropolitana de Lisboa, situa-se na margem esquerda do Estuário do Tejo, com uma frente ribeirinha superior a 20 km. Com excepção do Vale de Amoreira, todas as outras freguesias (Alhos VedrosBaixa da BanheiraGaio-Rosário, Moita e Sarilhos Pequenos) estão em contacto com o rio. No dia de seu aniversário – 14 de março de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Hortense.

8 - Solcélio Nascimento Mateus, ex-soldado apontador de metralhadora do 3.º pelotão e com o n.º 146 da lista dos combatentes, reside em Marialva, Meda, distrito da Guarda. Quem visitar o Solcélio, ele logo nos guia para uma visita guiada ao Castelo de Marialva, um complexo medieval do tempo de D. Afonso Henriques, 1.º rei de Portugal. No dia do seu aniversário – 20 de março de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras…. Está bem de saúde. Estado civil: viúvo. 

9 - Manuel Fernando M. de Almeida, ex-1.º cabo atirador do 1.º pelotão e com o n.º 69 da lista dos combatentes, mais conhecido por “Mota”, reside em S. Félix da Marinha, Vila Nova de Gaia, distrito do Porto. Nesta freguesia situa-se a Praia da Granja, uma estância balnear que teve grande prestígio no último cartel do século XX.  No dia do seu aniversário – 22 de março de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. O Mota, há cerca de 13 anos colocou uma prótese de aço inox na anca esquerda. Presentemente está prevista uma consulta especializada para colocar uma outra prótese, agora na anca direita. Está prevista a intervenção cirúrgica para maio. Em setembro do ano passado (2020), o Mota também foi operado a 2 hérnias nas virilhas, uma do lado esquerdo e outra no lado direito. Ficou bem. A não ser o problema das ancas, anda bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Sofia. 

10 - Carlos Medeiros Barbosa, ex-furriel atirador do 4.º pelotão e com o n.º 51 da lista dos combatentes, reside em Ponta Delgada, distrito do Arquipélago dos Açores. É uma cidade da ilha de São Miguel, nostálgica, sendo a maior cidade dos Açores. Numa visita ao Barbosa, não esquecer de visitar a linda Praça Gonçalo Velho Cabral, onde se encontra as “Portas da Cidade”, assim como não esquecer de visitar a refinada Igreja Matriz de São Sebastião.  No dia do seu aniversário – 24 de março de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 74 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Leonor.

11 - Isidro Joaquim da Silva Vaquinhas, ex-soldado atirador pertencente ao 2.º pelotão e com o n.º 81 da lista dos combatentes, reside em São Manços, distrito de Évora. Segundo a lenda, terá sido no local onde se ergue a igreja paroquial desta freguesia que foi martirizado São Manços, que a tradição diz ter sido o primeiro Bispo de Évora. São Manços está situada a 23 km de Évora, por estrada. No dia do seu aniversário – 27 de março de 2021 - telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 72 primaveras. Continua a trabalhar na sua hortinha, lá na freguesia de S. Manços, onde vive. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Joaquina

12 - Evaristo Carlos Faria Borges, ex-1.º cabo escriturário e com o n.º 61 da lista dos combatentes, reside em Saint-Étienne, França. Também tem residência, em Perafita, Matosinhos. No dia do seu aniversário – 27 de março de 2021 - telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Conceição.

 13 - Alberto Reis Espírito Santo, ex-soldado atirador pertencente ao 1.º pelotão e com o n.º 7 da lista dos combatentes, reside em S. Paio de Oleiros, Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro. De acordo com a tradição, o topónimo "Oleiros" decorre da suposta proliferação deste tipo de profissionais na região, devido à abundância de barro. Não é de desprezar a hipótese da toponímia provir de "olleiros", antiga palavra castelhana e portuguesa que significa "olhos" ou "nascentes de água", que os mais antigos na terra confirmam terem existido um pouco por toda a freguesia, e que ainda hoje rebentam em vários locais. A escolha de S. Paio, um jovem martirizado pelos Muçulmanos em 925, período da Reconquista cristã da Península Ibérica para orago da freguesia deverá remontar ao tempo dos moçárabes que, segundo António Mattoso, lhe prestavam grande devoção. No dia do seu aniversário – 29 de março de 2021 - telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Maria Joaquina.

Sem comentários: