quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

P292: RELÍQUIAS FOTOGRÁFICAS DO BELMIRO MOREIRA

          Belmiro Moreira, ex-soldado atirador, pertencente ao 1.º pelotão, sob o comando do alferes Correia, mora em Lousada. (Lousada é uma vila no Distrito do Porto. É sede de um município com 95,98 km² de área, subdividido em 25 freguesias).

O Belmiro passou praticamente toda a Comissão como quarteleiro, tendo como função distribuir munições, executar inventários das mesmas, etc. Era o responsável pelo paiol de Dulombi e estava sob o comando directo do 2.º sargento Teixeira.

O Belmiro Moreira é Empresário, trabalhando como Estofador de Automóveis, com a sua firma denominada Carbel, sedeada na Rua de Santo António, 54 – 4620-651 Lousada, e a oficina sedeada na Rua do Comércio, 410 – 4620-830 Lousada.

Tem três filhos e três netos.

Um abraço do Belmiro Moreira para todos os Dulombianos.

O Belmiro Moreira, com as suas 63 primaveras, comemoradas no dia 15 de Agosto de 2011


1971









2011


Certo dia, fumo intenso é detectado a sair do paiol. Perante o eminente rebentamento de todo o arsenal que lá se encontrava armazenado, rapidamente o quartel é abandonado por todos nós para além do arame farpado, não fosse presentear-nos algum estilhaço ou mesmo o sopro que se iria gerar. Como passados bons minutos a deflagração não acontecesse, o alferes Ravasco, perdoem-me mas não encontro neste momento expressão mais apropriada, teve “tomates” e a serenidade necessária para enfrentar a situação. Que acontecera? Um pote de fumos ao cair no chão – que se encontrava alagado – entra em reacção química com a água, gerando o espectáculo que acabo de referir. Chegámos a pensar que seria um acto de sabotagem do inimigo. Pena é que o Almirante Pinheiro de Azevedo, na altura ainda não tivesse pronunciado a célebre frase: o povo é sereno, isto é só fumaça. Na realidade vinha mesmo a propósito” (in. História da C. Caç. 2700, Fernando Barata).

Segundo o Belmiro, ele diz que foi o primeiro a lá chegar, pois só ele tinha a chave do Paiol. Também refere que também o furriel Barbosa o acompanhou. (Nota do autor: talvez se tenha esquecido do Alferes Ravasco).
Refere também que algumas caixas de madeira das munições já estavam a começar a arder, tendo sido logo abafadas com panos e sacos. E tudo acabou bem.

Relíquia: A cédula de recenseamento do Belmiro


Belmiro Moreira

Belmiro Moreira e Furriel Fonseca
1.º Pelotão em formação


Belmiro e Pina Bentes
Nos arredores da CCS de Galomaro havia um “café”, onde se podiam jogar umas partidinhas de bilhar.


Imagem de Nossa Senhora de Fátima que se encontrava numa arrecadação de materiais de construção, em Galomaro, segundo informações do Belmiro Moreira. Na imagem pode ver-se o “Violas” da CCS.


O Belmiro posando junto à imagem de N.ª S.ª de Fátima

Sem comentários: