quarta-feira, 21 de março de 2012

P335: RELÍQUIAS FOTOGRÁFICAS DO ELIAS RODRIGUES

            Elias dos Anjos Rodrigues, ex-soldado atirador do 3.º pelotão, sob o comando do alferes Ravasco, mora em Vale de Anta, Chaves.

O Elias Rodrigues é Agricultor-empresário.

Tem dois filhos e três netos
               
Um abraço do Elias Rodrigues para todos os Dulombianos.
  O Elias Rodrigues, com as suas 63 primaveras, comemoradas no dia 16 de Novembro de 2011.

2012
1971

OPERAÇÃO LIGEIROS QUADROS

Aconteceu no dia 10 de Agosto de 1970, numa patrulha à região de Jifim. Próximo daquele local foi accionada uma mina anti-carro, pelo rodado traseiro de um Unimog 404, conduzido pelo condutor Alfredo Sá.
Deste primeiro momento negro vivido pela nossa Companhia resultou a morte do 1.º cabo António Carrasqueira e mais quatro milícias, além de vários feridos, (ver Post n.º 245).
A coluna constituída por 5 Unimogs saiu do acampamento de Dulombi por volta das 6 horas da manhã, já dia nas terras de Dulombi. A coluna auto transportada seguia o seu destino quando, repentinamente, se houve um enorme estrondo. O Unimog do Alfredo Sá tinha sido atingido por uma mina anti-carro.
O Elias, que seguia na viatura, foi projectado, sofrendo vários ferimentos por todo o corpo, nomeadamente no braço esquerdo e no braço direito, no pescoço, no peito e na perna direita.
Posteriormente, foi evacuado para o Hospital Militar de Bissau, tendo sido transportado por um helicóptero das Forças Armadas. Ficou internado cerca de 3 meses, regressando a Dulombi.
Por motivos de saúde, regressou novamente ao Hospital Militar de Bissau, tendo sido posteriormente evacuado para a Metrópole, nomeadamente para o anexo de Campolide, onde ficou em tratamento cerca de 15 meses.
Terminou a Comissão nesta situação, regressando a casa. 

 O Elias, na varanda do Hospital Militar de Bissau (1970).

 O Elias, recuperando da operação realizada ao peito e ao braço.

 O Elias numa das enfermarias do Hospital Militar de Bissau (1970).

 O Elias posando à frente do seu abrigo.

 Foto tirada nos Adidos em Bissau, aquando da sua chegada da Metrópole.

O Elias, a viola e o Jeep do Capitão. Os miúdos estão concentradíssimos a ouvir a melodiosa música emanada da viola do tocador…

 Os transmontanos Elias, Custódio Presa e Victor Veras.

O Presa e o Elias

 Teodoro, Presa e Elias

Nota - O Elias aparece, também, no POST 268

Sem comentários: