terça-feira, 31 de janeiro de 2012

P300: A OUTRA FACE DAS RELÍQUIAS FOTOGRÁFICAS

      Gostaria de, publicamente, felicitar o Ricardo Lemos pelo trabalho interessante que tem feito no seu périplo pelos "4 cantos do Norte" recolhendo fotos e testemunhos dos nossos camaradas. Desta forma tem-nos permitido revisitar aquele local, que embora inóspito na altura (hoje, certa e infelizmente continuará a ser) tanto diz a todos e cada um de nós.
Para além das fotos aparece, por vezes, também aquela história que nos faz reviver momentos agradáveis, alguns, outros nem tanto, quando se trata de episódios que tiveram como epílogo o accionamento daquelas 3 traiçoeiras minas anticarro.
          É, também, agradável constatarmos que nesta ou naquela foto lá aparecemos nós e até desconheciamos a sua existência.
          Nesta recolha o Lemos tem contactado alguns dos nossos camaradas que nunca estiveram em qualquer um dos vinte encontros já realizados e que prometem estar este ano presentes.
 Mas existe, também, a face desagradável da recolha. Aqui vai o relato do Lemos:

Alfredo Azevedo
Hoje, 29 de Janeiro de 2012, fui tentar contactar o nosso camarada da 2700 acima mencionado. Na lista do Timóteo, tem uma faixa verde, o que significa correspondência devolvida em 2010.
Fui até Amares, Lagarteira. No primeiro café que encontrei, parei e perguntei pelo Alfredo. Logo, por coincidência, encontrei um irmão dele, que estava a jogar a sueca. E a infeliz notícia veio logo a seguir: já tinha falecido. Um amigo dele, o Sr. Joaquim, extremamente simpático, se prontificou a ir comigo, à residência da viúva do Alfredo. O Alfredo faleceu no dia 15 de Agosto de 2007, em França, onde estava emigrado. Veio a sepultar a Sequeiros, Amares.
 Para não haver dúvidas a viúva mostrou-me uma Licença Militar onde consta o nome dele e o seu número mecanográfico, que corresponde à nossa lista do POST P11. Nº mec. 163 044 69
 Era do 2.º Pelotão, sob o comando do alferes Barata.
 Deixou 2 filhos, o Ângelo, dos quadros da GNR de Amares, e o Vítor, dos quadros da GNR de Terras do Bouro.
 Por coincidência, foi publicado ontem  o Post n.º 299, onde aparece o Alfredo, nos Posts 244 e 267, também, é mencionado o nome do Alfredo Azevedo.

A viúva do Alfredo, emprestou-me a sua foto, a única que tinha, pois todas as outras desapareceram:
 Alfredo Azevedo

Foto de 2006 do Alfredo Azevedo, 1 ano antes de falecer.

Um Abraço
Lemos 


Sem comentários: