quinta-feira, 10 de março de 2011

P222: A OFICINA AUTO - RICARDO LEMOS

Dedico este Post a todos os mecânicos e condutores da Companhia 2700 que, constituindo a equipa da “ferrugem”, souberam ao longo de toda a comissão, formar um excelente grupo de trabalho. Desde o início da comissão e sem o mínimo de condições necessárias para o bom funcionamento da secção auto, desempenharam com entusiasmo e zelo, os trabalhos inerentes à sua especialização.
Por tal desiderato, é de assinalar a eficiência verdadeiramente extraordinária no desempenho das funções mecânicas de todos os elementos da equipa, de tal maneira que foi de orgulho para o comando da Companhia, o número de viaturas de que sempre dispôs, quer para colunas de reabastecimento quer para colunas de carácter operacional.
Como tal, foi apanágio do grupo da mecânica, ter sempre as viaturas prontas para servir da melhor forma a Companhia, logo, todos beneficiavam com a dedicação demonstrada pelos mecânicos-auto e condutores das viaturas, que tinham sempre o cuidado de velar pela sua manutenção.
Na imagem acima, a oficina-auto, construída com troncos de palmeiras (estrutura), e os oleados dos Unimogs a servir de paredes laterais, e as chapas de zinco, como cobertura. Também se arranjou cimento e areia para argamassar o chão e, como anexo, foi feita uma arrecadação de madeira com secretária e outros acessórios, a fim de servir de armazém para as peças sobressalentes e secretaria auto.
A oficina-auto vista lateralmente, com os seus anexos.
Vista panorâmica da oficina-auto com os seus anexos e o local de depósito de sucatas situado nas traseiras da oficina. Esta está protegida com bidões cheio de terra e areia, conforme mostra a imagem. Visualizam-se 10 bidões de 200 litros de cor verde, excepto 1 que é vermelho, colocados em linha recta e paralelos às traseiras das oficinas. Ao longe visualiza-se a enfermaria e, mais à direita, o café Borges.
Pormenor de um carro minado.
Aconteceu no dia 10 de Agosto de 1970, numa patrulha à região de Jifim, na operação designada por “Ligeiros Quadros”. Próximo daquele local foi accionada uma mina anti-carro, resultando a morte do 1º Cabo António Carrasqueira e mais 4 milícias. Foi o primeiro momento negro vivido pela nossa Companhia e particularmente pelo 2º pelotão.

Placa com o nome dos 4 soldados milicianos mortos

Outro aspecto do local de armazenagem dos carros minados e dos acessórios não utilizados pelos Unimogs, nomeadamente os ferros para segurar as capotas dos mesmos.
Aspecto do interior da oficina-auto. Podemos ver as três máquinas de lubrificação das viaturas, contendo massas lubrificantes e óleos, e o aparelho de soldadura oxi-acetilénica com as suas duas garrafas de gás, uma de acetileno e outra de oxigénio.
Interessantes são os escritos que se visualizam nas capotas que servem de parede-resguardo da oficina: “É PROIBIDO FUMAR” e “C. C. 2700 OS PLÁSTICOS DO RALLY 69”.
Aspecto do interior do gabinete da oficina-auto. Em primeiro plano encontra-se o furriel Lemos na sua secretária, de linhas ultra modernas, assim como a cadeira ergonómica e as estantes de linhas rectas de madeira exótica, usadas para o armazenamento das pastas. Ao fundo, um painel ferramenteiro.

Um abraço a todos os mecânicos auto e condutores.
Ricardo Lemos

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