quarta-feira, 25 de maio de 2011

P237: O REGRESSO DULOMBI-LISBOA (5.ª PARTE)


Depois do desembarque, no cais de Bissau, a Companhia 2700, espraiou-se pela cidade, em grupos formados ordenadamente, saboreando o fim da Comissão, qual viagem de férias a um novo destino desconhecido, espreitando as possíveis lembranças a adquirir nas montras da baixa da cidade, onde não faltavam lojas de electrodomésticos, de fotografia, de pronto a vestir, de produtos regionais, etc., ou então saboreando uma refrescante cerveja numa esplanada a contento acompanhada por tremoços ou amendoins ou, até, deliciando-se com um aromático cafezinho no famoso café-esplanada Pelicano, ou no buliçoso café Bento ou noutro local aprazível.
Na hora do almoço, poderíamos saborear as deliciosas ostras na casa Pintosinho, ou frequentar outros emblemáticos restaurantes da zona como o restaurante Solmar e muitos outros cujos nomes estão no rol do esquecimento.
 A ferrugem…e não só, posando na Avenida da Marginal de Bissau, antes da partida para Cumeré. 
É interessante realçar que alguns dos elementos que se encontram nesta foto estiveram no nosso encontro anual de 2011, em Abrantes. 

 Bela imagem da estrada Bissau-Cumeré. 
A paisagem está repleta de termiteiras (baga-baga). Estes montículos de terra endurecida abrigam uma comunidade de térmites (cupim) e podem atingir até cerca de 8 metros de altura.
Os cupins são insectos sociais, formando colónias e vivendo em comunidades organizadas com rei, rainha, operárias e soldados. Existem cerca de 2.200 espécies de cupins. As térmites constroem o baga-baga com a secreção de saliva misturada principalmente com o pó de terra fazendo daquela obra de engenharia (arejamento, climatização e arrumação) o seu habitáculo.
A especialização faz os indivíduos de uma colónia possuírem diferentes formas devidamente adaptadas á função que irão desempenhar.
E a Berliet continua estrada fora… 

 A coluna de Berliets, transportando a Companhia 2700 para o Cumeré. Pelo menos visualizam-se 12 destas viaturas.

  Outra imagem da coluna.
                O Furriel Soares, de pé e no lado esquerdo frontal da viatura, encontra-se de braços abertos, exteriorizando a sua alegria por este momento…de regresso.

Outro aspecto da coluna militar a caminho do Cumeré.

 Uma paisagem da viagem Bissau-Cumeré


Continua no próximo POST.
Ricardo Lemos

1 comentário:

Luís Dias disse...

Excelentes fotos da coluna com a malta da CCAÇ2700. Enquanto vocês chegavam a Bissau e ao Cumeré. Os 2º e 3º GC da CCAÇ3491, malta que ficou no Dulombi, comia com um contacto com o IN em Paiai Lemenei (11/3/72).
Era a vida.

Luís Dias