O Carlos Silva dedica-se à agricultura caseira. Reformou-se com 58 anos de idade, como técnico da construção civil.
Tem dois filhos e quatro netos.
Um abraço do Carlos Silva para todos os Dulombianos.
O Carlos Silva, com as suas 63 primaveras, comemoradas no dia 18 de Abril de 2011.
1971 |
2012 |
OPERAÇÃO LIGEIROS QUADROS
Aconteceu no dia 10 de Agosto de 1970, numa patrulha à região de Jifim. Próximo daquele local foi accionada uma mina anti-carro, pelo rodado traseiro de um Unimog 404, conduzido pelo condutor Alfredo Sá.
Deste primeiro momento negro vivido pela nossa Companhia resultou a morte do 1º cabo António Carrasqueira e mais quatro milícias, além de vários feridos, (ver Post nº 245).
A coluna constituída por 5 Unimogs saiu do acampamento de Dulombi por volta das 6 horas da manhã, já dia nas terras de Dulombi. A coluna auto transportada seguia o seu destino quando, repentinamente, se houve um enorme estrondo. O Unimog do Alfredo Sá tinha sido atingido por uma mina anti-carro. O Carlos Silva foi projectado a alguns metros de distância do local do accionamento da mina, mas ficou consciente.
Foi evacuado para Bissau num helicóptero das Forças Armadas (foto), onde esteve cerca de 20 dias, regressando depois a Dulombi.
Foi evacuado para Bissau num helicóptero das Forças Armadas (foto), onde esteve cerca de 20 dias, regressando depois a Dulombi.
Na foto, visualiza-se no canto inferior direito, o Carlos Silva deitado numa maca. A enfermeira aponta para o “Mesquinhata" como que ordenando a sua vez de entrada no heli.
O Carlos Silva segurando a pobre vaca, antes de ser abatida.
O Carlos Silva e a sua lavadeira
NOTA - O “Mesquinhata” também pode ser visto nos Posts nº 242 e 249,
1 comentário:
Fiquei radiante em encontrar este Blog , na sequência das pesquisas, que ando a realizar para escrever o blog subordinada ao título “ Paróquia de S. Tiago de Mesquinhata – No passado e presente “ .Parabéns, o blog está bem estruturado e relata na perfeição os momentos maus e bens do " amigo de peito - Silva "
Frequentamos os dois a Escola Primária de Mesquinhata , no lugar das Cavadinhas, caminhando a pé , por “ caminho de cabras e ovelhas “ , levando às costas , o farnel para a hora do almoço, material escolar, pelo trilho Celta , desde o Penedo Corvo, aonde vivia , passando pela antiga povoação do Pedregal ( aqui nasci ), Vale do Lobo ( aonde fazia-mos uma bola de neve gigante ), Regadinhas , aonde agora vive . Quando por aqui passo, me quedo um pouco , para “ dar à língua “ e recordar as brincadeiras de crianças - “ botar o pião com baraça “ , ao berlinde , etc. Também por vezes é recordada as “ estórias da vida militar “ , da “ samarra “, ou seja :- na quadra natalícia do ano +/- 1958 eu estreei uma “ samarra “ nova e na ida para a missa o “ Silva “ tentou danificar o pelo da gola da samarra , resultado levou “ dois murros “. Passados uns dias fizemos as pazes.
Podem ver no seguinte “ site” , a história do avião B 707, que provavelmente vos levou para Angola e que controlei várias vezes quando estive ao serviços da FAP, como Furriel / 2º Sargento Miliciano Controlador de Tráfego Aéreo ( de 1971 a 1977 ) e era pilotado por vezes pelo falecido Tenente Coronel Piloto Aviador – Carvalho Miranda de Soalhães – Marco Canaveses, cuja família é nossa conhecida.
LINK» https://ab4especialistas.blogspot.com/2018/07/o-boeing-707-da-fap.html
Enviar um comentário